Tintura de Cabelo – Entendendo os Números

Você sabe o que significam os números que aparecem na caixa do kit para coloração que você compra?
A maioria das mulheres não sabe e acha que não faz a menor diferença entre comprar o louro claríssimo 8.1 e o louro claríssimo 8.6, só para exemplificar como esses números aparentemente inofensivos podem mudar totalmente seu Pintar Cabeloresultado, observe essas informações:
Com a tintura 8.1 você obterá o louro claríssimo com reflexos acinzentados.
Com a tintura 8.6 seus reflexos serão avermelhados sem mencionar o fato que o resultado só será igual o da caixa do kit se seus cabelos forem naturalmente louros claros e médios ou se você previamente descolorir seus cabelos até chegar a esses dois tons.
Quanta diferença não é mesmo? Para não levar para casa um produto que não atenderá sua necessidade, aprenda a entender esses números e aceitar que eles não estão ali por acaso!

O QUE SÃO OS NÚMEROS ANTES DO PONTO?

Os números antes do ponto correspondem as cores naturais de cabelos, como castanho, preto e louro.

A correspondência é a seguinte:

  • Pretos e Castanhos Escuros – 1 2 3
  • Castanho Médio – 4
  • Castanho Claro – 5
  • Louro Escuro – 6
  • Louro Médio – 7
  • Louro Claro – 8

Quando o número na caixa é seguido de zero como por exemplo 2.0, significa que é a cor pura a nuance pura colore os fios sem reflexos, a cor base nesse caso Preto Natural.

O QUE SÃO OS NÚMEROS DEPOIS DO PONTO?

Os números depois do ponto correspondem aos reflexos que combinados a cor base serão visíveis naturalmente ou a luz do sol.

A correspondência é a seguinte:

  • Reflexo Cinza – 1
  • Reflexo Irisado ou Mate – 2
  • Reflexo Dourado – 3
  • Reflexo Acobreado – 4
  • Reflexo Acaju – 5
  • Reflexo Vermelho – 6
  • Reflexo Marrom ou chocolate – 7

Quando o número do reflexo aparece repetido significa que o reflexo é mais forte, intenso e brilhante.
Por exemplo 4.66  significa base castanho claro e reflexos duplamente vermelhos.
Os reflexos podem ser somados, por exemplo 6.34 significa que a base é louro escuro e os reflexos são dourados e acobreados.

E QUANDO EXISTEM DOIS OU MAIS NÚMEROS ANTES DO PONTO?

Significa que a cor base não é pura, ela já possui outros tons que proporcionarão efeitos variados por exemplo: 42.5 castanho médio a preto é a base e os reflexos são acaju.
Quando se diz “uma cor a outra” significa que o efeito pode ser diferente de acordo com seu cabelo.
Esse tipo de coloração, com mais de um número antes do ponto NÃO DEVE SER USADA PARA COBRIR FIOS BRANCOS a explicação está justamente na diferença que pode acontecer entre as cores dos fios brancos e dos ainda coloridos.
FIOS NATURALMENTE RUIVOS, QUAL É O NÚMERO BASE?
Normalmente as marcas de tintura não usam um número específico para o cabelo ruivo natural, costuma-se fazer a correspondência com o louro escuro – 6, e acrescenta-se um reflexo acobreado -4, acaju – 5 ou vermelho – 6.
Por exemplo um vermelho muito intenso é o famoso Cereja 6.66.

Minhas Dicas:

  1. Identifique qual a sua cor de cabelo e número correspondente a ela.
  2. Nunca escureça mais de 2 tons nem clareie mais de dois tons em casa se não tiver experiência com colorimetria e descoloração.
  3. Faça o cálculo da quantidade de tinta antes, isso evita ter que sair para comprar outro kit com tinta no cabelo, a quantidade é a seguinte para cabelos curtos 1 kit, médios e volumosos 2 kits e longos 3 kits.
  4. Se você tem cabelos brancos e mesmo assim quer uma tintura com reflexos tenho um segredinho, compre um kit natural, por exemplo 8.0 e um com reflexos 8.4, misture metade de cada tintura em um franco de emulsão reveladora e guarde os tubos e o 2º frasco de emulsão para outra aplicação. Essa mistura meio a meio dá um resultado satisfatório na cobertura dos brancos e destaque de reflexos.
  5. Dúvida em qual reflexo escolher? Vá pelo seu tom de pele, reflexo marrom e chocolate fica bom para todas as peles, já as claras devem optar por reflexos vermelhos, o cobre fica bom para peles azeitonadas, orientais ficam maravilhosas com reflexos acaju, mas se sua pele é amarelada demais evite os dourados e vermelhos por serem quentes demais.
  6. Descoloriu e o cabelo ficou laranja? nuances acinzentadas podem amenizar o problema.
  7. O problema é um reflexo vermelho no meio do seu cabelo preto azulado? corrija com um Preto com reflexo Mate.
  8. Chique mesmo é cabelo sem reflexo!
  9. Se quiser dominar o assunto faça um curso básico de colorimetria, existem vários salões escola por aí!

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

109 Comentários em “Tintura de Cabelo – Entendendo os Números

  1. Samy disse em 03/03/2009 às 13:44:

    Adorei as dicas..

  2. Gleiciane Barbosa disse em 08/03/2009 às 20:00:

    Adorei a dica,e eu queria fazer uma pergunta,eu fiz luzes nos cabelos,e elas estao descendo devido o meu cabelo esta crescendo e a raiz ja esta em quatro dedos e eu acho muito feio,queria pintar meu cabelo com a tinta da cor do meu cabelo natural,castanho escuro pra cobrir as mechas ate que elas acabem.
    Pergunta:Se eu fizer isso,corro o risco de depois de um tempo a tinta ir saindo,e meu cabelo ficar metade castanho escuro,metade loiro,e castanho escuro de novo.E se for tinta sem amonia? ela vai sair mais rapido? beijos!

