Eu e a Dieta da USP

Em agosto de 2006, eu havia terminado um namoro e não diferente de qualquer fim de relacionamento eu queria dar aquele up no visual e partir para outra, estava pesando 58 Kg e minha altura é 1,53( IMC 24,8 faixa normal). Foi então que passei por uma banca de jornal e uma revista me chamou a atenção, na capa a chamada era a seguinte: “Dieta da USP 14kg em 14 dias” claro que depois dessa eu não me contive, comprei a revista e fui logo rasgando o plástico toda empolgada já me sentindo 14 kg mais magra.
No 1º dia da dieta eu me sentia com o estomago colado nas costas, mas dava para agüentar pensando nos kg a menos.
Me senti da mesma forma no 2ºe 3º dias, no 4º dia eu estava com um mau humor extremo, já nem sentia fome, sentia só tristeza e não via a hora de acabar.
No 5º e 6º dia a dor de cabeça era constante, mas eu persisti e no 7º dia onde se pode comer o que quiser menos doces e bebida alcoólica, eu me permiti uma sopa de abóbora que eu tanto gosto.
No dia seguinte de volta ao cardápio da dieta, fielmente sem alterações. Ao final da dieta, eu estava 9 kg mais magra, e me sentia morta, morta de verdade sem gosto na vida até a hora em que subi na balança e o ponteiro marcava -9!

Seguindo a orientação da dieta retomei meus hábitos alimentares que eram bem normais e então começou o pesadelo, fui recuperando cada um dos 9 kg perdidos por semana e praticamente 2 meses depois eu já pesava 60 kg.

Em dezembro eu estava triste por ter não só recuperado o peso como ganhado 2 kg de “brinde”. Se tudo tivesse terminado por aí tudo estaria bem, mas não terminou, eu continuei a ganhar peso sem parar e muito rápido, fevereiro de 2007 eu já pesava 65 kg.

A partir daí eu tentei fazer várias dietas restritivas mas nada adiantava e eu não agüentava ver que não estava perdendo peso então resolvi largar pra lá e comer normalmente.

Eu perdi totalmente minha auto-estima, tirei um espelho de parede que tinha no meu quarto e fui ficando cada vez mais distante da realidade, não enxergava mais meu peso nem que continuava a ganhar cada vez mais…
Nesse ponto eu já nem me arrumava mais, ia para a aula de calça de pijama, não fazia as unhas estava largada.

No meu aniversário em abril de 2007 eu já pesava 70kg.

Pesei de 76 a 78 kg até março de 2008, a dieta não foi a fonte do ganho total de peso, claro que a tristeza depois que atingi 65 ajudou, mas o grande botão de start foi a dieta da USP.

Hoje sei que quando fazemos uma dieta tão restritiva e emagrecemos rápido demais recuperamos o peso porque nosso corpo tem mecanismos que “lembram” nosso peso no período anterior a privação e faz de tudo para que recuperemos aquele peso que foi bruscamente perdido, o corpo não satisfeito em recuperar o que perdeu, teme outro período de privação e começa a reservar tudo o que pode, daí o ganho de peso não para mais…
Atualmente eu estou me tratando com acompanhamento médico, fazendo dieta e hidroginástica além de tratar uma tireoidite com o medicamento adequado.
Do dia 01/04/08 ao dia 10/05/08 eu já consegui com a dieta adequada e exercício físico reduzir 6 kg, um emagrecimento saudável, lento e gradual é meu objetivo agora.
Espero que esse relato ajude a tirar a idéia das dietas super rápidas da cabeça de vocês e as inspire a buscar uma mudança real e duradoura.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

29 Comentários em “Eu e a Dieta da USP

  1. Irani disse em 14/09/2008 às 09:41:

    Gostei dos comentários, resolvi que farei re-educação alimentar, não farei nada radical. Obrigada meninas.

  2. Fabíola Sales disse em 15/09/2008 às 15:43:

    Preciso saber se posso tomar sucos com adoçantes durante a dieta?
    Alguém por favor pode informar.
    Obrigada!

    • Mulher Esperta disse em 17/09/2008 às 16:17:

      Sucos tipo diet em pó pode sim, se for de fruta natural prefira a limonada e fuja do suco de laranja!

  3. Aline disse em 15/09/2008 às 18:04:

    Além da dieta da Usp, há algum outro tipo de dieta que emagreça tão rápido assim?
    Parar de comer este é o difícil.
    Ainda mais quando só se come ovo como nessa dieta.

