Benefícios do Alecrim Para a Pele e os Cabelos

Você já se perguntou como as nossas avós faziam para ficar bonitas? Antigamente, as plantas e ervas medicinais eram bastante usadas para fins cosméticos. Na verdade, elas continuam sendo usadas, mas geralmente são incorporadas pelas empresas do ramo. Em uma loja especializada, vemos shampoo de babosa, sabonete de aveia, hidratante de erva doce… e muitos outros produtos feitos a partir de ingredientes naturais. E por que não usarmos esses ingredientes diretamente na pele e nos cabelos?

Benefícios do Alecrim

Assim como nossas avós, podemos sim recorrer às plantas e ervas para deixarmos cabelos, pele e unhas mais bonitas. Um desses ingredientes milagrosos é o alecrim (Rosmarinus Officinalis), que figura entre as plantas medicinais mais utilizadas em nosso país, além de ser bastante conhecida na culinária. Na medicina popular, a erva é usada para combater dores de cabeça, problemas de digestão e outros males. Já na cozinha, seu aroma característico torna carnes, molhos e pratos mais perfumados e saborosos. O que nem todo mundo conhece é o potencial cosmético do alecrim.

Mais Bonita Com Alecrim

Alecrim

Vale muito a pena ter um pé de alecrim em casa

Em nossa pele e cabelos, o alecrim desempenha várias funções incríveis. Veja algumas propriedades:

  • ele tem ação rejuvenescedora, ou seja, torna a pele mais viçosa e bonita;
  • os componente da erva ajudam a nutrir os cabelos profundamente;
  • por ser adstringente, ele também limpa o couro cabeludo;
  • na pele, o alecrim age como tonificante e remove impurezas.

Por causa desses benefícios, encontramos vários produtos cosméticos feitos à base de alecrim em lojas especializadas, tais como óleos, loções, hidratantes e águas termais. No entanto, você não precisa gastar muito para aproveitar as propriedades da planta. A dica é planta um pezinho de alecrim em casa, fazer as receitas a seguir e se beneficiar com essa maravilha da natureza.

Chá de Alecrim

O chá de alecrim é um ótimo começo. Para fazer o chá, você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de folhas frescas de alecrim
  • 1/2 litro de água filtrada

Leve a água para ferver e desligue assim que se formarem as primeiras bolhas. Junte as folhas de alecrim, tampe e mantenha abafado até amornar. Depois coe e reserve para uso. O chá pode ser usado diretamente sobre a pele para limpá-la e hidratá-la. Você também pode borrifá-lo nos cabelos limpos e úmidos para mais brilho.

Óleo de Alecrim

Outra ótima solução é o óleo de alecrim. Para prepará-lo você precisa colocar alguns galhinhos da planta em garrafa com tampa. O ideal é encher todo o recipiente com os galhos e depois completar com óleo de uva até encher a garrafa. Você pode trocar o óleo de uva por outro óleo ou azeite de oliva. A mistura deve ser guardada por 30 dias antes de ser usada. Depois desse tempo coe o óleo e use das seguintes formas:

  • passe algumas gotas no rosto antes de dormir, principalmente em volta dos olhos e deixe agir de um dia para o outro;
  • aplique um pouco do óleo em uma bola de algodão e use-o para remover a maquiagem no fim do dia;
  • nas massagens, o óleo ajuda no relaxamento e também alivia as dores musculares;
  • algumas gotinhas podem ser aplicadas nas pontas dos cabelos para diminuir o ressecamento.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Benefícios do Alecrim Para a Pele e os Cabelos