10 Erros Que Destroem os Seus Cabelos

Nós mulheres cometemos vários erros na hora de cuidar dos cabelos. Alguns deles estão tão entranhados em nosso cotidiano, que é preciso um pouco de atenção e esforço para mudar, mas com certeza você terá madeixas mais bonitas seguindo todas essas dicas.

1. Passar Condicionador na Raiz

O condicionador tem a finalidade de deixar os fios mais macios e hidratados. Porém, quando aplicado muito próximo do couro cabeludo, ele acaba aumentando a oleosidade e obstruindo os poros. O resultado são problemas como a caspa, que também podem interferir no crescimento e na saúde dos fios. O shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo. O condicionador somente no comprimento (mais ou menos 2/3).

2. Deixar Condicionador nos Cabelos

Em vez de enxaguar completamente o condicionador, muita gente prefere deixar um pouquinho do produto para modelar. Na verdade, existem produtos específicos para aplicação após a lavagem e o condicionador não é um deles. Quando deixamos um pouco de condicionador nos fios, ele pode comprometer a estrutura dos fios, evitando o fechamento das escamas. Assim, o cabelo fico poroso e com um aspecto ressecado. O ideal é enxaguar muito bem os cabelos com água até que não fique mais traços do produto.

3. Lavar os Cabelos Com Água Quente

Esse é um dos erros mais comuns, porque costumamos lavar os cabelos durante o banho e a maior parte das pessoas usa chuveiro elétrico. O problema é que a água quente tem um efeito danoso muito grande para o couro cabeludo e quando maior for a temperatura, pior será par os cabelos. A dica é sempre usar água fria e quando o inverno chegar, usar a água pelo menos morna (e não muito quente).

4. Prender o Cabelo Molhado

Você já experimentou lavar uma roupa e não pendurá-la para secar? O mais provável é que a umidade leve ao aparecimento de mofo. O mesmo acontece com os cabelos. Depois da lavagem, é preciso que eles sequem. Se você prende os fios em seguida, o excesso de umidade pode provocar o surgimento de fungos e infecções no couro cabeludo. Assim, pode ocorrer a queda e o enfraquecimento dos fios. Não tem problema prender o cabelo molhado de vez em quando, mas fazer isso sempre é ruim.

5. Passar a Chapinha no Cabelo Úmido

Outro erro gravíssimo, que não pode ser cometido nem de vez em quando. A chapinha só pode ser passada no cabelo bem seco. Se houve sinal de umidade, o fio é danificado na hora por causa da alta temperatura de evaporação da água. A quebra dos fios é visível, mesmo que o cabelo esteja só um pouco úmido. Por isso, o ideal é sempre secar os cabelos com o secador antes de passar chapinha.

Cabelos

Pare de errar na hora de cuidar dos seus cabelos!

6. Usar o Secador Muito Próximo do Cabelo

Na hora de secar os cabelos, é preciso manter o secador a uma distância de 30 cm dos cabelos. Se você colocá-los mais próximo, a temperatura fica muito alta, o que danifica os fios. Além disso, é importante não usar a temperatura mais alta. Sim, aquele jato super quente e potente é o pior de todos, mesmo que na hora seque os cabelos mais rapidamente. Para evitar mais danos, é importante aplicar um produto de proteção térmica.

7. Não Cortas as Pontas

O desespero das mulheres por cabelos longos leva a um erro grave: ausência de tesoura. Cortar as pontas é essencial para a saúde dos cabelos. Essa parte mais danificada do fio precisa ser retirada para que as madeixas ganhem vida, brilho e mais saúde. A dica é cortar as pontas pelo menos a cada 3 meses. Se você demorar muito, talvez seja preciso tirar bem mais que isso para resolver o problema.

8. Escolher a Escova Certa Para Desembaraçar

Não é qualquer escova ou pente que serve para desembaraçar os cabelos. É fundamental que a escova tenha cerdas firmes e seja resistente. Se for usar um pente, prefira os dentes mais grossos, para evitar a quebra. Quem tem o cabelo cacheado deve optar pelos dentes mais distantes um do outro, para não esticar os cachinhos.

9. Sobrepor Produtos Químicos

Os produtos químicos que usamos sobre os fios são fortes e prejudiciais. Por isso, não é nada bom sair passando tudo no cabelo ao mesmo tempo. Tintura, alisamento, luzes e outros tratamentos semelhantes devem ser feitos com um período de intervalo entre eles. O cabeleireiro deve sempre fazer uma avaliação prévia, mas, de um modo geral, não vale a pena fazer mais que dois tratamentos químicos por mês. Lembre-se também de hidratar bastante os fios sempre que recorrer a esses produtos mais fortes.

10. Não Hidratar

Já que falamos em hidratação, é essencial ressaltar a sua importância. Só lavar os cabelos com shampoo e condicionador não é o suficiente. O ideal é fazer hidratações frequentes em casa e ainda procurar um cabeleireiro periodicamente para um tratamento mais profissional. Uma excelente dica é o cronograma capilar, que cria uma agenda para você cuidar dos fios. Siga as orientações para ter cabelos bonitos sempre.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “10 Erros Que Destroem os Seus Cabelos