Unhas Encravadas – Dicas para evitar e tratar

Quando uma unha encrava além da dor que ela proporciona ela abre uma porta para infecções que podem ser graves dependendo do seu estado de saúde. Por isso é importante evitar que elas encravem e se encravarem devemos dar o tratamento devido.
Normalmente as causas das unhas encravadas são o uso contínuo de sapato apertado e o mau hábito de cortar as unhas até muito rente a pele e não lixa-las, mas o formato da unha da pessoa pode influenciar também.
O correto quando uma unha encrava é procurar um profissional que vá desencrava-la, não se deve cutucar ou tentar cortar a unha sozinho, você pode se ferir e causar mais problemas.Unhas

Para evitar as unhas encravadas:

  • Não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre
  • Corte as unhas com formato quadrado e finalize com lixa
  • Não corte os cantinhos das unhas ou arredonde-os
  • Não retire as cutículas, elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos
  • Não use calçados apertados ou de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos longos de uso
  • Se notar qualquer alteração na cor ou textura da unha procure um podólogo

Tratando unhas encravadas:
Depois de procurar um profissional que retire a espícula da unha encravada você deve tomar uma série de cuidados para que a unha sare sem infeccionar.

  1. Não molhe o curativo feito pelo podólogo e limpe os pés com um algodão embebido em álcool.
  2. Se não existe curativo, você pode limpar a unha com água oxigenada e usar uma pomada cicatrizante.
  3. Não abafe a unha ou use calçados fechados até a unha sarar.
  4. Lixe a superfície da unha com o lado fino da lixa para que ela fique enfraquecida e não volte a encravar.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

50 Comentários em “Unhas Encravadas – Dicas para evitar e tratar

  1. Joyce Francielle Albuquerque Sousa disse em 03/02/2009 às 14:08:

    minha unha está podre não sei mais o que faço,estou desesperada me ajudem tem muito pûs,o que faço?tenho 22anos e moro num clima úmido da região norte em belém!e pior são os dois dedões dos pés…

    • Mulher Esperta disse em 08/02/2009 às 11:44:

      Joyce, procure um podólogo imediatamente! E agora, no momento que receber essa resposta limpe os dedões com água oxigenada e aplique um antiséptico.
      Limpe todos os sapatos que você usou nos últimos tempos com uma solução de ácido bórico (vendido em farmácias) seus sapatos podem estar contaminados com bactérias ou algum outro microorganismo.
      Use apenas um chinelo até que o podólogo decida qual o melhor tratamento. Se for muito grave é possível que você tenha que fazer tratamento com antibióticos.
      Boa sorte.

  2. miche disse em 09/02/2009 às 09:32:

    Caraca!!!!
    Corre se não o dedão do seu pé vai cair

  3. jader disse em 24/03/2009 às 17:03:

    nossa muito obrigado pelas respostas minha unha tava encravada arranquei a meatade e tava penssando em usar um tenis mai sgraças a vcs vo adiar isso ate semana que vem vlw.

  4. LILIANE RAMOS disse em 15/04/2009 às 14:11:

    também estou lascada… bato em qualquer um que tentar chegar perto, está inflamado. gostaria de saber se existe anestesia para mexer nisso ou é a sangue frio mesmo… se for… vou ter que amputar o dedo rsrsrs!

  5. jacilene disse em 17/06/2009 às 00:10:

    ola´tenho uma dica para todas a mulheres que querem unhas lindas e grandes como eu .so´vc pinga pingos de velas todos os dias que elas vam crecer fortes.e lindas acredite eu faço.

  6. marisa maria disse em 26/06/2009 às 11:38:

    adorei este site sobre unhas. fale mais sempre e bom saber. marisa

  7. rafael disse em 03/08/2009 às 09:18:

    estou com minha unha encravada em minha cidade nao sei se tem o tratamento o que faco me ajude por favor espero respostas obrigado.

  8. Cristiane Clement disse em 21/09/2009 às 08:00:

    Bom dia!
    Tenho um problema em uma unha encravada no pé direito.
    tratei ela com um podologo mais de um ano , porém, a unha inflamação ia e voltava novamente. resolvi fazer uma cantoplastia e tive ótimos resultados. Sé que agoar comecei a ir na podologa de novo para cuidados gerais dos meus pés e por incrivel que pareça após ela mexer no meu pé ele inflamou novamente. o que faço?? Uma nova cantoplastia??
    Procuro um podologo novo??

