É Melhor Hidratar os Cabelos Antes ou Depois de Lavar?

Hidratar os cabelos em casa não é complicado, mas para obter um resultado de salão é sempre importante seguir algumas recomendações. O processo também pode gerar algumas dúvidas, apesar da simplicidade. No artigo de hoje, vamos responder algumas dúvidas em relação à limpeza dos fios antes e depois da hidratação. Ao final do texto você também encontrará dicas espertas para hidratar os cabelos em casa sem erro.

Devo lavar os cabelos antes de hidratar?

Sim. A hidratação funciona melhor quando os cabelos estão limpos. Quando aplicamos o shampoo, a escamas do cabelo se abrem, facilitando remoção de impurezas e gordura. Por isso sentimos os fios mais secos durante a lavagem. O condicionador é responsável por fechar essas cutículas que se abriram, tornando os fios macios novamente.

A máscara de hidratação tem alto poder de recuperação, mas precisa agir no interior dos fios. Por essa razão, o produto deve sempre ser aplicado após a lavagem com shampoo. Com as escamas abertas, a hidratação ocorrerá de dentro para fora. Além disso, o cabelo não estará protegido pela camada de gordura que se forma depois de seco.

Cabelos Hidratados

A hidratação é fundamental para cabelos mais bonitos

E o condicionador?

Se você vai usar uma máscara industrializadas, ela geralmente já age como condicionante. Porém, se você quiser, enxágue os cabelos após o uso do creme e aplique o seu condicionador de preferência depois para amaciar os fios e facilitar o penteio. A ordem correta, portanto, é shampoo – máscara de hidratação – condicionador.

Algumas máscaras caseiras feitas com produtos muito oleosos, como abacate, ou grudentos, como o mel, precisam ser removidas dos cabelos com uma outra aplicação de shampoo. Nesse caso, você lava os cabelos bem, aplica a receita e depois lava novamente com shampoo. Para finalizar, aplique o condicionador de sua preferência. A ordem certa é: shampoo – máscara caseira – shampoo – condicionador.

Como lavar o cabelos antes da hidratação?

Como os fios devem estar bem limpos, o ideal é lavar o cabelos várias vezes. Coloque uma porção de shampoo equivale a uma moedinha no centro da mão, espalhe sobre os cabelos já úmidos e esfregue com as pontas dos dedos. Quanto mais você esfregar a raiz, melhor será o resultado da limpeza. Porém, não é necessário esfregar as pontas, que quase não possuem oleosidade.

Esse procedimento deve ser repetido até que você sinta que o cabelo está bem limpo. A dica é parar quando você começar a ouvir o barulho do atrito entre um fio e o outro. Isso significa que toda a camada de gordura foi removida. Então enxágue com água fria em abundância, tomando cuidado para que não fiquem resíduos de shampoo sobre os fios.

Dicas espertas:

  • Antes de aplicar a máscara de hidratação, seque bem os fios com uma tolha pois o acúmulo de água atrapalha a ação do creme;
  • Use sempre uma touca térmica ou enrole os cabelos com plástico filme para potencializar o efeito da hidratação;
  • A hidratação caseira deve ser repetida semanalmente quando os cabelos estão muito secos e de 15 em 15 dias para manutenção.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “É Melhor Hidratar os Cabelos Antes ou Depois de Lavar?