Deixe Sua Casa Mais Sustentável

A “sustentabilidade” é a palavra de ordem da atualidade. Se não começarmos a nos preocupar com o uso dos recursos naturais existentes no planeta, é bem possível que tenhamos dificuldade no futuro. Aliás, o presente já vem se mostrando bem complicado, como podemos observar nas notícias sobre a falta de água em alguns estados do país. E o que podemos fazer em casa para contribuir? Veja as dicas.

1. Lâmpadas

O uso de lâmpadas fluorescentes compactas ou de LED é uma ótima pedida para quem deixar a casa menos prejudicial para o meio ambiente. Elas duram mais do que as lâmpadas incandescentes comuns e também consomem menos energia elétrica. Mesmo custando um pouco mais caro, valem a pena.

Sustentabilidade

Sustentabilidade

2. Geladeira

A geladeira é uma das campeãs no consumo de energia. Por isso, uma dica importante é usar o Selo Procel do Inmetro na hora de escolher qual geladeira comprar. Também devemos ficar de olho na vedação da porta. Coloque uma folha de papel na fresta e feche a porta. Se ela cair, é porque você precisa trocar a borracha.

3. Encanamentos

Temos vistos notícias bastante assustadoras sobre a falta de água. Esse problema é de responsabilidade dos estados e administradoras, mas também do cidadão, que não deve desperdiçar. Com relação ao encanamento da casa, é essencial fazer a manutenção periódica a fim de evitar vazamentos.

4. Aparelhos Eletrônicos

Você já reparou no número de aparelhos eletrônicos que temos em casa? É impressionante. Como todos eles consomem energia, precisamos tomar pequenas medidas como desligá-los da tomada quando não estão sendo utilizados e efetuar manutenções para que eles não consumam mais energia que o necessário.

5. Água da Chuva

Outra dica é usar a água da chuva. Se colocarmos baldes e bacias no quintal quando começa a chover, é possível coletar essa água para lavar o carro, a varanda e a calçada. Quem está mais preocupado com essa questão também pode mandar construir um pequeno reservatório de coleta.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Deixe Sua Casa Mais Sustentável