Dicas Caseiras Para Manchas de Espinhas

As espinhas são mais comuns na adolescência, mas podem nos acompanhar pela vida inteira. Além da inflamação visível durante alguns dias, o processo de cicatrização pode deixar na pele algum tipo de mancha ou marca definitiva.

Quem já sofreu muito com as acnes, sabe que essas manchas não são nada atrativas, mas existem tratamentos caseiros para atenuar as marcas deixadas pelas espinhas.

Sobre as Espinhas

O rosto é o grande alvo das espinhas, devido à maior oleosidade da pele nessa região. No entanto, as acnes também pode aparecer nas costas, coxas e outras zonas do corpo, dependendo das características de cada pessoa. As espinhas geralmente não causam danos à saúde, porém afetam bastante a auto-estima. E quanto maior for a inflamação, maiores são as chances de marcas definitivas sobre a pele.

As manchas surgem do processo de cicatrização da pele. Quando ocorre uma espinha, não é apenas a parte externa da pele que é afetada. Para que a derme se regenere, acontece uma espécie de remendo nas células, causando manchas um pouco mais escuros ou pequenos buracos na superfície da pele. Esse problema é agravado quando a espinha é espremida ou quando a pele é exposta ao sol durante a cicatrização.

Existem no mercado alguns cosméticos que ajudam a atenuar essas manchas. Alguns produtos naturais também são capazes de melhorar o aspecto da pele, porque hidratam e contribuem para a regeneração das células. É importante destacar, contudo, que os buraquinhos podem ser mais difíceis de ser solucionados, pois, nesses casos, houve perda de tecido. De todo modo, apostar em tratamentos caseiros podem deixar a pele mais bonita e suave, mesmo nos casos em que a agressão causado pela espinha foi maior.

Como Evitar as Manchas

Antes de falarmos mais especificamente sobre as receitas caseiras para acabar com as manchas deixadas pelas espinhas, é importante dar algumas dicas para evitar que o problema aconteça. Os adolescentes que têm muitas espinhas devem utilizar produtos especiais para controlar a oleosidade da pele, como, por exemplo, o sabonete de enxofre.

Outra medida importante é não “cutucar” as espinhas. Como nossas unhas e a mão estão sempre repletas de microrganismo, estourar a espinha pode tornar a inflamação ainda mais séria, aumentando as chances de aparecimento de manchas. Quando a pele está vermelha e/ou inflamada, é melhor evitar a exposição ao sol. Use sempre um bom protetor solar sem óleo para evitar a formação de espinhas e não tome sol diretamente sempre que possível.

Mas para quem já possui as manchas sobre a pele, vale a pena apostar nos tratamentos caseiros. Eles são baratos, fáceis de fazer e têm boa eficiência, desde que sejam realizados adequadamente.

A esfoliação é um dos tratamentos para acabar com manchas causadas pela acne

A esfoliação é um dos tratamentos para acabar com manchas causadas pela acne

Esfoliação da Pele

A esfoliação ajuda a remover impurezas e células mortas. Por isso, ela indicada para melhorar o aspecto geral da pele afetada por manchas de acne. Como a pele do rosto é bastante delicada, esfoliante deve ter grânulos pequenos e que não sejam muito abrasivos. O açúcar cristal, por exemplo, pode deixar a pele vermelha e irritada.

O ideal é usar o farelo de aveia misturado com um pouco de sabonete líquido. Esfregue delicadamente, fazendo movimentos circulares, e depois enxágue abundantemente com água fria. Repita esse procedimento a cada 2 semanas. É importante salientar que a esfoliação nunca deve ser feita quando a pele tiver inflamada. Ou seja, só faça o procedimento depois que as espinhas cicatrizarem.

Babosa

A babosa é um excelente ingrediente para os cuidados com a pele porque tem propriedades cicatrizantes e regenerativas, além de hidratar a derme profundamente e combater o envelhecimento celular precoce. A dica é usar a polpa da babosa diretamente sobre a pele. Pegue a folha e retire toda a casca verde com uma faca. O miolo é transparente e contém um tipo de gel espesso.

Passe esse gelo diretamente sobre o rosto limpo. Deixe agir por cerca de 20 minutos e depois enxágue com água morna. Seque com cuidado. O procedimento deve ser repetido semanalmente.

Azeite e Bicarbonato

Outra dica é fazer um pequena esfoliação com bicarbonato de sódio e finalizar com azeite de oliva. Primeiro, faça um mistura usando 1 colher (sopa) de bicarbonato para 2 colheres (sopa) de água. Umedeça uma bola de algodão com essa mistura e aplique sobre e região com manchas, fazendo movimentos circulares por cerca de 1 minuto. Depois enxágue bem o rosto e seque com uma toalha macia.

Para finalizar, umedeça outro pedaço de algodão com azeite de oliva extravirgem e deixe agir por 20 minutos. Passado esse tempo, lave o rosto com um sabonete adequado para a pele oleosa. O azeite contém vitaminas e antioxidantes que cicatrizam a pele e a hidrata.

Tomate

Por ser rico em vitamina A, o tomate é um ótimo ingrediente caseiro para quem quer rejuvenescer a pele e torná-la mais bonita. Ele age nos poros, combatendo espinhas, cravos e o excesso de oleosidade.

Para aplicá-lo, faça uma pasta esmagando um tomate maduro com um garfo. Cubra a pele com essa pasta e deixe agir por 30 minutos. Para remover cravos, a dica é fazer uma esfoliação com açúcar refinado e meio tomate. Para garantir melhores resultados, é melhor usar o tomate orgânico, que não contém substâncias agressivas para a pele.

Mel e Limão

O limão pode trazer benefícios para a pele porque seus ácidos têm ação clareadora. No entanto, ele deve ser sempre usado com cautela, pois se houve exposição ao sol ou luzes fortes esses mesmos ácidos podem queimar e manchar a pele. Nessa receita, o limão é combinado com mel, que é altamente hidratante e funciona como um bactericida.

Os ingredientes necessários são: 2 colheres (sopa) de mel e o suco de 1 limão. Misture bem e aplique sobre a pele com a ajuda de um algodão. Deixe agir por 30 minutos. Durante esse tempo, fique em um local à sombra e sem luzes acesas. Depois enxágue bem com água fria.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Dicas Caseiras Para Manchas de Espinhas