Quais Tintas Usar Para Fazer Luzes?

As luzes são muito utilizadas por mulheres que querem ter os cabelos bem claros sem agredir muito os fios. Nesse processo, o cabelo é separado em mechas bem fininhas que são descoloridas. O restante mantém a base natural, mas com a mistura, o efeito final é loiro.

Para fazer as luzes, usamos uma touca especial com furinhos. É preciso usar uma agulha semelhante à de tricô para puxar mechas mechas finíssimas, que serão clareadas. A forma mais comum de clareamento é com descolorante, mas algumas pessoas preferem usar tintura, que agride menos os cabelos.

Diante das duas possibilidades, muita gente se pergunta se é melhor usar a tintura ou o descolorante. A resposta vai depender muito do resultado que você espera e também do tom natural dos seus cabelos. Para quem quer luzes platinadas, quase brancas, o descolorante é a opção mais adequada. Já para mechas douradas em cabelos claros, a tintura costuma funcionar bem sem agredir tanto os fios.

As Desvantagens da Tintura

O que as loiras mais reclamam em relação às luzes com tintura é o efeito amarelado, sobretudo na raiz. Com as lavagens, é comum que os fios apresentem tons mais amarelos que outros, deixando o visual bem estranho. E não é tão fácil matizar os fios com tinta para que fiquem platinados quanto os cabelos descoloridos. Por isso, muitas pessoas preferem a agressão do descolante em vez do amarelo das tintas.

As Desvantagens da Descoloração

Para descolorir os cabelos é necessário usar água oxigenada de 30 ou 40 volumes e um descolorante. Antigamente os pós descolorantes eram muito agressivos, mas hoje em dias existem algumas marcas que não deixam o cabelo tão seco.

Além disso, as luzes com descolorante quase sempre exigem o uso de um bom matizador que vai desamarelar os fios. O resultado é um louro platinado, porém o uso constante dessa mistura pode deixar os cabelos muito ressecados, principalmente se você  usa outros produtos químicos.

Luzes

As luzes do cabelo de Letícia Spiller

Quais Tintas Usar?

Se depois de ler sobre as desvantagens dois métodos você optou pelo tinta, é hora de decidir qual tom usar. Primeiro, é importante que os seus cabelos estejam virgens, já que tinta não clareia tinta. Também é importante lembrar que a tintura vai clarear o cabelo até 2 tons, então não adianta esperar mechas claríssimas se suas madeixas não são naturalmente loiras.

Com relação à numeração das tintas, tudo vai depender do tom que você quer nas luzes. As bases 11 e 12 se referem aos tons mais claros de louro, ideais para as luzes. Quem gosta do reflexo acinzentado, como nos loiros platinados, o reflexo deve ser cinza, sendo melhor usar os número 11.1 e 12.1. Mas se você gosta do cabelo mais dourado, o reflexo amarelo, com nas tinturas 11.3 e 12.3.

Se ainda tiver dúvidas, sugerimos que leia o artigo “Tintura de Cabelo – Entendendo os Números“.

Dicas Espertas

  • Se você não tem muita experiência com colorimetria, o melhor é sempre fazer as luzes no salão para obter o tom desejado;
  • Cabelos com luzes precisam de cuidados redobrados, pois tendem a se ressecar;
  • Para abrir mais o tom, use água oxigenada de volume 40;
  • Caso as luzes fiquem muito claras, aplique um tonalizante 1 ou 2 tons acima da cor das mechas.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Quais Tintas Usar Para Fazer Luzes?