O Que Causa Manchas na Pele?

Você está satisfeita com o aspecto da sua pele? Muitas de nós temos problemas com manchas no rosto e em outras partes do corpo, o que causa baixa da auto-estima. Porém, é sempre importante lembrar que esse é um problema super comum.

As manchas podem ser causadas por diferentes fatores. O sol, como você já pode imaginar, é um dos principais.

Para ajudar você a cuidar da pele e prevenir as manchas, hoje explicaremos quais são as causas mais comuns do aparecimento dos escurecimentos, bem como as formas mais simples para evitas que elas surjam.

Causas da Manchas

A principal causa de manchas na pele é a deposição de melanina. Essa substância é responsável por dar a coloração natural da pele. Assim, ela é distribuída de maneira uniforme por toda a extensão do corpo.

As manchas geralmente aparecem quando essa distribuição se torna, por qualquer motivo, irregular. Os casos mais comum são de acúmulo de melanina em alguma parte da pele, levando ao aparecimento de manchas escuras. Existem também as manchas claras, causadas pela redução na concentração de melanina em determinadas partes da pele.

Manchas na Pele

Manchas escuras na pele são bem mais comuns do que você imagina

O sol sempre agrava as manchas escuras. Quem tem sardas, por exemplo, pode observar como elas aumentam depois da exposição excessiva aos raios solares. A maior parte das manchas de pele comuns têm relação com a exposição ao sol.

As variações hormonais também são causadoras de manchas. Por isso, é normal que mulheres durante a gravidez, menopausa ou menarca observem o surgimento de regiões escurecidas na pele.

Existem ainda as manchas de origem genética. As chamadas marcas de nascença, por exemplo, são provocadas por herança genética, sem relação com fatores externos. Elas se opõem às manchas que surgem no decorrer da vida, como as neoplásicas e as causadas pelo envelhecimento da pele.

O uso de medicamentos é mais um fator para que as manchas possam surgir. Antibióticos e histamínicos são os principais na lista de causadores de escurecimentos n pele. Alguns cosméticos também podem conter substâncias que mancham a pele, sobretudo em contato com o sol.

Em resumo, as principais causas de manchas são:

  • exposição excessiva e sem proteção aos raios solares;
  • variações hormonais causadas pela gravidez, menarca, menopausa ou problemas endócrinos;
  • herança genética;
  • uso de medicamentos como antibióticos e histamínicos;
  • envelhecimento natural da pele.

Como Prevenir as Manchas

Agora que você já conhece as principais causas do aparecimento de manchas, fica bem mais fácil preveni-las.

O mais óbvio, como você pode notar, é evitar o contato com o sol. A exposição aos raios solares é fundamental para a síntese de vitamina D, mas apenas 15 minutos por dia são o bastante, sempre nos horários de sol mais fraco (início da manhã e fim da tarde).

Sempre que você for se expor ao sol por mais tempo, use bastante protetor solar. O fator de proteção 30 é o mais recomendado para todos os tipos de pele. Acima disso, o índice de proteção cresce de forma quase irrelevante.

Os melhores produtos para cuidar da pele são aqueles garantem proteção contra raios UVA. Além disso, é importante que o seu protetor não contenha vitamina A (retinol) ou oxinbenzona na composição.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “O Que Causa Manchas na Pele?