Água Oxigenada Clareia os Dentes?

Os dentes amarelados incomodam muita gente. Por isso, o clareamento está entre os serviços odontológicos mais procurados. A coloração natural dos dentes varia entre as pessoas, havendo dentições bem branquinhas e outras nem tanto. Além disso, alguns fatores contribuem bastante para o amarelamento, como o tabagismo e o consumo de alimentos que podem manchas e escurecer os dentes. Dentre os principais vilões estão o café, os refrigerantes e alguns tipos de chás, mas qualquer alimentos com pigmento pode interferir na cor dos dentes.

Água oxigenada para clarear os dentes

É seguro usar água oxigenada para clarear os dentes?

Água oxigenada serve para clarear os dentes?

A solução aquosa de peróxido de hidrogênio, mais conhecida como água oxigenada, é bastante utilizada para limpeza de ferimentos e clareamento dos cabelos. Popularmente, o composto químico também tem sido usado em receitas caseiras para clarear os dentes, efeito explicado pelo potencial clareador da água oxigenada e por sua ação com desinfetante.

De fato, segundo especialistas, a água oxigenada é um dos ingredientes usados em clareamentos feitos por dentistas. Porém há uma grande diferença entre o procedimento feito pelo profissional e as receitas caseiras. Nos clareamentos odontológicos, a água oxigenada utilizada tem fórmula específica para essa função, ou seja, não oferece risco à saúde.

É perigoso usar água oxigenada em receitas caseiras?

Sim. O uso da água oxigenada vendida em farmácias é perigoso porque não existem um controle sobre as porcentagens de substâncias químicas na composição. Para começar, exitem águas oxigenadas mais e menos concentradas, como podemos notar no volume do produto. O volume se refere à concentrações médias, mas nenhum deles é indicada para clarear os dentes.

Por ter o pH mais elevado que o do interior da boca, a água oxigenada comum e pura pode trazer problemas bucais, como lesões, além de agravar a gengivite e a sensibilidade nos dentes. Outro problema é que a aplicação caseira pode clarear somente algumas partes dos dentes, deixando-os manchados. Quando isso acontece, o aspecto se torna ainda pior que o amarelamento.

Como clarear os dentes?

A melhor maneira de clarear os dentes de forma adequada é indo ao dentista. O profissional pode fazer uma análise específica da sua dentição, levando em consideração os problemas bucais apresentados e condição dos dentes de um modo geral. Com essas informações, ele conseguirá indicar o tratamento mais adequado para o clareamento.

As fitas de clareamento vendidas em farmácias são eficazes, mas também exigem o acompanhamento odontológico. Na verdade, qualquer tratamento que interfira nos dentes deve ser visto de perto por um dentista, pois a região da boca é muito sensível e há sempre o risco de problemas com a aplicação de produtos na cavidade bucal.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Água Oxigenada Clareia os Dentes?