Como Orientar a Faxineira

Para quem mora com os pais, encontrar a casa limpa, organizada parece algo natural. Mas basta casar ou ir morar sozinho que logo percebemos o quanto uma casa demanda cuidados e como ela se suja rapidamente.

O jeito é enfrentar a vassoura e o balde ou delegar esta função para outra pessoa. Para quem tem e pode pagar uma empregada doméstica diariamente, as coisas facilitam muito, pois ter uma pessoa todos os dias para cuidar da sua casa é quase garantia de ter tudo sempre limpo e organizado.

produtos de limpeza

Oriente sua diarista sobre como limpar sua casa

Mas poucas pessoas têm condições de arcar com as despesas de manter uma empregada todos os dias, pois o custo de assinar carteira fica muito caro, devido aos impostos que vão além do salário.

Então, para diminuir custos, a grande maioria das pessoas optam por contratar uma faxineira diarista. Que cobram pelo dia de trabalho. Você escolhe se ela vai uma vez na semana ou de quinze em quinze dias.

Eu fiquei um ano cuidando da minha casa sozinha, sem ajuda de nenhuma profissional, antes de chamar a primeira diarista. Com isso adquiri experiência em relação à rotina do cuidado, e principalmente sei quanto tempo demoramos para limpar a casa, quanto de material gasta e quanto isso cansa!

Tem gente que reclama dos gastos da faxineira com material de limpeza. Eu digo logo que não é possível limpar sem usar produtos, isso é óbvio.

Quais as tarefas da diarista?

Ao contratar uma faxineira diarista tenha em mente que ela cobra pelo dia e não pelo serviço. Se você deixar a pia cheia de louça suja de uma semana, ela possivelmente vai gastar boa parte do tempo lavando aquilo ali e não terá tempo para coisas mais pesadas. Portanto, se você tem uma diarista apenas uma vez por semana, é sua obrigação manter a organização da casa e a pia sempre limpa, do contrário, contrate uma doméstica para todos os dias.

Lavar e passar roupa demandam um bom tempo, se você tem interesse que sua diarista faça essas tarefas, combine com antecedência e lembre-se que um tempo grande será para isso. Se sua casa for grande, e tiver área externa, esqueça esta possibilidade e contrate uma passadeira.

Não desperdice o tempo da faxineira demandando que ela guarde as coisas que estão fora do lugar. A faxineira é importante para limpar aquelas sujeiras agarradas, que estão escondidas, como um mofo na parede, uma teia de aranha no canto do teto, lavar os vidros das janelas, aspirar o tapete.

Se você é inexperiente e nunca limpou uma casa e não sabe orientar como sua faxineira, veja abaixo algumas dicas sobre quais tarefas dar à faxineira. O ideal é que a gente tenha alguma experiência para facilitar as orientações, a não ser que você contrate uma pessoa muito boa de serviço que vai fazer tudo antes mesmo que você peça. Mas é bom dar umas orientações até mesmo para mostrar que você entende do assunto e vai saber cobrar se for preciso.

Check List da Faxina

Iniciar a limpeza pela área externa e em seguida pelos quartos, passando pelos banheiros, salas, cozinha e finalizar na área de serviço

Área Externa

Jogar água com balde depois de varrer economiza água, de preferência guarde água do último enxague da máquina para este fim.

 

Quartos

Varrer o chão, passar pano, tirar poeira, limpar o parapeito da janela. Lembrar sempre de arrastar os móveis para limpar atrás.

(arrumar a cama e trocar os lençóis dá para você fazer)

Banheiros

Lavar o piso e azulejos de dentro do boxe, os azulejos do lado de fora do boxe não precisam ser lavados toda semana, pode apenas passar um pano para tirar a poeira.

Lavar o vaso sanitário com detergente e água sanitária  (nunca use Pinho no seu banheiro, pois fica com cheiro de banheiro público).

Boxe lavar com detergente e finalizar com produto para vidro.

Espelhos

Não deve usar produtos de vidros, apenas água com álcool

Armários/MDF

Não pode ser usado nem um tipo de produto de limpeza como Multiuso, apenas pano úmido de água.

 

Vidros e Janelas

Lavar com água e detergente e dar acabamento com produto para vidros.

Limpar as partes de alumínio, com cuidado para não escorrer água parede ou para os andares de baixo.

 

Laminados

Limpar com água com detergente e dar acabamento com produto próprio para laminados, com cuidado para não passar o pano com produto nos móveis, parede e cortina para não manchar

Porcelanato

Limpar com água e detergente e finalizar com produto próprio, não passar Multiuso pois pode manchar.

Lembrar sempre de limpar os rodapés que ficam empoeirados também.

 

Sala

Aspirar cadeiras, sofá e tapetes. Tirar a poeira dos móveis e adornos.

Cozinha

Limpar  em cima da geladeira (por dentro pode ser a cada dois meses)

Limpar o interfone (com cuidado para não abrir o portão e não deixar cair água no fone)

Limpar os puxadores dos armários e as portas

Limpar os azulejos com pano e rodo, com detergente e finalizar com pano com água e álcool

Limpar o chão com água e detergente e finalizar com Multiuso (se o piso for cerâmica)

 

Área de Serviço

Organizar os produtos de limpeza

Lavar os panos de chão, os baldes e deixar tudo em ordem.

Cuidados

Cuidado ao encostar a vassoura ou rodo na parede para não marcar, optar por encostar em locais que não marcam como portas e azulejos.

Cuidado para não bater vassoura nas quinas dos armários.

Cuidado para ao limpar as janelas e o chão não sujar as cortinas.

Tirar a poeira dos móveis com pano úmido, quase seco, nos vidros finalizar com papel toalha.

Não misturar água sanitária com outros produtos de limpeza para não ter interação química


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Orientar a Faxineira