    • Mulher Esperta disse em 09/03/2009 às 17:37:

      Gleiciane, você corre o risco sim de a tinta sair e seu cabelo fica metade de uma cor metade de outra, para evitar isso escolha uma tinta sem reflexos e se prepare para retocar a raiz antes do de costume.
      Você pode investir em shampoos e cremes com ativos que prolongam a cor e reduzir as lavagens para evitar que a tinta saia muito rápido.
      Boa Sorte

  3. Fernanda disse em 10/03/2009 às 13:40:

    Gostaria de saber se pode misturar base de cores diferentes? Ex: 7.0 com 6.7
    Meu cabelo é castanho médio.

    • Mulher Esperta disse em 14/03/2009 às 14:02:

      Fernanda, é melhor deixar as misturas para os profissionais; em casa é mais seguro escolher tons neutros, de mesma base e de preferência sem reflexos.
      Boa Sorte.

  4. Carla disse em 10/03/2009 às 13:56:

    Qual a melhor maneira de cobrir os fios brancos?

    • Mulher Esperta disse em 14/03/2009 às 14:07:

      Carla, a melhor maneira de colorir fios brancos é através de um processo de repigmentação. Ele é feito usando a tinta sem o creme revelador.
      Depois de repigmentado, o fio branco volta a ter “massa” dentro dele o suficiente para segurar a cor da tinta que você escolher, daí é só pintar normalmente.
      Boa sorte!

  5. mmm disse em 11/03/2009 às 23:30:

    adorei as dicas mas tenho uma duva a reseito de os numeros terminados em zero pintam mais do que os que terminam em numeros e principalmente impares

    • Mulher Esperta disse em 14/03/2009 às 14:12:

      Não é que eles pintam mais, eles são cores naturais, sem reflexos e desbotam menos que as com reflexos.

  6. sonia maria sa de farias disse em 22/04/2009 às 11:07:

    Amei as dicas, nao conhecia o site espero visita-lo com frequencia.Fiquei muito feliz.

  7. Vau disse em 25/04/2009 às 20:25:

    Muito interessante, metodos que existia no assunto em coloracao que jamais imaginaria que existia.Bom, nao sou nenhuma profissional no assunto. Tenho cabelos castanhos medio, mas gosto deles bem negros,e uma vez que pintei meus cabelos de preto ele ficou com tom avermelhado,entao quer dizer que se tratava de tinturas com reflexos.Pois e, nao sabia.Apartir de agora irei ficar mais atenta as minhas compras.Obrigada pelas dicas.E vai uma pergunta:
    Como faco para ter uma coloracao no pretinho que ele fique com um brilho e nao opaco?

    • Mulher Esperta disse em 28/04/2009 às 13:18:

      Vau, o brilho é um problema sério, afinal é reflexo e para que consigamos através de tintura pode desistir do tom blackout total. Para ficar com o cabelo super preto e brilhante não invista apenas na tinta, a tinta garante a cor, o brilho fica por conta da ação mecânica de lavar os cabelos, escovar e claro de um bom finalizador, o cabelo brilha por causa da incidência da luz nas escamas, quanto mais danificadas as escamas menos brilho. Cuide bem do dia a dia do cabelo e o brilho está garantido.
      Se não der tempo, um creme para pentear ou finalizador emoliente “doam” brilho ao seu cabelo, :).

  8. barbara disse em 26/04/2009 às 11:46:

    BOM!!! EU QUERO PINTA MEU CABELOS DE PRETO MAIS NAO SEI QUAL E TINTA SER E COR PRETA NATURAL OU PRETO AZULADO 1.0 Q FIQUER PERFEITO EM MIM EU SOU MUITO BRACA CABELOS COM AS LUZIS NO MEU CABELOS MIM DER DICAS POR FARVO???????? BJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Mulher Esperta disse em 28/04/2009 às 13:14:

      Barbara, tente começar com shampoo tonalizante para acostumar com a cor antes de usar a tinta permanente. Comece com a preto natural 1.0.

  9. Juliana Andrade disse em 02/05/2009 às 21:02:

    Meu cabelo natural é castanho escuro. Eu uso tintura da mesma cor já a 2 anos por causa dos primeiros cabelos brancos mas eu estou enjoada da cor. Gostaria de clarear um pouco usando o loiro escuro. Eu preciso descolorir o cabelo pra usar o loiro escuro? Você sugere reflexo? Tenho a pele um pouco amarelada e gostaria de usar o reflexo mate. Ficaria bom?

    • Mulher Esperta disse em 03/05/2009 às 15:31:

      Juliana, como você usa coloração nos cabelos precisa sim de uma decapagem leve para retirar os resíduos da tinta que está habituada e dar lugar a nova cor.
      Fazer esse processo em casa sozinha é um pouco complicadinho, minha dica é, para fazer a mudança procure um salão e para manter continue a usar em casa o kit na cor que você escolheu. O reflexo deve ser escolhido de acordo com seu tom de pele, fica difícil falar se vai ou não ficar bom via internet!
      Mas fica a dica, procure um profissional para a fazer essa transição, depois tome as rédeas e mantenha sozinha.
      Boa sorte!

  10. eliza disse em 27/05/2009 às 16:40:

    gostaria de saber como faço para que meu cabelo que é preto fique vermelho cor 6.60.gostaria do passo a passo.obrigada

  11. vera disse em 02/06/2009 às 17:22:

    gostaria de deixar meu cabelo loiro barnco como faço ja tenho o cabelo louro claro

  12. Taimã disse em 15/06/2009 às 00:18:

    Achei as dicas super legais e me esclareceram pra caramba.
    Mas ainda tenho uma dúvida. No início do ano, passei preto pra cobrir um Napalm Orange da Special Effects. Me arrependi, deixei desbotar bastante e joguei um 7.4 pra deixar um pouco mais pro ruivo. Mas eu quero um ruivo com cara de natural. Madonna na capa do ‘confessions on a dance floor’, sabe? Eu queria saber se teria que jogar um 8.4 ou 8.6 e se eu fizer um soap cap simples pra dar uima clareada bastaria pra jogar um tom mais claro. Agradeço se puderem me ajudar! Obrigada!

