Como Limpar e Tirar Manchas do Mármore

Quando eu ainda era criança, meus pais compraram uma casa em que todas as pias eram de mármore branco. Me lembro que, na época, minha mãe disse que teriam que trocar as pias, algo que eu não entendi muito bem, porque elas eram bem bonitas. Anos se passaram para que eu pudesse compreender a fala da minha mãe.

O apartamento em que moro atualmente tem mármore branco na cozinha e na pia. As manchas são tão difíceis de tirar que, havendo a possibilidade, eu também trocaria todas as pias.

Limpeza do Mármore

Pia de mármore

Pia de mármore: bonita, mas difícil de limpar

Pesquisando descobri que o mármore é uma pedra bastante porosa, o que facilita a absorção de qualquer substância que caia sobre ele. Quando a pedra é branca, as manchas aparecem ainda mais, porque se destacam da cor natural do mármore. Por isso, é importante mantê-lo sempre limpo e não deixar que líquidos como vinho, café ou gordura fiquem muito tempo sobre o mármore.

Importante: o mármore nunca deve ser limpo com produtos corrosivos como água sanitária, solvente, querosene, sapólio ou ácido muriático.

O ideal para remover a sujeira é usar sabão líquido em um pano limpo. Tenho notado aqui em casa que o sabão de coco parece deixar a superfície mais clarinha e brilhante. Depois de aplicar o sabão com uma esponja macia, esfregando suavemente, remova o produto com uma pano úmido. Para finalizar, passe um pano macio seco para dar brilho.

Como Remover Manchas da Pia?

Desde que eu me mudei uma mancha de ferrugem na pia do banheiro me deixa nervosa. A mancha parece estar lá há anos, completamente entranhada na pedra. Graças a ela, meu sonho de uma pia branquinha após um dia de faxina nunca se concretizou. Já procurei por diversas alternativas para tentar acabar com a mancha, mas preciso contar que nada funcionou realmente. Hoje vou compartilhar com você algumas dicas:

Vinagre

O vinagre diluído em um pouco de água a clarear as manchas amarelas que aparecem sobre o mármore. Em várias situações, derramei vinho ou café sobre a pia (sim, eu sou desastrada) e recorri ao vinagre para que a mancha não se tornasse permanente como no banheiro. O ideal é misturar uma porção de água para meia de vinagre e esfregar sobre o local com uma escovinha. Sempre funciona com manchas recentes e na mancha de ferrugem ajudou a clarear um pouco o tom de laranja.

Limão

O uso do limão foi a primeira dica que eu encontrei para manchas de ferrugem. A fruta, cortada ao meio, deve ser esfregada sobre a superfície manchada. Depois limpe com um paninho úmido. Como a minha mancha de ferrugem está bem incrustada na pedra, o limão não resolveu muito. O efeito ácido natural do limão ajuda na remoção do ferrugem quando ele ainda não atingiu as camadas mais profundas da pedra, então, quando a mancha surgir, limpe na mesma hora. O limão e o vinagre podem até ser combinados para potencializar a limpeza.

Sal

A sal foi uma dica da minha mãe. Segundo ela, ele ajuda a deixar a pedra mais brilhante. O ideal é jogar sal sobre a pia e espalhar com um pano ou com o lado macio da bucha. Depois de esfregar, basta enxaguar com água, tirar o excesso com um pano úmido e secar com um pano seco ou papel toalha. Esfregar o pano seco como se estivesse polindo deixa a pia mais brilhante, mas o efeito passa depois que a pia é molhada (ou seja, sempre).

E você, tem alguma dica para limpar o mármore? Compartilhe com a gente!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Limpar e Tirar Manchas do Mármore