Como Eliminar Cheiro de Esgoto do Banheiro

Alguns banheiros têm um cheiro horroroso que sai dos ralinhos do chão ou da pia. É uma situação muito desagradável, pois não adianta lavar o banheiro. Por mais que ele esteja limpo, o mau cheiro continua incomodando.

O problema se torna maior quando se deixa a porta do banheiro aberta e o mau cheiro se espalha por toda a casa. Receber visitas se torna desagradável, com aquele cheiro horrível.

Por Que Isso Acontece?

Quando o cheiro do esgoto volta pelo ralo, é porque houve erro na instalação do sistema de esgoto do banheiro.

Muitos encanadores, por falta de experiência ou por falta de capricho mesmo, acabam fazendo a instalação da forma mais fácil e mais barata, o que gera o mau cheiro.

Esse mau cheiro se deve à falta de ventilação na rede de esgoto da residência. A ventilação pode ser feita com um cano que saia para fora e se eleve a uma altura maior que a rede de esgoto.

Outro fator que impede o mau cheiro é ter água nos ralos. E quando não há ventilação, no momento da descarga, a água dos ralos é sugada, causando o mau cheiro.

anti espuma

Anti espuma

Como Resolver o Problema?

Bom, como o problema é na construção, o ideal seria quebrar o banheiro e refazer a instalação do esgoto. Mas se isso não for possível, existem outras soluções.

Para que o ralo se mantenha sempre com água, evitando a sucção completa e assim, evitando o mau cheiro, pode-se instalar dentro dele um anti espuma. Esse material pode ser comprado em casas de construção e a instalação vem explicada na embalagem.

Se não for possível comprar o anti espuma, ou caso não encontre, mantenha os ralos tampados, até que se resolva o problema. Usar cloro, água sanitária e desinfetante também ajuda a amenizar o odor, mas não resolvem o problema.

Outros Problemas

Outro problema na instalação pode ser que não colocou o anel de vedação ao instalar o vaso sanitário, é uma borracha que fica entre a privada e o piso, impedindo que o cheiro volte. Este é um problema relativamente fácil de resolver, basta retirar o parafuso que fixa o vaso ao chão, trocar ou colocar o anel e reassentar o vaso, com rejunte.

Cheiro de esgoto saindo da pia do banheiro ou da pia da cozinha, pode ser bem simples de resolver. Às vezes é simplesmente que o sifão está esticado. O sifão que é aquele cano cheio de anéis que fica embaixo, deve ficar  em forma de um S deitado. Isso para ter local para acumular água e formar uma barreira dos gases.Você também pode usar sifões que são como um copo, pois eles são mais fáceis de limpar.

Em alguns casos o cheiro também pode ser de um entupimento, e dependendo da situação é bom chamar uma empresa desentupidora especializada. Cheque também se a caixa de gordura da cozinha não está cheia, de tempos em tempos temos que fazer uma limpeza, retirando a gordura acumulada.

Muita gente quer saber se o cheiro de esgoto faz mal para a saúde. Em alguns casos, o cheiro se for muito forte, pode sim fazer mal pois o gás pode torna-se tóxico, e o cheiro ruim causa náuseas e enjoos.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Eliminar Cheiro de Esgoto do Banheiro