4 Estágios do Estresse

A gente usa a palavra “estresse” muito casualmente, às vezes ignorando que esta é uma doença bem séria. Há milhares de anos, quando o homem ainda não havia se fixado no território, o estresse funcionava como um sinal de alerta. O organismo dava sinais de perigo, como taquicardia e sudorese, para que pudéssemos reagir a perigos reais, como, por exemplo, um animal selvagem entrando na caverna.

Esse vestígio permanece nos dias de hoje. O que mudou foram os estímulos para que esses sinais apareçam. Em situações de grande tensão, como numa entrevista de emprego, é comum sentir os sintomas do estresse. No entanto, se esse tipo de resposta acontece com frequência, sem nenhum motivo aparente, é hora de procurar ajuda. Além dos sintomas próprios, o estrese pode alterar o funcionamento normal do organismo, levando a problemas de pressão, derrame, insônia, dores de cabeça e queda da imunidade.

Estresse

Estresse

Mulheres Com Estresse

Nós mulheres somos bastante atingidas pelos sintomas do estresse porque, de um modo geral, somos mais sobrecarregadas. Um levantamento feito pelo Programa de Avaliação de Estresse do Hospital Beneficência Portuguesa (SP) procurou saber quais são as causas do estresse no público feminino. De acordo com o resultado da pesquisa, 75,1% das mulheres alega que os incômodos são causados por excesso de trabalho, falta de feedback em várias questões do cotidiano e as relações pessoais.

Por isso, é muito importante que você observe os seguintes sinais e procure um médico caso eles apareçam:

1. Estado de Alerta

Se suas mãos e pés costumam ficar frios, você sente a boca seca, o estômago dói, os músculos parecem tensos ou tem dificuldade para dormir, o estresse está batendo à sua porta. Outros sinais importantes são diarreia passageira, sudorese, ranger os dentes ou roer as unhas.

2. Resistência

No segundo estágio, as reclamações mais comuns são: perda de memória, formigamentos na pele, elevação da pressão, redução da libido, mal estar, irritação e cansaço constante.

3. Quase exaustão

Nesse ponto, o estresse já está bem avançado e alguns órgãos começam a dar sinais de deterioração. Isso indica que o processo já é bem preocupante.

4. Exaustão

No estágio da exaustão completa, a pessoa sente: insônia, taquicardia, angústia, profunda irritação, tontura, dores de cabeça constantes, diarreias recorrentes, hipertensão e dificuldade sexual.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “4 Estágios do Estresse