Cosméticos Orais

Quais são os cosméticos que você mais utiliza? Algum deles é uma cápsula? Durante muito tempo a indústria cosmética focou na oferta de cremes, loções e pomadas para os cuidados com a beleza. Porém, de uns tempos para cá, a prateleira dos cosméticos passou a ter também alguns frascos de cápsulas. Estamos falando dos cosméticos orais, que prometem uma pele jovem, totalmente livre de manchas e rugas. Mas será que eles realmente funcionam?

Também conhecido como nutricosméticos ou nutracêuticos, esses produtos agem oferecendo ao organismo as doses necessárias de nutrientes como vitaminas, aminoácidos e proteínas. Eles também podem conter agentes como os antioxidantes, que combatem os radicais livres causadores do envelhecimento celular precoce.

Sobre os Nutracêuticos

O cosméticos orais ou nutracêuticos ficam na fronteira entre o complemento alimentar e o medicamento. Eles combinam diversos compostos e nutrientes com o objetivo de intervir no funcionamento do organismo. Os resultados são aspectos ligados à beleza, como uma pele mais bonita ou unhas mais fortes, mas é preciso ter em mente que  as cápsulas agem nas funções do corpo e podem, inclusive, trazer prejuízos. Por isso, alguns especialistas são contra o uso desmedido desse tipo de cosmético. Ainda precisam ser realizados mais estudos para que a eficácia e a segurança no consumo sejam realmente atestadas.

Importante: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária reconhece apenas os cosméticos de uso tópico. Assim, não existe regulamentação específica para essas cápsulas vendidas para fins cosméticos.

Cosméticos Orais

É possível ficar mais bonita com a ajuda de cápsulas?

Para Que Servem os Cosméticos Orais?

Os cosméticos comercializados no mercado podem ser indicados para diferentes fins. Os mais comuns são:

  • pele mais jovem
  • combate às rugas
  • proteção contra os raios solares
  • estímulo ao bronzeamento
  • redução de celulites
  • queda de cabelo
  • fortalecimento das unhas

O mesmo produto pode trazer mais de um benefício, conforme as recomendações do fabricante. No entanto, é importante destacar que os dermatologistas, de um modo geral, não defendem que essas cápsulas substituam os cosméticos de uso tópico nem as intervenções médicas.

Cosméticos Orais Disponíveis no Mercado

Imedeen Classic (Ferrosan): é o mais antigo no mercado Brasileiro. Ele é feito a partir de óleos essenciais, zinco, vitamina C e um complexo biomarinho. A indicação é para prevenir rugas e marcas de expressão.

Imedeen Tan Optimizer (Ferrosan): é indicado para quem ganhar cor ou se bronzear ao sol. Em sua composição está o licopeno, que estimula a produção de melanina, além de vitamina C e E que atuam como antioxidantes.

Imedeen Time Perfection (Ferrosan): é feito com licopeno, proteínas marinhas e óleo de semente de uva. Seu uso é indica para clarear manchas e atenuar rugas.

Innéov Fermeté (Nestlé e L’Oréal): combina licopeno e proteínas do leite, além de vitamina C e extrato de soja. Serve para deixar a pele mais firme e com brilho.

Accuvit (Aché): tem em sua composição vitamina C, vitamina E, minerais (cobre, selênio e zinco), betacaroteno e outros antioxidantes. Por isso, combate o envelhecimento precoce das células da pele.

Pantogar (Biolab): é feito a partir de queratina, cistina, tiamina, cálcio e vitamina B1. Ajuda no cresimento dos cabelos e também fortalece as unhas.

Dermavite (Stiefel): com ação bem abrangente, esse produto é indicado para prevenção do envelhecimento da pele, além de fortalecer unhas e diminuir a queda capilar. Ele é feito com ácido fólico, vitaminas A, C e E, cobre, zinco, cromo, cálcio, selênio, manganês, licopeno e betacaroteno.

Cenalfan Plus (Sigma Pharma): tem vitaminas e minerais essenciais como zinco, manganês, magnésio, cromo e selênio. Por isso, ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Cosméticos Orais