Quais Peças de Roupa Devem ser Lavadas a Seco?

Você tem o hábito de ler as etiquetas das roupas? A maior parte das pessoas ignora totalmente as informações contidas na etiqueta, mas elas são fundamentais para a conservação das peças. Alguns tecidos mais delicados não podem ser lavados normalmente e precisam ser lavados a seco, por exemplo.

Quando simplesmente jogamos essas roupas na máquina, elas costumam encolher, perder a cor ou se danificar. A dica, portanto, é sempre seguir as recomendações de lavagem que encontramos nas etiquetas.

Os Símbolos nas Etiquetas das Roupas

A grande confusão pode começar na interpretação dos símbolos usados nas etiquetas. Afinam, nem todo mundo sabe o que eles significam. Para entender mais, veja a imagem:

Símbolos das Etiquetas

Entenda os símbolos que encontramos nas etiquetas das roupas

Como você pode ver, existem símbolos relativos à como lavar, alvejar, secar e passar. Os círculos tratam da lavagem à seco, sendo que as letras no interior indicam o tipo de produto a ser utilizado. Quando o círculo tem um “x”, significa que você não deve lavar a peça à seco.

Pode parecer frescura, mas seguir cada uma dessas recomendações é a melhor forma de preservar as roupas por mais tempo. Esses cuidados mantêm a qualidade do tecido, ou seja, você vai ter peças novinhas mesmo depois de muitas lavagens.

Lavagem de Roupas a Seco

Na lavagem a seco, a roupa não é mergulhada na água. Para tirar manchas e promover a higienização são usados produtos químicos que penetram nas fibras do tecido sem danificá-lo, o que garante a preservação da peça. Com uso dos produtos, a peça não se deforma, não descolore e não encolhe.

Existem dois tipos principais de lavagem à seco: com hidrocarboneto ou com percloretileno. A escolha do produto vai depender do tipo de tecido e da forma de tingimento. Como vimos na imagem acima, as etiquetas das peças apontam o tipo mais adequado de produto. O círculo com a letra “P” indica que ambas as substâncias podem ser usadas. Já no símbolo com a letra “F” deve ser usado somente o hidrocarboneto.

As lavanderias contam com máquinas especiais para a lavagem a seco. Elas liberam o produto químico a baixas temperaturas juntamente com bactericidas. Depois da limpeza, as roupas são centrifugadas para que o excesso de produtos seja removido. Com esse processo, as peças não podem ficar com um cheiro muito forte.

Peças Que Devem Ser Lavadas a Seco

A melhor forma de saber quais roupas devem ser lavado a seco é observar a etiqueta. Sempre que houver o símbolo de “lavagem a seco”, o ideal é procurar uma boa lavanderia que possa fazer a limpeza com os produtos químicos adequados.

Normalmente, roupas de lã, peças de seda, roupas finas, calças sociais, ternos e vestido de festa devem ser lavados a seco. Quando a peça tiver aplicações de renda ou bordados, também vale a pena apostar na lavagem a seco para que que elas não se soltem ou estraguem.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Quais Peças de Roupa Devem ser Lavadas a Seco?