Cuidados especiais com a pele negra

A pele negra tem algumas peculiaridades em relação a outros tipos de pele. A maior quantidade de melanina garante uma maior proteção contra os raios solares. Além disso, a maior ação dos fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno, faz com a pele negra seja menos suscetível ao envelhecimento precoce.

Essas vantagens são compensadas pela oleosidade aumentada e pela chance maior no aparecimento de manchas. Por isso, é fundamental que as pessoas de pele negra tomem alguns cuidados especiais para evitar acnes e pontos escuros.

Quem tem a pele negra precisa usar protetor solar?

Sim. É um equívoco pensar que as pessoas negras estão imunes ao câncer de pele e outros problemas relacionados à exposição ao sol. De fato, a melanina age como uma espécie de protetor natural, mas, ao mesmo tempo, sua maior concentração pode causar o aparecimento de manchas escuras. Os especialistas atestam que o ideal é usar o protetor solar de fator 30 diariamente. Como a pele negra é mais oleosa, os melhores produtos são os do tipo oil free (com cobertura seca).

A pele negra exige alguns cuidados especiais para ficar cada vez mais linda!

A pele negra exige alguns cuidados especiais para ficar cada vez mais linda!

Como prevenir as rugas?

A pele negra é menos suscetível ao envelhecimento, mas também precisa de cuidados. Uma boa forma de prevenção contra as rugas e outros sinais de idade é o uso do BB Cream durante a vida adulta. O produto oferece hidratação e proteção, além de cobrir manchas e imperfeições. Ele pode ser aplicado diariamente antes da maquiagem, como uma base. Experimente no seu rosto para acertar a cor mais adequada ao seu tom de pele.

O que usar para combater a oleosidade?

A pele oleosa é mais bem hidratada, mas incomoda por causa do aspecto brilhante e grudento. Para combater a oleosidade, é preciso usar produtos adequados. Os sabonetes são essenciais para remover o excesso de óleo. Eles podem ser aplicados pelo menos duas vezes por dia e o enxágue deve ser feito com água fria. A hidratação é muito importante, mas sempre com loções sem óleo. Se ainda surgirem acnes, a escolha de produtos secantes pode ser a melhor opção.

É possível evitar o surgimento de manchas?

Sim, a maior parte das manchas pode ser evitada com os cuidados certos. O primeiro deles, como comentamos, deve ser o uso diário de protetor solar. A exposição ao sol deve respeitar os horários menos agressivos, como o início da manhã e o fim da tarde. Ao usar produtos cosméticos, procure aqueles mais suaves, pois algumas substâncias abrasivas podem aumentar as chances de aparecimento de manchas. Até mesmo as esfoliações precisam ser cuidadosas.

Dicas espertas:

  • Evite os banhos muito quentes, pois eles podem causar ressecamento;
  • Quem sofre com a foliculite precisa fazer esfoliações suaves nas regiões mais atingidas;
  • O uso de bucha e esfoliantes muito abrasivos deve ser evitado;
  • O hidratante deve ser usado em todo o corpo diariamente para evitar as manchas esbranquiçadas causadas pelo ressecamento;
  • Para tratar manchas que já surgiram, procure um dermatologista.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Cuidados especiais com a pele negra