Como Pintar Móveis de Madeira

O problema dos móveis de boa qualidade é que a gente acaba enjoando deles antes que eles acabem. Isso é bem comum com artigos de madeira, como camas, cômodas, estantes, mesas e cadeiras. Uma solução econômica para esse dilema é a pintura. Com um pouco de habilidade e paciência, é possível revitalizar os móveis antigos para que eles combinem com a sua decoração.

Experiência Pessoal

Nas minhas férias, resolvi pintar uma cômoda com mais de 60 anos, mas em ótimo estado de conservação. Para que vocês entendam a situação, eu sou uma moça bastante desastrada e nunca pintei nada nessa vida. O resultado, como vocês podem ver abaixo, não é tão ruim. Isso quer dizer que seu consegui, vocês também conseguem.

Cômoda

Antes

Cômoda

Depois*

Passo a Passo

Primeiramente, vamos listar os materiais necessários para começar o trabalho de revitalização:

  • Lixas nº 100 e nº 150;
  • Massa plástica para madeira;
  • Espátula;
  • Rolinhos (médios e pequenos);
  • Pinceis de vários tamanhos;
  • Tinta PVA branca;
  • Esmalte sintético para madeira;
  • Solvente.

Passo 1 – Lixar

Essa é a parte mais difícil, pois requer força e determinação. O objetivo é tirar o verniz da madeira e deixá-la bem lisa. Caso fique um pouco de verniz ou cera, a tinta não pegará, deixando o móvel manchado.

Passo 2 – Imperfeições

Caso o móvel tenha parte descascadas ou quebradas, você precisará tapá-los com a massa para madeira. Passe uma camada e use a espátula para acertar, deixando liso. Depois de um dia, use a lixa mais fina para tirar o relevo e igualar com a madeira.

Passo 3 – Base

A tinta PVA servirá de base para a pintura. O ideal é usar o rolinho para melhor acabamento. Use um pincel nos cantinhos, onde o rolo não alcançar a madeira. Se você observar que o móvel ficou manchado, passe outra mão da tinta.

Passo 4 – Pintura

Eu tive bastante trabalho pra encontrar as tintas necessárias para pintar a cômoda. Um dos problemas foi a falta de esmalte sintético fosco no mercado (se existe na cor azul, eu não encontrei). A solução foi misturar o esmalte brilhante com o branco fosco, para conseguir um efeito mais acetinado. A dica, caso vá misturar tintas, é preparar em grande quantidade, pois é impossível fazer a mesma cor duas vezes.

* Na foto, os puxadores das gavetas ainda não tinham sido pintados.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Como Pintar Móveis de Madeira

  1. mercia disse em 23/11/2013 às 19:34:

    Achei muito bonito, mas gostaria de aprender a pintura em vidros.

Deixe sua opinião “Como Pintar Móveis de Madeira