  13. jacilene disse em 16/06/2009 às 23:57:

    olá
    gostaria de saber se eu posso usar essa pomada bepantol.
    dia 14 de junho desse mes fiz escova inteligente meu cabelo e´até a cintura liso com bastante volume e é virgem.alias não sei se depois da escova inteligente ele continua virgem.pode me dizer por favor? xau boa noite fk com deus.aguardo respostas.

  14. Sônia disse em 29/06/2009 às 11:36:

    A tintura não cobre bem os meus cabelos brancos. Vc deu uma dica que seria fazer uma repigmentação. Poderia me explicar melhor como posso fazer essa repigmentação? É que eu faço minha tintura em casa…
    Obrigada!

    • Mulher Esperta disse em 01/07/2009 às 13:35:

      Sônia, a repigmentação deve ser feita com profissional, vale a pena pagar por ela e parar de desperdiçar dinheiro com a tinta que não está fixando não é verdade?
      Boa Sorte!

  15. Mayara disse em 05/07/2009 às 18:51:

    Eu quero pintar meu cabelo de preto, aí comprei a cor amora preta 2.0 da Natucor, depois q comprei, fiquei na dúvida se deveria ter comprado a 1.0, qual ficaria mais preto??

  16. Lais disse em 10/07/2009 às 17:14:

    Olá…
    Visitei e amei as dicas,fiquei informada de varias coisas interessantes que não sabia…
    E qro lhe fazer uma pergunta.
    Meu cabelo era castanho claro,mas quando era pequena era loirinho então decidi pintá-lo de loiro mais qria q ele ficasse mais claro e não to conseguindo,sera que tem como vc me ajudar?

    Abraços,Lais.

    • Mulher Esperta disse em 19/07/2009 às 23:22:

      Lais, para o cabelo clarear mais do que você tem conseguido, é possivel que você precise descolorir…
      Que tal hidratar e cuidar bem dele por um mês e depois pedir ajuda a um profissional para a descoloração?
      Boa Sorte.

  17. maria das neves custodio disse em 13/07/2009 às 11:54:

    adorei, nos deixa mais segura de como comprar uma cor mais certo para um determinado cabelos. obrigada pela dica. valeu um abraço! Neves

  18. isabella disse em 16/07/2009 às 15:10:

    ola
    queria fazer luzes no meu cabelo,ae decici ir ao cabeleiro é meu “loiro”
    fico amarelado é eu não gostei do resultado queria que ficasse loiro branco o que eu faço como eu posso explica pra ele que quero essa cor?
    me ajudem :) obrigado

  19. ariana disse em 27/07/2009 às 14:51:

    Amei todas as dicas. fiz uma besteira com meu cabelo, eu pintava de loiro clarissimo fui no salao e acabei pintando de loiro escuro, a pessoa que pintou disse que nao iria escurecer tanto… imagina! odiei o resultado cheguei em casa e passei a cor que eu usava antes 12.1 e ele ficou cinza. por favor o que eu faço preciso de uma luz eu so choro o tempo todo!!! me ajude.

  20. Pri disse em 30/07/2009 às 15:00:

    Meu cabelo é castanho claro e passei cating 7.0 louro natural, mas não deu muita diferença. Quero o meu cabelo mais claro, mas como se fosse natural -já que tenho pele branca e olhos verdes- qual tom ficaria bom pra mim? outra coisa, posso passar outra tinta de qualquer número em cima do casting?
    obrigada

  21. Carim disse em 31/07/2009 às 13:33:

    Bom, pintei meus cabelos de Amora da koleston, já faz 1 mes, agora ela tá um vinho claro meio desbotado, to querendo que ele fica meio acobreado, um vermelho marron acobreado, gostaria de saber se eu passar o chocolate acobreado 674 koleston, se vai ficar bom, ou me indica uma cor que fique um vermelho acobreado!!!!!
    Obrigada

  22. gleyce kelly disse em 03/08/2009 às 08:53:

    tenho os cabelos castanho escuro quero pintar de a caju posso usar a tinta natucor ?nuca pintei meu cabelo.

  23. Amanda disse em 10/08/2009 às 23:39:

    olá! meu cabelo é castanho escuro e gostaria q ele ficasse vermelho, pintei com a tinta koleston amora 55.46,q é a cor q eu gostaria q ficasse , mais pegou muito pouco ficou quase inperceptivel, além do mais eu uso creme de relexamento hairlife cacho e natural, pq meu cabelo é cacheado e eu gosto apenas de reduzir o volume, qual tintura eu poderia usar, ouvir falar em outro blog da fleury, e da bigen, oq vcs acham???

  24. cris disse em 18/08/2009 às 17:42:

    Pintei o cabelo de chocolate… queria fazer umas mechas nele.
    Que cor devo usar nas mechas?
    Obrigada

  25. Raquel disse em 30/08/2009 às 21:33:

    Nunca pintei meus cabelos e gostaria de usar uma tintura que não tenha água oxigenada ou amônia. Gostaria de saber se a tintura Natucor é boa?

    • Mulher Esperta disse em 30/08/2009 às 21:37:

      Raquel, nunca usei, mas já ouvi elogios, eu uso a Bigen, e é muito boa.

  26. Danielle disse em 03/09/2009 às 08:35:

    Bom dia, o que significa o número “7″ da tintura: “873″ da koleston.
    aguardo resposta.
    obrigada.

  27. Danielle disse em 03/09/2009 às 08:40:

    Bom dia, o que significa o número “7″ da tintura: “873″ da koleston, por que tenho medo do meu cabelo ficar de cores que ñ gosto! por isso quero saber o significado da cor 7 na tintura. “873″
    aguardo resposta.
    obrigada.

