Benefícios da Manteiga de Karité Para a Pele e os Cabelos

Vários produtos que utilizamos em nossa pele e cabelos são feitos à base de manteiga de karité. No entanto, quase ninguém conhece a origem desse ingrediente, nem suas propriedades.

A karité é um árvore originária de países africanos (Burkina Faso, Costa do Marfim, Ghana, Guiné, Nigéria, Senegal, Camarões, Congo, Sudão e Uganda). Para os nativos dessa região, a planta é sagrada. Por isso, eles não permitem que ela seja cortada ou destruída de qualquer forma.

Das castanhas do karité se extrai a manteiga, que é considerada como um dos óleos mais sustentáveis e valiosos que existe.

Propriedades da Manteiga de Karité

O segredo da manteiga está em seus componentes químicos. Ela é composta ácidos graxos importantes, como o ômega 9 e o ômega 6. Além disso, é fonte vitaminas A e E, que agem como antioxidantes naturais e trazem ótimos benefícios para pele. A combinação de triglicerídeos e ácidos graxos faz com que a manteiga seja altamente hidratante para as células e também para os cabelos. Além disso, a presença do ácido cinâmico protege o corpo dos raios solares do tipo UV.

Manteiga de Karité

Manteiga pura e semente do karité

Para Que Serve: Pele

A pele é beneficiárias de todas essas propriedades. As vitaminas A e E estimulam a produção de colágeno, que torna a pele mais firme e elástica. Além disso, retardam o envelhecimento celular precoce. Os ácidos graxos, por sua vez, garantem a hidratação profunda. As gorduras vegetais atuam na regeneração das células. Outras substâncias com ação bactericida e anti-inflamatória previnem a formação de acnes e cravos, mesmo com a maior oleosidade.

Em resumo, o uso da manteiga sobre a pele garante:

  • maior elasticidade;
  • prevenção de rugas e linhas de expressão;
  • redução noa aparecimento de estrias e cicatrizes;
  • redução nas manchas causadas por espinhas;
  • efeito calmante após a depilação;
  • lábios hidratados e sem rachaduras.

Para Que Serve: Cabelos

Nos cabelos, o efeito hidratante da manteiga de karité explica a alta procura pelo produto. Ela nutre os fios de forma profunda, trazendo mais brilho, elasticidade e força. A manteiga cria uma espécie de camada protetora sobre os fios, impedindo que a umidade saia rapidamente. Assim, os cabelos ficam controlados e com um ótimo aspecto.

A manteiga pura é muito indicada para tratar os cabelos ressecados. Quando o uso de produtos químicos e os maus tratos do dia a dia danificam muito o fio, a aplicação diária de produtos que contenham a manteiga pode recuperar os fios pouco a pouco.

De forma geral, o uso da manteiga de karité nos cabelos serve para:

  • hidratar profundamente os fios;
  • tornar os cabelos mais brilhantes;
  • alinhar as cutículos, combatendo o frizz;
  • reduzir a porosidade;
  • reconstruir os fios danificados.

Manteiga de Karité Pura

A forma mais potente da manteiga de karité é a pura e orgânica. No entanto, o produto pode custar caro. Muitos dos cosméticos que encontramos no mercado usam o nome da manteiga de karité em seus rótulos, mas, na verdade, contém quantidades muito pequenas do óleo natural. Por isso, o ideal é ler com a atenção as quantidades e preferir aqueles produtos que tenham um alto teor de manteiga. A outra opção é comprar a manteiga pura, que pode ser usada em pequenas quantidades tanto na pele quanto nos cabelos.


Pesquisar
Custom Search

Deixe sua opinião “Benefícios da Manteiga de Karité Para a Pele e os Cabelos