Celulite – Mitos E Verdades

A celulite é uma das maiores vilãs dentro dos problemas estéticos, ela ataca indiscriminadamente as magrinhas, gordinhas, saradas e até as top models.  Por ser um problema tão comum acabam surgindo vários mitos sobre suas causas, agravantes e tratamentos. Alguns culpam o sedentarismo, outros os refrigerantes mas a verdade é que as causas da celulite variam da genética a retenção de líquidos, para você ficar bem informada e não cair nas crendices populares esclareça suas duvidas na lista abaixo!

Abaixo confira 12 respostas sobre a celulite seus mitos e verdades:

1 – Celulite é genética. Herda-se da mãe.

VERDADE  –  Há uma predisposição, mas ela não é obrigatoriamente herdada. Ou seja, a chance aumenta se houver tendência na família de apresentar o problema.  O aparecimento da celulite pode ser agravado pelo sedentarismo, excesso de peso e má alimentação.
2 – Celulite e estrias aparecem sempre juntas.
NÃO NECESSARIAMENTE –  Algumas pessoas podem apresentar celulite e estrias, mas são dois problemas diferentes. As estrias surgem da distensão excessiva da pele quando há aumento de peso ou durante a gravidez causando uma cicatriz na derme.
3 – Peles flácidas têm mais tendência à celulite.

VERDADE –  A diminuição do colágeno na pele, principalmente após os 30 anos, torna-a mais propensa à flacidez e consequentemente facilita o surgimento da celulite.
4 – Correr aumenta a celulite.
MITO –  Exercícios aeróbicos como natação, corrida e ciclismo,  são os  mais indicados para ajudar a combater a celulite pois diminuem a gordura e aumentam a oxigenação dos tecidos.
5 – Chás diuréticos não funcionam para combater a celulite.
DEPENDE –  Quando a celulite está relacionada à retenção de líquidos, os chás podem ser benéficos pois contém substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.
6 – Pílula anticoncepcional e cigarro agravam a celulite.
VERDADE –  O estrogênio parece ser o principal hormônio envolvido no processo de surgimento, evolução e agravamento da celulite bem como da distribuição da gordura no corpo feminino.  Sabe-se também que a celulite pode piorar quando há altos índices deste hormônio no organismo (puberdade, menstruação e reposição hormonal por exemplo). Já o cigarro, aumenta a quantidade de toxinas no organismo e piora a vascularização das células.
7 – Refrigerante light e água com gás dão celulite.
MITO – Até hoje, não existe comprovação científica de que refrigerante tenha influência no aparecimento ou agravamento da celulite.  O que agrava o problema é o açúcar presente nas versões “normais” de refrigerantes e sucos industrializados que se acumula nas áreas onde o corpo estoca gordura. As versões “Zero” ou “Light” e a água com gás não causam aumento de peso nem o surgimento de celulite.
8 – Drenagem linfática diminui a celulite.
VERDADE – A drenagem linfática diminui o inchaço e promove uma limpeza na circulação sanguínea. É um eficiente aliado no combate à celulite combinado aos hábitos saudáveis de alimentação, prática de exercícios físicos e controle de peso.
9 – Cremes anti-celulite funcionam. 
DEPENDE – Os cremes podem suavizar o aspecto da celulite se forem associados a outros tratamentos. Quanto mais leve for o caso, maior será o efeito.
10 – Quanto mais massa muscular, menos celulite. 
MITO – Ginástica localizada e musculação previnem a flacidez muscular, mas não  tratam da flacidez da pele, um dos problemas da celulite. O tamanho do músculo não tem relação com a maior ou menor visibilidade do aspecto de casca de laranja na pele.
11 – Massagem modeladora piora a celulite e espalha a gordura.
MITO – A massagem pode melhorar a celulite, pois ativa a circulação e age nas áreas de depósito de gordura.
12 – Retenção de líquidos aumenta a celulite.
VERDADE – A retenção de líquidos piora o aspecto da celulite. Isto ocorre durante o período pré-menstrual e também pelo consumo excessivo de sódio.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Celulite – Mitos E Verdades