  28. Karla disse em 04/09/2009 às 10:42:

    Gostaria muito de mudar a cor dos meus cabelos, eu tenho cabelos castanho escuro estão virgens, gostaria muito que ficasse com um tom parecido com o da Giovana Antonelli na novela das trÊs irmãs(não tenho certeza mais acho que é chocolate), gostaria muito que vcs me dessem uma dica, gostaria de usar um tonalizanteno cabelo todo para ficar dessa cor e cobrir os brancos, também tenho medo de pintar e ficar com a coloração avermelhada, pois não gosto dessa cor. Aguardo sua resposta.
    Obrigada,
    Karla

  29. Júlio disse em 15/09/2009 às 11:35:

    Bom dia, você poderia citar a fonte de onde tirou a ordem para a numeração das cores?
    Trata- se de alguma norma internacional, ou brasileira?

    • Mulher Esperta disse em 22/09/2009 às 18:52:

      Júlio, o padrão é o que consta em quase todos os livretos de colorimetria que conheci, e a ordem colocada no artigo é a de anotações que fiz em um curso oferecido pela Niasi, anos atrás, eu só usava shampoo Biorene que é da Niasi.

  30. Gabriella disse em 21/09/2009 às 14:28:

    Amei as dicas mas tenho uma dúvida: meus cabelos são castanho escuro, são virgens e eu gostaria que ficassem mais pro castanho claro/chocolate tipo Miley Cyrus, se eu colocar apenas uma mechas castanho claro, o resto do cabelo vai clarear junto com o tempo? Não quero uma mudança drástica de cor. O que você recomenda?

    • Mulher Esperta disse em 06/10/2009 às 19:46:

      Gabriela, o ideal para você que quer mudar pouco é não tingir o cabelo com tintura permanente, escolha um tonalizante que sairá com as lavagens, assim você pode ir se acostumando com o tom e decidir se quer ou não clarear os cabelos sem danifica-los, outra vantagem é a de os tonalizantes não terem amônia na fórmula.
      Boa Sorte!

  31. Daniela disse em 22/09/2009 às 09:41:

    Achei a explicação sobre os números ótima. Talvez se tivesse lido antes, teria comprado outra cor. Estou com um 6.23 (mel escuro irisado) para passar em um castanho escuro ( fiquei 1 ano sem pintar e a tintura anterior já foi cortada fora), será que o efeito será bom? Já aconteceu de eu passar um caramelo e a raiz ficar mais clara, como evitar isso?

  32. Raiane disse em 23/09/2009 às 22:29:

    Olá!
    Tenho 15 anos, e sempre sonhei em ter aquele loiro platinadão, quase que branco, sabe?
    Minha pele é meio amarelada, tenho olhos castanho-médios e meu cabelo é loiro escuro. Pesquisei e percebi que louro platinado em pele amarelada não fica bem, mas é que eu quero MUITO essa cor.
    E aí, será que vai ficar muito esquisito?
    E qual seria o melhor processo pra chegar a esse louro (12.1, mais ou menos)?
    Grata,

    Bjs :*

  33. Daniela disse em 25/09/2009 às 16:25:

    Olá, Mulher Esperta…
    Os visitantes se sentem felizes quando vc responde a pergunta de TODOs.
    Abraço.

    • Mulher Esperta disse em 06/10/2009 às 19:20:

      Os moderadores ficam felizes quando as pessoas escrevem corretamente, fazem perguntas com nexo, pertinentes, possíveis de receberem resposta e de preferência que ainda não tenham sido respondidas para outras pessoas.
      Os moderadores dão resposta preferêncialmente as pessoas delicadas e que entendam que a resposta das dúvidas é uma gentileza e não um serviço prestado.

  34. Maria Lys disse em 29/09/2009 às 14:36:

    Tenho cabelos totalmente brancos e uso cor 8.1 da Loreal[imedia].Qual a cor que poderei usar para dar uma tonalidade ROSADA que me disseram que e CHAMPANHE,eu achei maravilhoso o que li sobre tintura de cabelo entendendo os nrs.Nunca li nada sobre isso e a muitos anos fiz um curso de cabeleireiro e nao aprendi com detalhes o que li no neste site ai eu desisti da profissao e me dediquei a culinaria que tambem e uma arte.Mas eu pinto meus cabelos em casa.Muito obrigada,aguardo resposta.

  35. lucídia disse em 30/09/2009 às 17:13:

    adoreiii… estou fazendo curso e tinha muita dificuldade nessa parte de coloração… esclareci minhas dúvidas!!! brigaduu!!!!!

  36. menina disse em 02/10/2009 às 02:45:

    Muito boa as dicas …
    Mas tenho uma pergunta já descolori meus cabelos várias vezes, a cor natural é castanho claro queria ficar com ele bem claro tipo quase branco mas de tanto tentar acabei estragando meus cabelos e nunca achei uma tonalidade certa sempre fica amrelado ou três cores na raiz de uma cor as pontas de outra e algumas partes mais claras .
    O que eu podia fazer para clarear meus cabelos já usei várias tonalidades mas não consegui agradeço se puder me ajudar.

    • Mulher Esperta disse em 06/10/2009 às 18:14:

      Olá, minha dica é o Dekap Cor, você aplica e ele vai retirando a tinta do cabelo a cada aplicação. Depois que você remover os vestígios de tintas anteriores fica mais fácil de atingir a tonalidade desejada. Fuja do louro bebê ele amarela demais, e os acobreados tem o dom de ficar laranja. Use uma tinta base loura com reflexos acinzentados se quer atingir o platinado Madona ou Monroe. Se quer o cabelo branco como de Anime, a dica é descolorir total e fazer muita reconstrução, queratinização e hidratação. Coloque violeta genciana no condicionador e a tonalidade certa é um louro rosado.
      Boa Sorte!

