Como Passar Roupas de Couro

Lindas, quentinhas e atemporais, as jaquetas de couro são ótimas peças para o inverno. No entanto, não há nada pior para carregar na mala. Recentemente fiz uma viagem curta e resolvi levar a bela jaqueta preta comigo. Sabendo que a mala a amarrotaria, optei por carregá-la na mão, mas isso não evitou as marcas e vincos.

O pior é que mesmo depois de pendurar a jaqueta em um cabide, o amassado não desapareceu. Na hora do desespero, recorri à Dona Maria, passadeira da minha mãe e maior especialista em roupas amassadas que eu conheço. A dica dela, é claro, resolveu a questão em poucos minutos e, por isso, vou compartilhá-la com vocês.

Desamassando a Jaqueta de Couro

O couro é muito delicado e não pode receber muito calor. Então, para usar o ferro em qualquer peça feita com o material é necessário tomar muito cuidado. Vejamos o passo a passo:

  1. Coloque a peça sobre uma mesa ou tábua de passar, alisando com as mãos;
  2. Em seguida, cubra-a com um pano fino (eu usei uma fronha);
  3. Ligue o ferro na menor temperatura;
  4. De modo algum o ferro pode estar no modo “vapor”;
  5. Passe a roupa com cuidado e o mais rápido possível.

Dica Esperta

Couro Amassado

Saiba como passar peças de couro amassadas

Quando for passar, sempre verifique se a roupa não está se estragando no processo. Faça um teste rápido em cantinho da roupa. Caso o ferro esquente demais, deixe-o ligado por um ou dois minutos e só coloque sobre a peça desligado. Nunca encoste o ferro diretamente na peça de couro. E se essa técnica não funcionar, procure uma lavanderia especializada para tentar solucionar o problema. Algumas lavanderias também têm processos de recuperação e tintura de couro.

Outras Dicas para o Couro

Já que estamos falando de roupas de couro, aproveitaremos para dar outras dicas importantes para a conservação dessas peças.

Muitas pessoas têm o hábito de guardar as peças de couro em sacos plásticos durante o período de calor, já que não vão ser utilizadas. Esse é um péssimo hábito, já que as peças precisam de ar para a respiração do couro. Uma peça de couro abafada pode se estragar com a descoloração e também com o aparecimento de mofo.

Além disso, a peça não deve ser amassada ao ser guardada. Guarde-as em cabides bem largos, e deixe as peças bem esticadas e em local ventilado. E de tempos em tempos, retire as peças do guarda-roupas e deixe pegar um ar no varal, mas fora do sol.

A limpeza do couro também é outro fator que requer muito cuidado. As roupas feitas com esse material e também os materiais sintéticos que imitam o couro, não devem ser lavadas com água. O certo é passar um pano úmido, sem nenhum tipo de produto. Depois é só deixar secar em um local ventilado e fresco, mas nunca exposta ao sol.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Passar Roupas de Couro