    • Mulher Esperta disse em 17/09/2008 às 16:22:

      Aline, desista das dietas rápidas e radicais, fazendo a Dieta da Precisão, você perde peso com saúde e equilíbrio, você pode encontrar esse cardápio na categoria Dietas aqui no Blog Mulher Esperta.
      Eu também detesto dietas que se limitam a um só tipo de alimento, ovo então… é sofrivel.
      Mas dá uma olhada no cardápio, faça um teste de uma semana, quem sabe funciona bem pra você!
      Abraços!

  4. Nilce disse em 20/09/2008 às 11:46:

    Comecei a Dieta da USP dia 01/09/08 e em 7 dias emagreci 10 Kg, mais me senti muitissimo mal, mais não desisti, no oitavo dia não estava aguentando mais essa dieta de tão mal que passei, então dei uma pausa de mais 7 dias e recomecei na 3ª semana e emagreci somente mais 4 Kg. Agora e não consigo emagrecer mais nada! Algum comentário?

    • Mulher Esperta disse em 21/09/2008 às 17:48:

      Nilce, seu corpo deve ter levado um susto tão grande com a privação de nutrientes que está em alerta segurando qualquer reserva de energia(Gordura) que ainda restar no seu corpo. A única forma de voltar a emagrecer é combinando uma alimentação completa com exercícios físicos.
      Esqueça as dietas loucas, agora que você já eliminou 10kg, vá mais devagar para o seu emagrecimento ser duradouro.

  5. Renata disse em 24/09/2008 às 14:25:

    Não tomo café, posso tomar chá?

    • Mulher Esperta disse em 28/09/2008 às 13:03:

      Renata, o café é importante para te dar alguma energia, você pode substituir por chá mate ou coca cola zero, prefira o chá mate à coca cola, a coca cola é estimulante e energética porém contém muito sódio que atrapalha na perda de peso… Opte pelo chá mate com adoçante.

  6. bia disse em 24/09/2008 às 15:04:

    Antes de ter meu filho hoje com quase 5 anos, fiz a dieta da usp foi muito sofrido, perdi 13 kg fiquei um ano magra com 52kg sem aumentar nada, depois engravidei fiz novamente depois de um ano e não consegui o resultado esperado não sei se depois de ter filhos é mais dificil perder.
    Vou começar amahã que é quinta feira sair da segunda que é sempre um sofrimento.

    • Mulher Esperta disse em 29/09/2008 às 11:08:

      Bia, a dieta da USP é muito restritiva e nos deixa muito moles, você tem um filho de 5 anos pra tomar conta e não pode ficar sem energia! Porque não tenta um cardápio menos sofrível e mais saudável?
      Aqui no blog na categoria dietas, temos a Dieta da Precisão que é uma dieta muito equilibrada e saudável, com ela você vai perder peso sem perder a alegria de viver e a energia que você precisa no seu dia-a-dia.
      Minha dica para você é fazer um dia de dieta desintoxicante, num sábado por exemplo, e descansar bem, em seguida, comece a Dieta da Precisão! Te garanto que seu emagrecimento vai ser rápido sem prejudicar sua saúde.
      Boa sorte!

  7. Daiana disse em 27/09/2008 às 20:53:

    Eu estou fazendo tratamento medico para emagrecer,tomo remedio e uma dieta leve eu ja emagreci 12 kilos em 3meses eu pesava 90 kilos com 1 metro e55 de altura faço hidro ginastica e aparelho simulador de corrida ,mas infelizmente estou desanimando eu não sei o que esta acontecendo pois fiquei tão feliz que estou usando roupas das minhas filhas eu usava 50 ou 48 hoje ate um 42 ja entra eu sinto uma vontade enorme de comer sem parar me ajudem amigas pois não tenho coragem de dizer para minhas filhas e marido, eu tenho 33 anos beijos e obrigado.

    • Mulher Esperta disse em 29/09/2008 às 11:03:

      Daiana,
      Tome cuidado ao tomar atitudes drásticas como a Dieta da USP e outras dietas rápidas, como você toma remédios e faz exercício físico, uma dieta muito restritiva como esta pode ser muito problemática.
      Por não fornecer carboidratos suficientes para sustentar seu corpo durante uma atividade física, essa dieta pode ser perigosa para seus músculos, estes vão ser a 1ª fonte de energia que seu corpo vai procurar para compensar a falta da ingestão de carboidratos e proteínas na dieta.
      Eu aconselho que você tente uma reeducação alimentar descomplicada, onde você como tudo o que deseja em pequenas quantidades, aqui no blog na Categoria Dieta, temos a Dieta da Precisão, ela é ideal para perder peso com segurança e não recuperar mais!
      Boa Sorte!