    Um abraço,
    Cristiane Clement

    • Mulher Esperta disse em 06/10/2009 às 19:53:

      Cristiane, mude de podólogo já! Seu dedo não pode sair do consultório pior do que entrou ora! E se tiver de fazer outra cantoplastia cobre o prejuíso do infeliz que errou e estragou sua unha.
      Boa Sorte!

  9. Pedro disse em 30/09/2009 às 18:19:

    Eu tenho 11 anos.. qnd tive uma unha encravada sofri mt..
    até que minha mae me levou ao podologo aqui da minha cidade, e ele arrancou eu nao doeu nadinha !
    possou um tempo… e eu to preocupado com minha unha ! eu acho que ela encravo denovo !
    mais meu pai fala que não.

  10. márcia elias disse em 04/10/2009 às 18:42:

    sofri 2 anos com uma unha do dedao direito encravada, fui ao médico arranquei, e agora ta encravando dinovo, to ficando quase louca,doi muito além de ser horrivel e desconfortável…ninguem merece…

  11. Pedro disse em 08/10/2009 às 20:29:

    Quee sorte !!!
    esta confirmado que minha unha nao esta encravada de novo
    UFA ! que aliviooo !

  12. eder chagas disse em 02/11/2009 às 20:57:

    poxa tenho unha encravada ha mais de dois anos e não consigo resolver essa danada.Faz um bom tempo que não uso mais sapatos isso é muito ruim,pois dependo deles para trabalhar e agora o que faço se ja passei por varios especialistas e só fica bom durante15 dias?

  13. Evandro Oliveira disse em 16/11/2009 às 09:23:

    Tenho unha encravada, jã fiz cantoplastia 4 vezes e nunca foi resolvido acho que vou partir para a quinta operação não aguento mais…

  14. Mulher Esperta disse em 16/11/2009 às 09:59:

    Ana Paula, o podólogo não indicou nenhuma pomada? Eu só posso aconselhar que você procure um dermatologista, ele poderá te medicar e indicar uma pomada que melhore o aspecto da “carne esponjosa”.
    Boa Sorte!

  15. Gisele Pereira dos Santos disse em 06/12/2009 às 19:36:

    Oque eu faço a minha unha está muito feia cheia de pus e minando sangue;doi demais a noite eu não guento de tanta dor que é fica latejando parece que o dedão vai cair!Me ajuda já não sei mas oque fazer já passei tantas pomadas e não vi resultado.
    Olha essa dor é inespilcável não desejo issa dor nem pum proprio cahorro que é irasional..

    • Mulher Esperta disse em 06/12/2009 às 21:32:

      Gisele, procure um podólogo o mais rápido que puder, caso não possa pagar por um vá a um posto de saúde para que um médico indique algum remédio como enti-inflamatório ou coisa parecida.
      Não deixe a manicure tentar extrair a unha pode agravar a situação!
      Boa Sorte.

  16. adriana disse em 13/12/2009 às 04:47:

    to com as duaas unhas dos pés encravadas…ja tive, a uns 8 anos atras a unha do pe esquerdo encravada, fiz cirurgia, mas ela voltou a encravar na epoca, quando fui a um podologo, resolveu o problema…
    agora, como dito acima to com as duas unhas do dedao dos pes encravadas, estou amamentando…sera que tem alguma influencia? minha sobrinha quando estava amamentando tambem teve a unha encravada neste periodo, sera que tem a ver com a baixa resistencia?
    espero resposta.
    bjs

  17. gizely disse em 14/01/2010 às 18:35:

    Como faço pra tirar o pus da unha, não tá juntando muito , mas todo dia sai um pouquinho. Já fui ao podologo, mas como estou sem dinheiro no momento, não posso ir, já fiz um tratamento de unha encravada, e agora parece q/ vai começar tudo de novo, sei q/ num vou aguentar. Por isso por favor me ajudem, obrigado…

    • Mulher Esperta disse em 15/01/2010 às 10:33:

      Gi, tente fazer uma compressa morna com uma gaze ou algodão, isso vai estimular a ferida a purgar, soltar todo o pus, quando perceber que saiu tudo, palique um spray antiséptico e um cicatrizante.
      Boa Sorte!

