Benefícios da Manteiga de Karité Para a Pele e os Cabelos

Vários produtos que utilizamos em nossa pele e cabelos são feitos à base de manteiga de karité. No entanto, quase ninguém conhece a origem desse ingrediente, nem suas propriedades.

A karité é um árvore originária de países africanos (Burkina Faso, Costa do Marfim, Ghana, Guiné, Nigéria, Senegal, Camarões, Congo, Sudão e Uganda). Para os nativos dessa região, a planta é sagrada. Por isso, eles não permitem que ela seja cortada ou destruída de qualquer forma.

Das castanhas do karité se extrai a manteiga, que é considerada como um dos óleos mais sustentáveis e valiosos que existe.

Propriedades da Manteiga de Karité

O segredo da manteiga está em seus componentes químicos. Ela é composta ácidos graxos importantes, como o ômega 9 e o ômega 6. Além disso, é fonte vitaminas A e E, que agem como antioxidantes naturais e trazem ótimos benefícios para pele. A combinação de triglicerídeos e ácidos graxos faz com que a manteiga seja altamente hidratante para as células e também para os cabelos. Além disso, a presença do ácido cinâmico protege o corpo dos raios solares do tipo UV.

Manteiga de Karité

Manteiga pura e semente do karité

Para Que Serve: Pele

A pele é beneficiárias de todas essas propriedades. As vitaminas A e E estimulam a produção de colágeno, que torna a pele mais firme e elástica. Além disso, retardam o envelhecimento celular precoce. Os ácidos graxos, por sua vez, garantem a hidratação profunda. As gorduras vegetais atuam na regeneração das células. Outras substâncias com ação bactericida e anti-inflamatória previnem a formação de acnes e cravos, mesmo com a maior oleosidade.

Em resumo, o uso da manteiga sobre a pele garante:

  • maior elasticidade;
  • prevenção de rugas e linhas de expressão;
  • redução noa aparecimento de estrias e cicatrizes;
  • redução nas manchas causadas por espinhas;
  • efeito calmante após a depilação;
  • lábios hidratados e sem rachaduras.

Para Que Serve: Cabelos

Nos cabelos, o efeito hidratante da manteiga de karité explica a alta procura pelo produto. Ela nutre os fios de forma profunda, trazendo mais brilho, elasticidade e força. A manteiga cria uma espécie de camada protetora sobre os fios, impedindo que a umidade saia rapidamente. Assim, os cabelos ficam controlados e com um ótimo aspecto.

A manteiga pura é muito indicada para tratar os cabelos ressecados. Quando o uso de produtos químicos e os maus tratos do dia a dia danificam muito o fio, a aplicação diária de produtos que contenham a manteiga pode recuperar os fios pouco a pouco.

De forma geral, o uso da manteiga de karité nos cabelos serve para:

  • hidratar profundamente os fios;
  • tornar os cabelos mais brilhantes;
  • alinhar as cutículos, combatendo o frizz;
  • reduzir a porosidade;
  • reconstruir os fios danificados.

Manteiga de Karité Pura

A forma mais potente da manteiga de karité é a pura e orgânica. No entanto, o produto pode custar caro. Muitos dos cosméticos que encontramos no mercado usam o nome da manteiga de karité em seus rótulos, mas, na verdade, contém quantidades muito pequenas do óleo natural. Por isso, o ideal é ler com a atenção as quantidades e preferir aqueles produtos que tenham um alto teor de manteiga. A outra opção é comprar a manteiga pura, que pode ser usada em pequenas quantidades tanto na pele quanto nos cabelos.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Benefícios da Manteiga de Karité Para a Pele e os Cabelos