Qual É o Hidratante Ideal Para o Meu Tipo de Pele?

Existe no mercado uma grande variedade de cremes hidratantes. Eles contém fórmulas diversas e diferentes tipos de consistência, além da multiplicidade de marcas. Quem vai comprar um hidratante pode se sentir confuso com tantas opções, mas o ideal é conhecer um pouco mais sobre hidratação e tipos de pele para escolher o produto mais adequado.

A função principal do hidratante é manter a quantidade de água necessária na pele. O que varia são os modos como cada produto age para desempenhar esse papel. Existem aqueles que formam uma barreira para dificultar a perda de água e outros que atraem as moléculas de água para o interior da derme. Além disso, as fórmulas variam conforme as especificações para cada tipo de pele. Um creme rico em óleos, por exemplo, pode ser mais adequado para a pele seca, enquanto quem sofre com espinhas pode precisar de um gel com potencial hidratante.

Tipos de Hidratação

De acordo com dermatologistas, os hidratante podem ser divididos em três tipos principais: umectação, hidratação ativa e o oclusão. Essas expressões se referem ao mecanismo usado para manter a quantidade adequada de água na pele. A umectação retém a água nas camadas superficiais da derme, garantindo assim a hidratação. Já a hidratação ativa promove a nutrição das células. Por fim, a oclusão se utiliza de substâncias oleosas que formam uma película protetora sobre a pele. Você pode encontrar no rótulo dos produtos informações sobre o tipo de hidratação oferecida (as melhores marcas combinam mais de um desses tipos). Vale a pena experimentar diferentes produtos para saber qual funciona melhor na sua pele.

Hidratante

Aprenda a escolher o melhor hidratante para o seu tipo de pele

Pele Seca

Além dos tipos de hidratação, é importante observar também o seu tipo de pele. Quem tem a pele muito seca precisa usar hidratantes mais poderosos para manter os níveis de água no interior da derme. O ideal é optar por produtos ricos em antioxidantes, como a vitaminas A, C e E, além de óleos naturais. Os produtos de limpeza devem possuir também um fator de hidratação para não atuarem contra o efeito do hidratante. No caso das maquiagens, aquelas com base oleosa são melhores que os pós para evitar o ressecamento. Para hidratação de uso diurno, é bem importante que haja fator de proteção contra os raios do sol.

Pele Oleosa

A escolha do hidratante ideal para pele oleosa pode ser complicada porque muitos cremes acabam aumentando o brilho da pele. Além dos uso de hidratante, quem sofre com a pele oleosa deve ter uma atenção especial ao uso de sabonetes e adstringentes para limpeza frequente da pele. A água usada para limpar o rosto deve ser sempre fria, porque a água quente estimula a produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Os produtos hidratantes na forma de gel ou creme-gel são melhores. Eles também precisam ser livres de óleo em sua composição para evitar o brilho excessivo.

Pele Mista

Dentre as brasileiras, o tipo de pele mais comum é a mista. Sua principal característica é a oleosidade concentrada na chamada zona T, com as demais partes ressecadas. Assim, a pele mista combina o pior da pele seca e da pele oleosa. Os produtos para esse tipo de pele devem garantir a hidratação sem elevar o brilho das partes mais oleosas. Eles devem ser livres de óleo em sua composição, mas precisam ter um bom hidratante. Dependendo da sua pele, pode ser melhor usar um produto específico para as diferentes áreas, principalmente se as partes secas estiverem muito ressecadas. Nesse caso, aplique um hidratante poderoso somente nessas regiões.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Qual É o Hidratante Ideal Para o Meu Tipo de Pele?