  18. Lays disse em 23/01/2010 às 15:05:

    eu tenho 10 anos e meu dedo esta com uma dorzinha fraca será que ninha unha está encravada , tenho medo faz 2 anos ou mas que convivo com essa dor mas nda aconteceu!!!
    Bjs

  19. sergio disse em 05/06/2010 às 21:44:

    oi, bom dia, o meu filho ficou com os dois dedões imflamados ,operamos e esta voltando novamente, queria saber como faço para que isso não ocorra novamente? estou angustiado com essa situação alguem pode nos ajudar desde ja agradeço.

    • Mulher Esperta disse em 10/06/2010 às 15:57:

      Sérgio, o ideal é que na hora de lixar as unhas você desbaste a parte de cima da unha com a lixa na horizontal, rente a parte que costuma a “entrar” na carne, isso enfraquece os cantos das unhas fazendo com que elas percam a capacidade de penetrar a pele e encravar.
      Boa sorte!

  20. ana disse em 24/08/2010 às 19:49:

    Eu e minha unha gostamos muito das dicas!
    Muito obrigada!

  21. ivo roberto disse em 27/08/2010 às 20:51:

    Me chamo Ivo Roberto tenho 22 anos, estou em tratamento com a podóloga. É uma dor insuportável na hora que ela corta e começa a arranca-la, na hora em que ela tira o (calo)ou granoloma é a coisa mais horrível parece que esta arrancando sua alma atraves do dedo, mas depois que é arrancado vem o alivio porque a dor desaparece totalmente estou com os dois dedos encravados cada um com os dois lados é terrivél para calçar sapatos e para andar e dormir no dia de frio! Nem se fala, chegava atomar 80 gotas de dipirona para dormir mas já estou vendo resultado espero que não volte mais, continuarei fazendo o tratamento e se não melhorar eu anputo o dedo ai acaba com o sofrimento.
    Para todos que tem unha encravadas eu digo:
    Colegas é uma dor insuportavel tem hora que nós queremos arancar o dedo de tanta dor mas continue tratando não podemos desitir! Abraços para todos e boa sorte!

  22. cristiane disse em 28/08/2010 às 02:00:

    Meu dedão esta inchado e vermelho, ador é muito forte. o que faço?

    • Mulher Esperta disse em 28/08/2010 às 13:07:

      Cristiane, procure um podólogo! Se o inchaço e a dor não passam com medicamento é necessário recorrer a um profissional!
      Boa Sorte!

  23. RITA disse em 29/09/2010 às 23:09:

    Caros,

    Estava ha 2 anos com o dedão esquerdo encravado, e nos ultimos meses estava insuportável, com muito pus e secreção, nem mesmo o lençol a noite podia encostar no dedo.

    Procurei médicos (dermatologista e ortopedista) e nada, um me operou no pronto socorro, mas o problema voltou.

    Por fim, tomei por 10 dias um antibiótico e usei uma pomada (tudo por indicação de um farmaceutico mesmo – por desespero!!!) apos estes 10 dias a dor cedeu e o pus diminuiu, a ponto de ser possivel encostar no dedão.

    Nesta hora fui a uma podologa que, a sangue frio, arrancou a unha dos dois cantos encravados. A dor beira ao insuportável, mas logo em seguida vem o alívio…

    Em 3 dias estava desisnchado e sem nenhuma dor, a podologa colocou uma massa cirurgica que puxou o restante do pus.

    Agora preciso esperar a carne esponjosa sumir para a podologa colocar uma protese de silicone que não deixa encravar novamente, porque abre espaço para a nova unha.

    estou muiro confiante, ela me explicou que pode voltar a encravar antes de colocar o silicone (enquanto espero a carne esponjosa secar totalmente), mas neste caso a dor para desencravar uma pontinha é muito menor do que ja passei.

    abraços e boa sorte a todos.

  24. Jean disse em 18/10/2010 às 07:40:

    ATENÇÃO!!!

    Não vá a “podologos”.

