Natação – Como Cuidar dos Cabelos?

Você quer fazer aula de natação ou hidroginástica mas tem receio de que isso possa estragar o cabelo? Toda mulher esperta sabe que o cloro faz um mal danado aos cabelos. Quando a gente vai ao clube uma vez ou outra, tudo bem, uma boa hidratação resolve o problema. Mas e no caso das meninas que fazem natação, como lidar com os cabelos cada vez mais secos? Ninguém precisa abandonar a atividade física em nome da beleza. Com algumas dicas simples, dá pra manter as madeixas bem cuidadas e ainda deixar o corpo em forma.

Shampoo Anti-Resíduo

Se o seu cabelo tem algum tipo de química, o cloro vai penetrar mais facilmente nas escamas abertas. Por isso, é muito importante usar um shampoo anti-resíduo para tirar o produto dos fios. Como a limpeza profunda também deixa os cabelos ressecados, o ideal é usar uma máscara hidratante (pode ser a sua preferida) após o uso do shampoo. Outra dica é lavar os cabelos assim que sair da piscina e não deixar secar com cloro. Opte pelos xampus de verão, que são indicados para sol, praia e piscina.

Cabelo de Piscina

Faça natação e mantenha os cabelos lindos

Hidratação

Quando o cabelo está bem hidratado, o efeito do cloro é visivelmente menor. Então, nada de preguiça. O segredo é fazer uma hidratação em casa pelo menos uma vez por semana e usar os produtos no salão uma vez por mês. Para fazer a hidratação caseira, eu sugiro o bepantol (nos meus cabelos dá um bom resultado). Você também pode usar o produto que melhor funciona nas suas madeixas. Dica: produtos à base de silicone ajudam a criar uma película protetora nos fios.

Uma boa opção são as ampolas de queratina que são fáceis de aplicar e que hidratam o cabelo em apenas três minutos.

Cabelos Loiros

Quem tem o cabelo loiro ou grisalho sofre um pouco mais com a piscina. Com o passar do tempo, o acúmulo do produtos químicos deixa o cabelo amarelado ou até mesmo esverdeado. Sim, é verdade, o cloro pode deixar o cabelo louro com aspecto de verde.

Para tratar em casa, aplique um pouco de leite e deixe agir por 10 minutos. Repita o processo até que o tom volte ao normal. Para proteger os fios, é importante usar um leave-in próprio para piscina.

Os cabelos tingidos também podem sofrer com o cloro, eles acabam ficando descoloridos e desbotados. Tenha os mesmos cuidados e sempre que puder, faça um banho de brilho no salão.

Os cabelo com escova progressiva também poderão sofrer com o cloro, e a escova durar menos tempo, mas se você precisa de escovar os cabelos, ainda sim é melhor ter uma escova inteligente ou progressiva que ter que secar e pranchar o cabelo sempre após as aulas.

Dica Esperta

Antes de pular na água, molhe os cabelos na água do chuveiro ou ducha. Como os fios estarão bem encharcados, o cloro terá mais dificuldade para entrar nas escamas abertas. Passe uma boa quantidade de leave-in hidratante e não se esqueça da touca de natação.

Touca de Natação

A touca não impede a entrada da água, mas não deixa que o creme fique todo na piscina e ainda ajuda no desempenho físico na água.

A touca deve ser de silicone, mas antes prenda o cabelo e coloque uma touca de tecido/lycra por baixo, ou mesmo uma touca de meia, para evitar o atrito da touca nos cabelos, isso gera eletricidade estática e ainda quebra os fios. Mas evite as toucas de látex.

Muitas pessoas querem fazer natação mas ficam com preguiça por causa de ter que molhar os cabelos, e procuram uma touca que não entre água e não molha o cabelo. Mas a touca de natação mesmo de marca boa ainda não impede que  cabelo não molhe durante a prática, é muito difícil dizer que uma touca vai vedar totalmente.

Touca de Natação Para Cabelos Compridos

A  touca normalmente é difícil de colocar e para cabelos compridos fica ainda mais difícil. Se você tem cabelo grande a dica é molhar o cabelo, passar um condicionador leave-in, amarrar um rabo alto e só depois colocar a touca. A Speedo tem uma touca chamada Ladies Racer Cap que é indicada para quem tem cabelos longos, pois tem mais espaço atrás para comportar o volume de cabelo. Homens com cabelo grande também podem se beneficiar desta touca. Ela é disponibilizada nas cores rosa, azul, branca e preto.

Natação e Queda de Cabelo

Há quem diga que nadar faz o cabelo cair. Mas o que faz o cabelo cair é a falta de cuidados que estamos falando. E principalmente deixar os cabelos molhados depois. Se perceber que o cabelo vai demorar a secar, use o secador no frio ou morno mas não permita que os cabelos fiquem sempre molhados pois é isso que acaba com o cabelo e faz ele cair.

A prática da natação não agride os cabelos, desde que os cuidados sejam mantidos, mas se você não tiver tempo nem paciência para os cuidados, antes, durante e depois de nadar, certamente seus cabelos vão sofrer com isso.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Natação – Como Cuidar dos Cabelos?