Como Fazer uma Lista De Compras

Morar sozinha é um grande passo, e quanto mais organizada você for melhor! Algumas tarefas, só aprendemos a fazer quando deixamos a casa dos pais. Fazer as compras da casa é um exemplo. Normalmente, esta tarefa fica para a mãe, e às vezes quem faz é o pai. Mas quando saímos de casa, seja para morar sozinha, com o marido ou com uma amiga, precisamos aprender a organizar uma casa. E fazer as compras é algo a ser incluído na rotina.

Para evitar situações difíceis como acabar o papel higiênico num domingo á noite ou a geladeira estar vazia em um feriado onde você não encontrará nem uma feirinha ou mercado aberto, é preciso organização. A primeira dica é ficar de olho no estoque e no planejamento de compras.

Lista de Compras Básica

Antes de sair de casa, é muito importante saber o que você terá que comprar no supermercado. Para isso, faça uma lista, dividindo suas necessidades em 6 categorias: USO PESSOAL, GELADEIRA, LIMPEZA, MANTIMENTOS, SACOLÃO e DIVERSOS. Depois de tudo anotado você consegue ver realmente o que precisa ser comprado.Lista de Compras

Em USO PESSOAL você vai listar:

Sabonete, Creme Dental, Absorventes, Fio Dental, Desodorante, Xampu, Condicionador, Cotonetes, Algodão, Gaze, Papel Higiênico e outros produtos que você desejar nessa categoria como pomadas, cosméticos e medicamentos.

Em DIVERSOS você vai listar:

Papel Alumínio, Filme Plástico, Saquinhos para congelar no freezer, Sacos de Lixo, Fósforo, Velas, Lâmpadas, Papel Toalha e outras coisas necessárias para o funcionamento de sua casa.

Em LIMPEZA você vai listar:

Álcool, Sabão em Pedra, Sabão em Pó, Amaciante, Alvejante, Sapólio, Detergente, Esponja para Louça e para Limpeza, Inseticidas, Limpador Multiuso, Panos de Chão e de Pó e outros produtos que desejar como lustra móveis e limpa vidros.

Em GELADEIRA você vai listar:

Iogurtes, Queijos, Carnes, Patês, Massas Frescas e o que mais você costuma comprar que precise de refrigeração.

Em MANTIMENTOS você vai listar:

Sal, Açúcar, Arroz, Feijão, Café, Chás, Fermento, Óleo, Farinhas (Rosca, Milho, Mandioca, Integral, ou a que você usar), Temperos, Ovos, Extrato de Tomate, Leite, Essências Artificiais, Macarrão, Gelatina, Compotas etc.

Em SACOLÃO você vai listar:

Vegetais Folhosos, Raízes, Frutas, Legumes, Brotos , etc. Lembre-se que esses alimentos estragam com facilidade, por isso compre a quantidade necessária apenas para uma semana. O Sacolão deve ser feito semanalmente, o ideal seria todos os dias mas quem tem tempo? Então, uma vez por semana já é adequado. Basta colocar todas as verduras e legumes lavados na gaveta destinada à elas na geladeira. Dessa forma, não estragarão.

Uma boa forma de saber de quanto em quanto tempo deve-se ir as compras é observando e anotando quanto dura cada coisa durante o período de 3 meses, assim você pode definir o que é ideal para você se é uma compra mensal envolvendo todos os 6 grupos ou se são pequenas compras semanais.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Fazer uma Lista De Compras