  8. Lucinete disse em 11/10/2008 às 13:43:

    Olá! Estou muito decepcionada comigo mesma! Não resisti e por 2 dias seguintes comi 2 latas de leite condensado. Estou até com medo de me pesar!
    Comecei hj a Dieta da Usp. (Desta vez tenho que conseguir!) Mas acabei tomando um gole de café adoçado com açucar. Gostaria de saber se isso prejudica muito o resultado arruina a Dieta.
    Me matriculei numa academia, para potencializar os efeitos da dieta, vou começar segunda-feira e também comprei uma balança pois estava com vergonha de ir sempre a farmacia me pesar, nao comprar nada lá e nunca emagrecer!
    Preciso de ajuda, pois até para dormir estou com dificuldade na respiraçao, que está ofegante.
    Por favor me ajudem, tenho que emagrecer urgente.

    • Mulher Esperta disse em 12/10/2008 às 10:51:

      Lucinete, durante sua dieta tente ocupar o máximo do seu tempo para não ter chance de cair em tentação, chame algum amigo para lhe fazer companhia, conversar aproveite para falar sobre o problema do peso, muitas vezes ajuda desabafar com alguém que você confia. Prepare todas as refeições da dieta como se fosse servir um jantar de gala, assim você diminui o sofrimento da dieta tão restritiva, pelo menos no plano visual.
      Se cair em tentação ou sentir muita fome, escolha um copo de leite desnatado quente com adoçante e canela, essa escolha ajuda a acabar com a compulsão por doces, ou coma 2 biscoitos água e sal. Se for sair da dieta saia mas por algo que não vai acabar com ela e seja fácil de voltar ao cardápio depois.
      Quando acabar a dieta da USP independente se você fizer 7, 10, ou os 14 dias não se sinta frustrada se seu corpo atingir o limite, aceite que já fez bastante esforço e procure uma dieta menos rigorosa como a Dieta da Precisão, essa dieta está qui no site na categoria dietas, e ela é muito boa para emagrecer e manter o peso.
      Boa sorte, qualquer dúvida sobre o cardápio da dieta ou como preparar os alimentos só pedir ajuda!

  9. Lucinete disse em 12/10/2008 às 17:01:

    Muito obrigada pelo apoio! Isso é muito importante para mim! Prometo que quando chegar na metada da dieta voltarei com boas noticias! Amanhã começo na Academia; Pois como vc mesmo disse é uma forma de me manter ocupada! Até Breve!

  10. MARCELO disse em 14/10/2008 às 09:35:

    Bom hoje 14-10-08 estou no 7 dia dessa dieta
    Quando comecei pesava 100 Kg 1.68m obeso , redondo
    Fui de manha na farmacia e pasmem que alegria
    nao sei como mais até confirmei em outros balanças de outras farmacia
    em todas o peso era igual 94Kg,, parece pouco ?
    gente são 6kg em apenas 7 dias imcompletos
    essa dieta é devastadora sinto nausea o dia inteiro, mau humor, sem sono, tremores
    mas vou continuar preciso perder uns 25 kg

    • Mulher Esperta disse em 14/10/2008 às 17:53:

      Marcelo, 1º parabéns pelo emagrecimento!
      O pessoal costuma chamar a dieta da USP de “Ultra Sofrimento Perpétuo” porque é difícil viu! continua firme, mas do 15º dia procure uma dieta que vá aos poucos voltando ao normal esperado, e procure uma reeducação alimentar, afinal manter o peso é mais difícil que perder. Boa sorte!

  11. Fafá disse em 16/10/2008 às 14:06:

    Mulher esperta, a alface pode ser americana?

    • Mulher Esperta disse em 17/10/2008 às 17:50:

      Fafá, pode alface americana, crespa, roxa, hidropônica, qualquer uma =)
      Boa Sorte!

  12. Rose disse em 22/10/2008 às 15:35:

    Boa Tarde vou começar a dieta amanhã dia 23/10/08a pergunta é :
    Eu posso substituir o bife pelo hamburguer ?
    o chá verde pode ser tomado ?
    Estou tomando quitosana, há algum problema em associar esses 2 elementos o chá e a quitosana a dieta ? Obrigada

    Obrigada e adorei seu site ele é muito completo!

    • Mulher Esperta disse em 28/10/2008 às 08:52:

      Rose, sem problema, use e abuse do chá verde, só evite tomar depois das 19:00, ele costuma dar insônia…
      Pode usar hamburger sim, substitua 1 bife por 2 ou 3 hamburgeres light.
      Não posso te responder sobre a quitosana, pois não conheço o tratamento e suas bases cientificas.
      Boa sorte com a dieta, e se tiver alguma dúvida no preparo das refeições aqui no site tem um artigo que ensina a preparar tudinho!

