Qual Shampoo Usar no Cabelo Com Luzes?

Quem costuma fazer luzes no cabelo já deve ter reparado que mudanças na tonalidade são comuns. Quando você sai do salão os fios estão loiros e lindos, mas depois de um tempo eles ficam amarelados. Diferentemente do que muitas pessoas pensas, esse efeito amarelo não tem nada a ver com a tinta utilizada.

De fato, o que acontece é um enfraquecimento dos fios devido ao uso de química, o que favorece o processo de oxidação. Ao oxidar, a cor é alterada para um tom mais amarelo ou alaranjado.

Por causa desse processos, os cabelos com luzes precisam de cuidados especiais. O mais importante é manter a nutrição dos fios para dificultar o processo de oxidação. Além disso, o uso de shampoos com pigmento ajuda a matizar o fio, deixando-o no tom certo.

Shampoo Desamarelador

No mercado é possível encontrar os shampoos desamareladores. Eles possuem pigmentação, neutralizando o amarelo oxidado dos fios. Eles se dividem em dois tipos principais: com pigmento roxo e com pigmento azul.

Fernanda Lima

Cabelo com luzes de Fernanda Lima

O shampoo roxo ou violeta é mais indicado para corrigir os fios que mudaram de cor após as luzes. Se você tem o hábito de frequentar piscina ou praias, essa é uma boa opção. Em cidades grandes com excesso de poluição ele também é indicado para controlar o amarelado. O problema é que o uso excessivo pode tornar os cabelos ressecados e puxar o tom para o roxo. Intercale o uso com um shampoo comum e abuse da hidratação para evitar o ressecamento.

Já o shampoo azul é um pouco menos agressivo. Ele também é mais facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos especializados. A dica para o verão é aposta no produto com fator de proteção solar, pois a exposição ao sol deixa os fios amarelados.

Os melhores shampoos:

  • Silver Blond da Vult;
  • Shampoo Corretivo Desamarelador Bioderm;
  • Lumino Contrast da L’oreal;
  • Silver da Kamura.

Receita Caseira

Se você quer desamarelar os fios sem gastar muito, é possível fazer um shampoo em casa usando violeta genciana. O procedimento é bem simples, mas é preciso destacar que a violeta resseca muito o cabelo. Essa misturinha só deve ser usada se o cabelo não estiver muito seco. Também é fundamental usar produtos com potencial hidratante para evitar a quebra e as pontas duplas.

Para fazer o shampoo em casa você vai precisar de:

  • 1 frasco do shampoo de sua preferência
  • gotas de violeta genciana

A violeta é muito pigmentada, então não podemos exagerar. Se você colocar muito, o cabelo pode acabar roxo. A proporção é de 2 a 3 gotas de VG para cada 100 ml de shampoo. Abra o frasco, pingue as gotas de pigmentação e agite. Use para lavar os cabelos dia sim dia não, sem esfregar muito nem deixar agir por tempo demais. Em seguida enxágue, aplique o condicionador e finalize como de costume.

Dica esperta: um condicionador com pH mais ácido pode ajudar a corrigir a alcalinidade dos fios com luzes. Aposte nesse tipo de produto, mas não faça o mesmo com o shampoo, pois as mudanças de pH interferem na capacidade de limpeza.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Qual Shampoo Usar no Cabelo Com Luzes?