    Por favor! Se ama a si proprio e à sua saude, não se torne paciente deste tipo de “profissional”.

    Tive unha encravada por 8 longos anos, e sempre indo na podóloga, e a mulher mexendo no machucado, trocando medicamento, sugando meu dinheiro… foi horrivel. 8 anos sem usar tenis nem calçado fechado, sem jogar futebol, sem correr. Quando fui a um “MÉDICO CIRURGIÃO ORTOPEDISTA” ele acabou com o problema no mesmo dia, de maneira indolor. Não confie em qualquer pessoa que se diga “podóloga” é melhor procurar um ortopedista, esse sim é o Doutor responsável pela saúde dos pés.

  25. Rosana disse em 08/12/2010 às 14:43:

    Olá!

    Sou manicure e tenho uma cliente que sofre muito com unha encravada, aliás, são todos os dedos do pé esquerdo, sendo que no direito são todas normais. Há uma pele muito dura que quando retirada cria uma espécie de “buraco”, porém não sangra nem fica dolorido. A dor é sentida somente durante o processo. Gostaria de dicas que me ajudasse a entender o que é essa pele dura e como devo proceder, sendo que desencravo profundamente suas unhas, de 15 em 15 dias.

    Aguardo resposta.

    Abraços.

  26. smith disse em 22/12/2010 às 22:03:

    estou com a minha unha encravada por causa do cuturno do quartel e eu numca tive problema de unha encravada só foi eu entrar no exército que isso me aconteceu

  27. Fabio disse em 30/12/2010 às 13:25:

    Eu tenho 19 anos e tenho unha encravada nos 2 dedões desde os 12 anos ja retirei a unha 3 vezes porem sempre volta a encravar qualo procedimento no meu caso?

  28. ARIAN CARLA LEITE SILVA RUBIM disse em 01/01/2011 às 09:55:

    Fiz unha há uma semana e desde esse dia meus dois dedos estão doendo, o dedão do pé esquerdo está inchado, vermelho, carne esponjosa e até sangra à vezes, já o direito está inchado, dolorido, inflamado também, mas não tem carne esponjosa. Não conheço nenhuma podóloga e também penso que deve ser muito caro, há e tenho medo dela querer arrancar minha unha. Como eu faço para tratar em casa? Um Arian.

  29. Adenir Junior disse em 17/01/2011 às 15:27:

    O meu caso e quase igual ao da pessoa de cima eu tinha unha encravada a mais de 3 anos saia pus e sangrava muito quando eu machucava então resolvemos fazer diversas cirurgias mais nenhuma funcionou então fui em uma clinica especializada nisso e fiz a cirurgia foi muito agoniante a dor era insuportavel a medica me passou o que podia fazer é o que não podia fazer seguir tudo já faz 11 dias que não saio de casa e não tomo sol comendo o que a médica aconselhou as dores passou ele não solta mais pus mais existe um dedo que continua enchado nesta semana ainda vou voltar na clinica para fazer tratamento novamente para limpar e drenar o sangue só queria fazer uma pergunta demora muito para ele desinchar ?

  30. cris disse em 01/02/2011 às 15:01:

    se vc estiver com o dedo inflamado e com pus coloque gotas de dipirona, que desinflama e puxa o pus ;acredite eu estava com a unha inflamada e coloquei de tudo so parou de doer e puxou o pus quando pinguei dipirona . abraços a todos…

  31. Le disse em 25/04/2011 às 17:36:

    Em janeiro deste ano arranquei a minha unha encravada no médico, e agora esta começando a doer de novo, e porque esta encravando de novo? O que faço?

    • Mulher Esperta disse em 06/06/2011 às 08:17:

      Le, procure um podólogo. Ele vai avaliar seu caso e sugerir o melhor tratamento, ele também deverá indicar um protetor de silicone para você proteger a unha durante um tempo evitando que ela encrave outra vez. Você pode dar uma revisada por conta própria nos seus sapatos e se desfazer dos que apertam os dedos ou raspam na parte de cima da unha. Boa sorte!