  37. Renata disse em 14/10/2009 às 20:58:

    Meuuuuuuuuuuuuu Deus não podia existir dicas melhores!!!!
    Parabêns adorei!!!
    A antes que eu esqueça:
    Vocês salvaram minha vida!!!
    Pois meu cabelo tava laranja e aqui tem adica de passar acinzentado e deu um ótimo resultado…
    Obrigada
    Bjos

  38. michelle disse em 04/12/2009 às 22:45:

    Meu cabelo esta com a raiz 3.0 e a altura 10.1 e as pontas 9.13 so q eu quero ele na cor 6.37 o q devo fazer por favor é urgente

  39. laura cavalli disse em 28/12/2009 às 15:06:

    Olá adorei o site também. mais estou com um problemão em casa. eu tinha o cabelo preto natural. pintei ele de acajú ficou meio avermelhado . ai fiquei uns 3 meses sem pintar a tinta foi saindo e maiso ou menos uns 4 dedos da raiz estava. resolvi pintar de loiro claro joguei 2 tintas mais não pegou joguei mais uma deu . só que ficou manchado a raiz mais clarinha que as pontas. queria ele ruivinho clarinho acho lindo sou bem branquinha acho que ficaria legal. bom o problema é que agora tá manchado e três cores ainda por cima oque devo fazer pra ficar como eu quero ruivo clarinho ? tenho 18 anos. e sou de goiás. obrigada.

  40. maristela bomfim de azevedo disse em 03/01/2010 às 12:12:

    quero misturar a coloraçao cereja com algum loiro qual vc indicaria para clarear.

    • Mulher Esperta disse em 04/01/2010 às 07:42:

      Maristela, não aconselho a mistura, afinal o cereja vai anular totalmente o potencial do loiro, por isso prefira uma descoloração prévia, pinte de cereja e mais ou menos uma semana depois ou no primeiro retoque de raiz puxe luzes ou mechas com o louro desejado.
      Boa Sorte!

  41. livia disse em 21/01/2010 às 20:30:

    vcs sabem qual a cor q a Fernanda Vasconcelos ta usando na novela tempos modernos?
    obrigada

    • Mulher Esperta disse em 22/01/2010 às 07:13:

      Livia, eu nem sei quem é essa tal de Fernanda Vasconcelos, não vejo novela nem me ligo muito em TV.

  42. Kol disse em 03/02/2010 às 20:54:

    Muito legal isso!! Só sabia o que significavam os números antes do ponto… eu achava que os depois do ponto significassem outra coisa…

    Eu tenho uma dúvida…eu tinjo meu cabelo de loiro há pouco mais de um ano, mas eu gostaria de chegar a um tom de loiro praticamente branco, mas nunca consigo!
    Você sabe qual tinta, ou qual procedimento eu deveria fazer para conseguir esse branco (eu pretendo pintar o cabelo em casa mesmo)?
    Porque eu já fui em vários cabelereiros, e eles nunca deixavam meu cabelo branco, só deixavam em tom super amarelo, que eu odeio.

  43. carlos costa disse em 12/02/2010 às 13:54:

    Boa Tarde

    Creio ter havido um equivoco quando do comentario das cores com seus reflexos pois o numero 4 indica a cor castanho medio , o 2 indica irisado e o 5 indica acaju.
    Segundo a convenção Internacional que teve como objetivo facilitar a vida dos profissionais que trabalham com cor podemos escrever as cores de varias forma como por exemplo :

    4,25 ou 4:25 ou 425 etc.

    Todas estas formas indicam a mesma cor com a mesma nuance.
    Vale lembrar que as cores naturais segue os numeros de 1 a 9 tendo como complemento para os clareadores 10 em alguns casos 11 e 12.

    Carlos Costa

    • Mulher Esperta disse em 23/02/2010 às 20:57:

      Obrigada Carlos, é sempre bom receber ajuda, e novas informações!
      Obrigadíssima!

  44. Luh disse em 15/02/2010 às 20:43:

    Valeu pela dica (; Me ajudou bastante!

  45. Bitta disse em 27/02/2010 às 05:30:

    Ola Mulher Esperta,

    Adorei as discas!
    Nunca colori meus cabelos, mas agora vi que, antes de faze-lo, devemos estar cientes do efeito que desejamos. Ha uma ciencia atras disso, e e’ por isso que as vezes vemos resultados disastrosos.
    Vou levar tudo isso em conta se decidir tingir os cabelos.
    Obrigada!
    Bitta

    • Mulher Esperta disse em 16/03/2010 às 08:53:

      Olá Bitta!
      Colorimetria é ciência sim! e todos os tratamentos estéticos deveriam ser levados com mais seriedade pelas mulheres, afinal os “ingredientes” das fórmulas muitas vezes combinadas sem informação, podem ser cancerígenos se usados juntos entre outros probleminhas menores. Para você ter idéia se você misturar Tioglicolato de Amônia, um ingrediente usado em alisamentos de cabelo como escovas progressivas e relaxamentos com Hidróxido de Sódio o resultado é a quebra e queda imediata dos cabelos, aliás esses cremes para depilar são feitos assim…
      Mudando de assunto, adorei sua receita de bolo e vou coloca-la aqui junto com outras receitas veganas!
      Beijos!

  46. Vanessa disse em 03/03/2010 às 16:10:

    Olá, tenho os cabelos pretos e quero pintá-los de vermelho. Sou muito branca! Gostaria de receber algumas dicas. Será necessário descolorir? Ou existe alguma tinta vermelha no mercado que pegue em cabelos pretos?

    Obrigada! Aguardo resposta! :)

    • Mulher Esperta disse em 16/03/2010 às 08:39:

      Vanessa, essa tinta mágica ainda não existe, seria uma maravilha se não fosse preciso descolorir para pintar de vermelho… mas isso não existe… por isso, prepare muito bem seu cabelo antes das descolorações. Ao descolorir nunca deixe o preparado por muito tempo no cabelo, o ideal é fazer várias sessões intercaladas com cauterizações e hidratações profundas e nunca uma só descoloração agressiva. Descolora 1 vez por semana, e faça cauterização e hidratação na sequencia, durante 1 mês, o que equivale a 4 descolorações. é a forma mais saudável de tirar o preto que conheço. Começe a descolorir da nuca para a testa e nunca o contrário, se seu cabelo tem alguns dedos de raíz crescida, não aplique o descolorante onde os cabelos estão virgens nas 3 primeiras descolorações, aplique apenas na última para uniformizar o tom alcançado. Depois de descoloridos e recuperados, aconselho uma repigmentação antes da coloração! Boa Sorte!

