Como Limpar o Ar Condicionado?

Com a iminente aproximação do verão (a nossa querida estação mais suada do ano!), é sempre bom poder contar com um salvador poderoso: o ar condicionado!

Ah! Nada melhor do que, naquele calor de quase 40º, poder se refrescar com um ventinho gelado… Mas de repente começam os problemas respiratórios e alérgicos! O que fazer então? Comprar um leque e uma garrafinha d’água e dar adeus ao amigo ar condicionado? Jamais! Vamos primeiro entender porque isso acontece!

Funcionamento do Ar Condicionado

Limpeza do Ar Condicionado

Limpeza do Ar Condicionado

O ar condicionado funciona como uma geladeira, retirando o ar quente (ou o calor) do ambiente, resfriando-o em seu interior através de um sistema de peças semelhantes a mangueiras, e jogando-o de volta ao ambiente, desta vez gelado. Ou seja, é sempre o mesmo ar entrando e saindo do aparelho, sem ser renovado. Por isso, poeira, ácaros, fungos e bactérias presentes no ar ficam circulando livremente, e acabam se acumulando nas janelinhas por onde o ar é expelido.

Esse processo gera também um problema que facilita a propagação de problemas respiratórios: o ressecamento do ar. “Em contato com o frio, a umidade do ar se condensa em gotinhas dentro do ar-condicionado, como acontece em uma garrafa de cerveja gelada”, diz o engenheiro Maurício Carvalho, que trabalha em uma empresa fabricante de aparelhos de ar-condicionado em São Paulo.

Para resolver esse problema, existe uma solução bem simples: limpar o ar condicionado! A manutenção mensal é suficiente para assegurar que seu ar condicionado esteja sempre limpo. E para reduzir o ressecamento do ar, você pode combinar o uso do ar condicionado ao uso de um umidificador de ar.

Fazendo a Manutenção

Siga alguns passos simples para limpar o seu ar condicionado, para que você não precise recorrer a serviços de técnicos (que costumam custar caro) e serviços de faz-tudo como o “marido de aluguel” para manter seu ar condicionado funcionando bem e sem riscos à saúde.

Primeiramente, desligue o aparelho e retire o plugue da tomada antes de iniciar a limpeza. Em seguida, remova o painel frontal e limpe-o com um pano seco e macio ou lave-o com água morna e seque bem. Se não for possível remover o painel, você pode ainda usar um aspirador de pó para realizar a limpeza.

Depois disso, remova o filtro da parte interna do ar condicionado e use o aspirador de pó para limpá-lo, ou se estiver muito sujo, lave-o com água morna e detergente neutro. Espere secar e coloque-o no lugar novamente. Pronto, você terminou de limpar o ar condicionado!

Mais uma dica: caso o seu ar condicionado comece a apresentar ruídos estranhos, falhas na climatização do ar ou aumento no consumo de energia, é sinal de que é necessária a visita de um técnico especialista para avaliar e corrigir o problema.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Limpar o Ar Condicionado?