  32. João Maciel disse em 30/06/2011 às 10:38:

    Tinha uma uma encravada e super inflamada, criei coragem, fui no hospital e o médico extraiu a unha toda, já se passaram 1 semana e eu acho que ela já está um pouco sarada. Queria saber o que eu faço pra que ela não encrave de novo, e gostaria de saber se já posso usar tênis, pois não aguento mais ir pro colégio de chinelo… Obrigado desde já =D

  33. Sandra disse em 01/07/2011 às 21:35:

    Acho que vou ter que fazer uma cirurgia para remover minha unha pois esta muito escravada.

    DOI MUITO PARA TIRAR A UNHA??

    me respondam por favor!!!

    Obrigada.

  34. ivone disse em 05/07/2011 às 21:34:

    Eu estou com a unha do meu dedão do pé encravada e tinha crescido uma secreção bem no canto da unha onde encravou.
    Pinguei vários dias gotas de dipirona e colocava pedra ume em pó na água morna
    e os pés de molho até esfriar a água é ótimo.
    Outro procedimento que eu fiz também foi ótimo: compre celafexitina ou qualquer outro antibiótico forte em cápsulas, tire o pozinho de dentro das cápsulas e coloque no ferimento é ótimo tira a dor e cicatriza.

    Água morna com sal e vinagre também é bom e depois coloca o pozinho da cápsula em cima é como um pó secante.

    Com certeza funciona se fizer certinho, o importante é manter sempre limpo.

  35. SI - em 08/07/11 disse em 08/07/2011 às 15:09:

    Nunca tive problemas com unha encravada, mas agora talvez porque tenho um trabalho muito tempo em pé já a 18 anos – sou professora estou sentindo as unhas dos dedos médios encravarem e cresce uma espécie de cartilagem engrossando a unha, fazendo-a crescer para cima e inchando e doendo e as laterais perto do dedo menor ficam roxas. Gostaria de saber se existe algum tratamento para isso e como posso prevenir. Grata…..até mais.

  36. juliana disse em 20/06/2012 às 14:40:

    Ola quero saber se tem algum remedio para unha engravada estou com medo cheio de pus doi muito ta inchado,ja estou com cirurgia marcada para agosto mas tenho medo de infeccionar mo dedo se puder me ajudar.obrigada espero resposta juliana

    • Fabiana disse em 17/08/2012 às 09:17:

      Oi Juliana! Existem vários remédios para infecções, mas você tem que consultar um médico para que ele te receite o melhor para o seu caso. Boa sorte!

  37. Vitória disse em 20/10/2012 às 18:18:

    Oi minha unha eu fiz cantoplastia,é do dedão esquerdo e melhorou mais depois de 4 meses ela ficou vermelha e sai pus e doi mais ñ tem unha oq será ñ sei mais oq eu faço me respondam logo e me ajudem por favor

    • Fabiana disse em 22/10/2012 às 14:54:

      Vitória, se você está sentindo dor, seu dedo está vermelho e saindo pus, procure um médico imediatamente! Pode ser uma inflamação grave!

  38. Lucas disse em 28/01/2013 às 17:22:

    Olá,quando menor eu machuquei meu dedão esquerdo jogando bola com meus sobrinhos,minha unha cresce no lugar onde machucou,mas ela não nasce colada como as outras,apenas nasce.Eu cortei toda a parte que ela não nasce colada,levei com soro fisiológico e estou passando kuramed spray,to fazendo certo ?

    • Emília Silva disse em 28/01/2013 às 19:18:

      Lucas, é importante que você procure um especialista em unhas para que ele indique um tratamento adequado para o seu caso.

  39. HERIK disse em 30/07/2014 às 14:00:

    Para ajudar vcs eu sei… Tem pessoas que fazem cirurgia e dói muito eu fiz uma vez a não ajudou em nada … E na outra eu ia fazer outra cirú… Mas eu não fiz porque minha avó pegou sal vinagre farinha de trigo e misturou tudo e até que ficou um monte de pó,ai ela foi colocando esse pó por 30 dias… Depois de 30 dias minha unha tava novinha em folha… Façam isso … Isso funciona .

  40. Renata Rebequi Okanha disse em 15/05/2013 às 22:33:

    sofro muito com isso não sei mais o que fazer

Deixe sua opinião “Unhas Encravadas – Dicas para evitar e tratar