  47. keila disse em 10/05/2010 às 15:35:

    Olá, gostaria de saber se ainda usam mexas nos cabelos, pra falar a verdade to um pouco enjoada, gostaria mudar…meu cabelo predomina o loiro mais a raiz é preta q é a cor natural.. pode me dar umas dicas,gosto do tom chapgne,louro clarissismo acinzentado..
    bjs muito obrigada aguardo respostas

  48. Eliete disse em 14/05/2010 às 00:15:

    Olá!
    Dicas valiosas!
    Estou em um grande dilema, pinto meu cabelo a vários anos de preto azulado, a cor fica muito bem em mim, tem brilho e tudo mais…Mas, como todas as mulheres, cansei da cor, fui a um salão e fui indicada a fazer luzes marrons até q conseguisse uma cor homogênea de fundo, o resultado é que as luzes não ficaram bem neste tom e sim avermelhados, até q ficou legal, mas pretendo chegar as luzes loiras, estou fazendo o precesso correto fazendo luzes gradativamente e hidratando até chegar a uma cor base?. A melhor cor de fundo é marrom ou devo optar por um castanho?
    Bjs….

  49. Matt disse em 05/06/2010 às 11:19:

    MUITO BOM! Pena que li depois de ter feito o estrago, duas vezes. UAHSASAHU Mas agora já sei, valeu pelas dicas (:

  50. josemilsdo disse em 09/08/2010 às 11:53:

    tenho cabelo cem por cento branco e quero pintar com o tom loiro 12.1
    será que vai cobrir os fios brancos. poque eu gosto de cabelos loiro clarrisimo acinzentado.

    • Mulher Esperta disse em 17/08/2010 às 12:23:

      Josemildo, se são 100% brancos a tinta vai cobrir perfeitamente, mas atente ao tempo necessário para fios brancos, ele costuma estar descrito no folheto explicativo do kit coloração.
      Boa Sorte!

  51. adriana disse em 11/08/2010 às 11:07:

    to tentando descolorir meu cabelo com descolorante,meu cabelo ficou amarelo e ruivo,quero que ele fique loiro cinza oque eu faço?

    • Mulher Esperta disse em 17/08/2010 às 12:13:

      Adriana, com toda a sinceridade do mundo, faça no salão, essa é uma das poucas transformações que não conseguimos bons efeitos em casa. Descoloração é muito complicado, principalmente se seu cabelo tem resíduos de preto e vermelho.
      Muitas vezes não é possível chegar ao loiro, só com tesoura mesmo nas partes manchadas.
      Boa Sorte!

  52. monica disse em 14/08/2010 às 09:01:

    Gostei muito dessa explicação porém na pratica ainda da um friozinho na barriga mais valeu .se tiverem novidades e mandaren email ficarei muito grate

  53. val disse em 22/08/2010 às 14:51:

    Eu gostei muito me ajudou muito, obrigodo.

  54. Debora disse em 23/08/2010 às 17:31:

    Olá!!
    Sou mulata (clara) e meu cabelo é virgem, castanho médio, extremamente fino, crespo e enrolado igual a um “miojo” que encolhem muito e ficam um pouco abaixo das orelhas, mas quando faço pranchinha eles praticamente batem na cintura. Faço muita hidratação com babosa natural e cremes para hidratação. Estão muito bem tratados e com brilho. Mas eu gostaria de fazer umas luzes ou mechas (eu mesma na minha casa) em meus cabelos em um tom alourado com brilho que é para dar um leve destaque quando faço a pranchinha.
    Qual cor e marca de produto mais indicado para mim que já estou com 33 anos?

    • Mulher Esperta disse em 24/08/2010 às 19:22:

      Debora, fazer mechas em casa pode ser desastroso por mais habilidosa que você seja, aconselho que você procure um profissional.
      Boa sorte!

  55. sammya disse em 27/08/2010 às 12:09:

    oi, estou com uma dúvida, pintei meu cabelo com a marca botãnica da linha fantasy color nº8.1 + 1.0. Gostaria de saber se posso aplicar beauty color 8.1 já que pintei o meu cabelo em outra cidade que não é a minha.

  56. Gizele disse em 28/08/2010 às 08:55:

    Porque que não postaram minha pergunta ??não foi mal escrito, ofensivo ou que já tivesse sido respondido anteriormente.

    • Mulher Esperta disse em 28/08/2010 às 13:06:

      Gizele, provavelmente sua pergunta sequer passou pela minha mão, muitas vezes perguntas com “!!” ou qualquer tipo de ponto ou letra repetida cai direto em SPAM. Repita por favor que vejo como posso ajudar.

  57. Adriana disse em 29/08/2010 às 17:45:

    Olá, fiz reflexo semana passada pela 4ª vez, sendo que desta o tom ficou platinado e não gostei, pois envelheceu. Quero a cor dourada ou mel, mas quero pintar o cabelo com tinta por igual. Qual tom de tinta mais indicado?
    Grata

    • Mulher Esperta disse em 30/08/2010 às 08:41:

      Adriana, igualar tom é uma coisa que se faz no salão. Provavelmente o cabeleireiro vai igualar o tom dos reflexos ao do resto do cabelo, e depois aplicar a cor que você quer. É difícil indicar uma cor sem ver o cabelo da pessoa, por isso, deixo as sugestões por conta do seu cabeleireiro que provavelmente sabe mais que eu.
      Boa Sorte!

  58. jéssica disse em 31/08/2010 às 13:27:

    Meu cabelo esta 7 gostaria de clarear e saber qual n° eu passo?

    • Mulher Esperta disse em 01/09/2010 às 09:02:

      Jéssica, se seu cabelo está com um tom mais escuro que o desejado e com tinta permanente, kit de coloração não resolve, a única mudança será na parte crescida dos cabelos dando aquele efeito horrível de “faixas” de cor. Eu aconselho que você vá a um salão, peça para o cabeleireiro igualar o tom do cabelo com a raíz e faça aos poucos umas luzes para não descolorir o cabelo todo de uma vez. Demora um pouco para atingir a cor desejada mas seu cabelo agradeçe pelo maior período de recuperação.
      Boa Sorte!

