4 Formas de Afiar Facas em Casa

Qualquer pessoa que cozinhe sabe da importância de se ter boas facas. A qualidade das lâminas interfere muito na duração do fio, mas mesmo as melhores facas precisam ser amoladas periodicamente. Por isso, hoje vamos ensinar 4 formas de se afiar facas em casa com segurança. Sugerimos também que você leia o artigo sobre as utilidades do papel alumínio para aprender como usá-lo para amolar facas e tesouras.

1. Usando uma Pedra de Amolar

Esse é o método mais comum, mesmo não sendo o mais indicado. Como nós sabemos que você pode tentar usar as pedras de amolar em casa, resolvemos explicar como o procedimento é feito de maneira mais correta. O ideal é respeitar o ângulo do fio já existente. Geralmente, a inclinação da faca em relação à pedra deve ser entre 10º e 30º. Se você deixar a faca bem deitada (próximo aos 10º) ela ficará mais afiada mas perderá o fio rapidamente. Com a faca mais em pé, o resultado é mais duradouro, porém a lâmina não fica tão afiada.

2. Usando a Chaira

Amolar Facas

Amolar Facas com a chaira

A chaira é uma afiador de aço, semelhante a uma espada. Você provavelmente já viu essa peça sendo usada em açougues ou churrascarias. No entanto, ela não é a melhor opção quando a faca já perdeu totalmente o fio. O que ela faz é manter a faca afiada por outros métodos amolada por mais tempo. Então, se você usou a pedra de amolar e quer manter a lâmina bem afiada, o ideal é usar o afiador de aço regularmente. O processo para afiar a faca requer bastante cuidado. Ela deve ser passada pelo afiador com um ângulo de aproximadamente 20º, que de não deve ser mudado durante o procedimento. Comece a passar a lâmina pela parte mais perto do cabo a até a ponta e repita isso de 6 a 8 vezes cada vez que for amolar a faca.

3. Usando um Afiador

Existem ainda os afiadores. Eles geralmente possuem um ligar onde você coloca a lâmina e a desliza várias vezes para amolar. No mercado é possível encontrar o afiador elétrico, que exige muito pouco de quem o utiliza a apresentar resultados satisfatórios, além da segurança. Para quem não tem muita habilidade, essa é a opção mais indicada.

4. Usando uma Xícara

Na pressa, uma xícara ou caneca de cerâmica pode ser um bom afiador. Esse material é muito usado em afiadores e tem um ótimo potencial para melhorar o fio. Para usar a xícara, basta virá-la com a boca para baixo em uma superfície firme. Coloque a lâmina da faca em um ângulo de 20º com xícara e passe várias vezes de um lado e depois do outro. O ideal é não mudar o ângulo para não entortar o fio da faca nem fazer dentes. Se você tiver um afiador de aço em casa, use-o para finalizar.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “4 Formas de Afiar Facas em Casa