Como Tirar Manchas de Mofo das Roupas

Já aconteceu de você de repente perceber que a roupa está toda manchada de mofo? Pois saiba que esta é uma situação super normal. Por causa da umidade, os fungos se proliferam facilmente na roupa, principalmente se ela estiver úmida e for de material orgânico, como algodão.

Além de ficarem com pontos escuros, as roupas mofadas também ganham um cheiro bem ruim, por causa da presença dos fungos.

Isso pode acontecer quando há muita umidade no seu quarto ou dentro do guarda-roupa. Muitas vezes, acabamos retirando a roupa do varal e guardando-as levemente úmida (ou fria). O que também leva ao aparecimento das manchas.

O ideal, portanto, é buscar controlar a umidade. As roupas que ficam guardadas por mais tempo, como casacos de frio e cobertores precisam receber sol com certa frequência. Elas não devem ser armazenadas em embalagens fechadas ou plásticos, pois isso pode piorar a situação.

Todas as peças devem estar bem secas antes de serem guardadas. Se não estiver, use o ferro de passar para retirar o restante da umidade. O uso de produtos que combatem o mofo dentro dos armários é outra estratégia que costuma funcionar, desde que você tome os devidos cuidados.

Tirar Mofo

Veja como retirar o mofo das roupas

Limpando Manchas de Mofo

Se não deu para evitar o aparecimento do mofo, é hora de tentar removê-lo. Alguns produtos podem ser usados nessa missão:

Água Sanitária

A água sanitária ou cândida pode ser usada para remover o mofo. O problema é que ela também danifica a peça de roupa. Por isso, o ideal é usá-la muito ocasionalmente e somente quando não houver outro recurso. As roupas coloridas não podem ser tratadas com cândida, pois ficam manchadas. Você pode colocar a peça de molho em 1 litro de água com 1 xícara de água sanitária. A marca Ypê possui uma água sanitária com cloro ativo que é muito eficiente para tirar manchas de mofo. A dica é jogar diretamente sobre a mancha, deixar agir e depois colocar de molho.

Bórax

O borato de sódio, mais conhecido com bórax, também pode ajudar na remoção das manchas de mofo. Nesse caso, você pode comprar um sabão em barra que contenha bórax em sua composição ou adquirir o pó. A água deve ser bem quente para reagir com a substância química. Se for usar o pó, coloque a peça de molho em 1 litro de água fervente com 1/2 xícara de bórax durante 1 hora. Depois lave a roupa normalmente.

Vinagre

Para manchas pequenas, o vinagre pode ser uma boa solução (ele não costuma funcionar se as manchas forem muitas ou grandes). O ideal é usar 1 xícara de vinagre branco para cada litro de água. Coloque a roupa de molho nesta mistura por 1 ou 2 horas. Passado esse tempo, lave a peça com sabão e observe. Se a mancha não sair, experimente pingar um pouco de vinagre diretamente sobre o mofo e depois repetir o molho na água com vinagre. Se ainda assim não funcionar, é hora de partir para as outras duas dicas acima.

Dica esperta: é sempre bom passar uma escovinha sobre o mofo antes de fazer qualquer um dos procedimentos mencionados. Faça isso, no entanto, em um ambiente bem aberto para não aspirar os esporos dos fungos durante a escovação.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Tirar Manchas de Mofo das Roupas