  59. Elizabeth disse em 13/09/2010 às 09:38:

    Uso cereja da koleston ,gostaria de mudar para cor chocolate!
    Para isso terei que descolorir meu cabelo?
    Obrigado

    • Mulher Esperta disse em 12/10/2010 às 11:57:

      Beth, basta cobrir muito bem com um castanho puro primeiro e depois aplicar o chocolate. Se você aplicar direto o chocolate vai dar uma acobreada.
      Boa Sorte!

  60. San disse em 24/09/2010 às 22:28:

    Olá, parabéns pelas maravilhosas dicas!
    Achei interessante e nunca tinha ouvido falar em repgimentaçao.
    Adorei saber que os fios brancos ganham massa e tudo o mais.
    Pinto a raiz dos meus(muitos brancos desde novinha)cabelos quase que quinzenalmente e com uma semana eles aparecem…um saco…É cara essa repgimentação? Você pode falar mais sobre o assunto? Meus cabelos sempre foram bonitos e lisos e agora estao quebradiços e com pontas brancas no final e vão se partindo.
    Ah,qual a tinta que se usa nessa repigmentaçao?
    Agradeço desde já e um super abraço carinhoso!

    • Mulher Esperta disse em 12/10/2010 às 21:57:

      Sandra, a repigmentação é um processo químico e térmico onde o cabeleireiro vai usar só o pigmento da tintura sem a parte chamada “creme revelador” a maléfica água oxigenada. Junto com o pigmento o cabeleireiro pode aplicar uma camada de queratina, creatina e vitaminas ou apenas a queratina e passar a prancha de cerâmica. É uma espécie de cauterização com o pigmento compreendeu?
      Eu não gosto de falar de repigmentação porque as leitoras querem fazer em casa, e NÃO PODE! mesmo que você seja super jeitosa, para você fritar o seu cabelo com a prancha não custa. E falando bem a real, não é todo salão que dá conta não! investigue muito antes de fazer com outras clientes que já passaram pelo processo e não vale opinião de quem trabalha no salão! Sobre o preço costuma ser o preço de uma cauterização ou escova progressiva, porém em uma única aplicação.
      Espero ter clareado aí, beijos!

  61. Fernanda disse em 25/09/2010 às 13:31:

    Olá Mulher Esperta!!

    Parabéns pelo blog, desejo-lhe que tenha muito mais sucesso do que já tem!!
    Que Deus retribua o trabalho voluntario, a gentileza e atenção que tem dado a todas as dúvidas da(o)s leitora(o)s.

    Minha dúvida é a seguinte:
    Pinto meu cabelo de vermelho já fazem 6 anos, sempre alterno os tons de vermelhos e as marcas, mas o meu preferido é o cereja da Koleston. Meu cabelo natural é castanho escuro quase preto. Agora eu gostaria que ele ficasse um vermelho mais vibrante, mais intenso, um verdadeiro cereja. No entanto, não gostaria de descolorir, então pensei em misturar um cereja com um loiro. Penso que o loiro será para “abrir” mais a cor e fixar o vermelho cereja para que possa ficar brilhante e intenso. Pensei em misturar com o loiro médio ou escuro, já que esse ultimo é a base do cereja 666, mas o médio é mais claro e pode “abrir” mais. Qual você me indicaria? Meu raciocinio está correto?

    Abraços,

    Nanda.

    • Mulher Esperta disse em 12/10/2010 às 21:49:

      Muito obrigada Fernanda! Fico feliz que você goste do blog, e é muito bom receber reconhecimento, tem tanta gente que trata mal achando que eu tenho obrigação de responder no dia, enviar dieta personalizada, cada coisa que se eu contar você não acredita!
      Bom, vamos ao seu vermelho, as tintas de farmácia não vão proporcionar esse efeito que você deseja, e misturar o vermelho com o loiro como você sugeriu vai resultar em um acobreado horroroso distante do que você deseja… o meu conselho é que vocÊ faça uma decapagem leve só onde tem tinta, esqueça as raízes. Trate o cabelo por uma semana e só então comece a pintar com uma tinta “Fantasia” são chamadas tintas fantasias as cores tipo punk color e as mais ousadas. Indico como boas marcas que já usei a Special Effects e a Jeans Collor. Na paleta da Special acho que as cores que podem lhe satisfazer são a Cherry Bomb a Devilish e a Blood Red, e na Jeans Color da Alfa Parf a Deep Red pode dar o tom desejado.
      Mas fernanda, pelo amor de dadá! faça a decapagem e a primeira tintura com a tinta fantasia no salão, e de preferência um salão autorizado pelas marcas. Depois você pode retocar normalmente a raíz lembrando que cores fantasia precisam de descoloração prévia para pegar no cabelo.
      Para seu vermelho desbotar menos use shampoo para cabelos tingidos mas o condicionador deve ser para cabelos quimicamente tratados ou descoloridos, esses condicionadores fecham as cutículas com maior eficácia e protegem por mais tempo das agreções do ambiente.
      Boa Sorte!

  62. Renata disse em 07/10/2010 às 12:48:

    Oie…eu usava a tintura natucor nos cabelos, preto suave, agora estou tentando clarear, ja fiz varios processos de luzes e de tintura e so a raiz clarea, as pontas o maximo que chega é um tom acobreado horrível. Além de notar essa dificuldade no clareamento dos fios, notei uma queda muito grande também nos cabelos, agora ele esta bem fino. Você sabe me dizer se Isso se deve ao uso da tintura natucor.??? Ate os cabelereiros que eu fui, que foi mais de um, disse que meu cabelo esta extremanmente dificil de clarear. O curioso no entanto é que antes de usar a natucor , eu era loira e nesse processo de clareamento não tive tantas dificuldades quanto as que estou tendo dessa vez. Ja cortei metade do cabelo tentando ver se ajuda, mas foi em vão. Tem algo que você possa me indicar para ajudar. Meu cabelo esta um loiro claro na raiz e acobreado nas pontas.