  13. Julia disse em 15/11/2008 às 18:07:

    Oi, eu estou fazendo uma dieta, não especificamente a dieta da USP mas to comendo só frutas mesmo durante o dia, como duas vezes por dia, acho que não como nem 500 calorias por dia pra falar a verdade, ja tentei fazer a dieta da USP fiz por 4 ou 5 dias e perdi 4kls, mas sai e engordei o dobro. Agora me arrependi e quero perder peso ate o natal e preciso manter porquê tenho muita facilidade em ganhar peso e quando eu to nervosa eu fico ansiosa e tendo a comer o que tiver na minha frente. Então, to fazendo exercicios, não to correndo ou andando porque moro nos EUA e aqui ta frio de matar entao faco exercicios em casa ou ando na bicicleta de academia. Tem 3 dias que to comendo frutas e tal e ja perdi 2quilos. Quais sao as chances de que eu perca 14 ate o final desse mes seguindo essa dieta? Respondam por favor. Obrigada. E tenho q praticar muito exercicio fisico pra dar resultado?

    • Mulher Esperta disse em 17/11/2008 às 11:03:

      Julia, é melhor que você não coma só frutas. Pequenas porções de todos os grupos podem dar mais resultados do que uma overdose de apenas um tipo de alimento.
      Coma no café da manhã uma fatia de mamão papaya, 1 fatia fina de pão integral e beba 1 xícara de leite desnatado com adoçante.
      Almoce vegetais folhosos á vontade, legumes com moderação, uma proteína e grãos (bife de frango + 2 colheres de sopa de arroz integral + 1 colher de sopa de feijão drenado.
      jante de mesma maneira que almoçou e não coma mais nada depois das 19 horas.
      Entre as refeições coma uma fruta ou iogurte desnatado.
      Tome muito líquido.
      Você está nos EUA e tem facilidade de achar Grapefruit, ela é ótima para quem está querendo perder uns quilinhos sem adoecer, coma apenas metade da grapefruit quando escolher comê-la. pode comer a outra metade em outro lanche ou junto com o café da manhã no lugar do mamão.
      Não faça dietas radicais ok?
      Boa Sorte!

      Assim você emagrece sem correr risco de ficar anêmica ou hipoglicêmica.

  14. Si disse em 17/11/2008 às 13:00:

    Olá, boa tarde á todos!
    Gente, comecei a dieta da USP hoje, está dificil.Fiz chá mate e estou ” tentando ” tomar chá verde, mas me deu enjoos.
    Estou me sentindo horrível.

    • Mulher Esperta disse em 17/11/2008 às 13:17:

      Simone, o 1º dia é o mais difícil, depois você vai acostumando.
      siga direitinho o cardápio e ocupe seu tempo, se distraia, alugue uns filmes na locadora, chame amigas para ficarem com você se distraia o máximo possível da comida!
      Boa sorte!

  15. Si disse em 17/11/2008 às 13:29:

    Sabe o que é mais dificil? Parece comédia, mas hoje meu marido almoçou, macarronada com molho com salsicha picada, purê de batatas e eu um prato de alface e 2 ovos cozidos.hehehehe, ficava olhando pra cara dele e ele: “Come amor, pode comer, não vai engordar”.
    O pior é ter que cozinhar pra ele e meu filho e detalhe né, eu amo tudo que eles gostam de comer, complicado, mas agora a fome ja passou. Estou me entupindo de chá mate!
    Valeu pela força! continuem me incentivando por favor, esta dieta é radical, mas ja fiz a anos atrás e me ajudou a embrenhar em outras que me fizeram perder 18 kgs.

    • Mulher Esperta disse em 18/11/2008 às 11:49:

      Simone, eu sei bem o quanto é difícil, na minha casa todo mundo ama comer e sempre tem chocolate, sorvete e todas as delícias que temos que ficar bem longe na dieta! Tente comer em horários diferentes que os deles, e quando estiver cozinhando pense que está cozinhando para fora, pra vender e que você não pode comer aquela comida, não por causa da dieta, mas porque ela é de outra pessoa. Isso ajuda muito.

      Outra dica é tirar uma foto sua agora e pregar na porta da geladeira, assim toda vez que você for escapar da dieta e abrir a geladeira para procurar comida verá a foto! Pense ” Eu não sou aquela mulher na porta da geladeira, eu sou forte e consigo me controlar.” Aí você sai de perto da geladeira.

      Força!

  16. Emília Silva disse em 23/12/2012 às 08:32:

    Greice, você pode fazer um chá camomila, erva doce e/ou folhas de laranjeira para controlar a ansiedade. E se você não está se sentindo bem com a dieta da USP, talvez seja melhor procurar um nutricionista para uma reeducação alimentar. Boa sorte para você!