    Agradeço a atenção.
    Beijos

    • Mulher Esperta disse em 12/10/2010 às 11:26:

      Renata, sua observação está completamente certa, essas tintas que são livres de amônia e oxigenada são dificílimas de tirar do cabelo, só com a tesoura mesmo. Eu passei por isso e é pessimo, só aconseglo o uso de tinturas como hena, natucor e bigen para pessoas que não pretendem mudar a cor dos cabelos.
      E infelizmente a única solução é a tesoura mesmo.

  63. Ainoã Lins disse em 01/11/2010 às 19:13:

    Olá!!! adorei o blog, parabéns!!
    mas eu queria entender a diferença entre o 8.34 e o 8.43 por exemplo, se ambos tem reflexos acobreados e dourados… tem diferença na ordem dos numeros após o ponto?

    • Mulher Esperta disse em 06/11/2010 às 10:35:

      Isso Ainoã, o que muda é a “prioridade” uma tintura vai mostrar mais o reflexo que vier primeiro na sequência de números.
      Boa Sorte!

  64. Eloiza disse em 09/11/2010 às 00:01:

    Estou maravilhada com MULHER ESPERTA. Hum! nem tudo estar perdido… tem jeito para tudo. As dicas são D+.
    Grata
    bjus

  65. Ruth disse em 09/11/2010 às 08:16:

    Olá! Adorei as suas dicas! Estou precisando de uma ajudinha… Era loira (não natural). Tinha mechas nos cabelos. Resolvi passar casting acajú no meu cabelo. Odiei o resultado e quero voltar a fazer mechas e ficar loira novamente. Posso fazer isso (claro com a ajuda de um profissional)?

    • Mulher Esperta disse em 01/12/2010 às 18:42:

      Ruth, poder até pode mas vai levar tempo, dedicação e muito dinheiro, para tirar coloração acobreada/avermelhada do loiro é um trabalhão. E já te conto que não vai ser na primeira visita ao salão que você vai conseguir, mas com paciência você consegue.
      Boa Sorte.

  66. Elisa Pereira disse em 19/11/2010 às 19:00:

    Olá, fiquei muito feliz de haver encontrado esse blog, já estava ficando desesperada, vc esta de parabens. Meu problema é que tenho o cabelo parecendo um arco-iris. Tenho uns 6 cm de raiz na cor natural ( un 6), e o resto do cabelo esta muito dourado devido a muitas luzes que ja fiz e tb com algumas luzes bem clarinhas. Estou achando ele horrivel. Gostaria que ele ficasse todo de uma cor, um loiro discreto, entre um 7 ou 8 mel. O que você me aconselha? Que numero devo comprar para chegar ao que quero? Agradeço infinitamente a sua ajuda. Um abraço

  67. luci alves de medeiros disse em 22/11/2010 às 21:51:

    Amei as dicas! para mim foi de total esclarecimento em relaçao ao cabelos brancos.
    Parabéns pelo site!!

  68. clarice disse em 23/11/2010 às 10:43:

    Oi!
    Primeiro quero dizer que, gosto muito do teu blog, com muitos assuntos esclarecedores e interessantes.

    Meu cabelo, a cor natural é castanho médio, mas já faz tempo que não tenho mais essa cor, pois já fiz luzes, mexas,etc.. a tualmente a cor que está é meio para ruivo com dourado, e não estou gostando, gostaria de mudar para uma cor mais natural mas não o castanho, pensei em passar um louro 6.0 com água oxigenada 10vol. para tirar essa mistura de cor que está.
    O que você acha? ou seria necessário junto com essa cor usar também um cinza?

    Então é isso, desde já agradeço a sua atenção
    beijinhos

    • Mulher Esperta disse em 01/12/2010 às 18:38:

      Clarice, acredito que seria melhor passar um tom acinzentado mesmo e tenha o cuidado de aplicar antes nas partes do cabelo e por último na raiz, para evitar o efeito artificial.
      Você pode colocar algumas gotinhas de violeta genciana no seu condicionador antes de fazer a tintura durante algumas semanas, ela ajuda a neutralizar o tom de cobre e alaranjado.
      Boa Sorte!

  69. Monica Santos disse em 30/12/2010 às 12:22:

    Parabéns pelo blog.

  70. ALINE disse em 25/01/2011 às 22:48:

    Gostei muito desse blog !!!!!!!!!!!!! PARABÉNS

  71. Dayane Santos disse em 06/11/2012 às 01:40:

    agora entendi direitinho e anotei tudo amei as dicas agora vou saber pintar

  72. Jaqueline Ventura Guimaraes disse em 11/11/2012 às 01:56:

    Valeu a dica!

  73. Michele de Souza disse em 12/02/2013 às 01:23:

    eu estou numa dúvida tremenda , olhem na foto a cor do meu cabelo, quero vermelho fechado mas que as pessoas vejam que está vermelho , ele só aprece vermelho no sol eu gosto do vermelho granado intenso da softcolor mas eu acho que desbota rápido alguém pode me ajudar.

  74. Clarinda Elizandra Marques disse em 19/03/2013 às 16:45:

    RESPONDENDO PARA ISABELLA…SE SEUS FIOS FICARAM AMARELADOS PEDE PARA SUA CABELEIREIRA FAZER UMA MATIZAÇÃO COM A COLORAÇÃO 9.2….TIRA O AMARELO E SEUS CABELOS FICAM LINDOS.

  75. Dani Santtos disse em 24/03/2013 às 01:08:

    Quero deixar meu cabelo super preto sem reflexos no sol qual a melhor numeração pra chega a esse tom, e qual melhor tinta?obgda ;)

  76. Maria Alice Mathias disse em 13/04/2013 às 23:43:

    Gostei muito das explicações, como tenho muitos cabelos branco, e faço luzes sempre retoco a raiz com 6.0, porem vou tentar seguir sua dica, 8.0+8.4, sem medo de ser feliz, muito obrigada.

  77. Emília Silva disse em 27/03/2013 às 19:38:

    Dani, para deixar os seus cabelos bem pretos, sem reflexo, o ideal é usar a tintura nº 1 da marca de sua preferência.