Alho: Dicas Para Descascar e Debulhar

Como você costuma descascar e debulhar o alho em casa? Vários truques podem tornar essas tarefas cotidianas mais práticas.

Conheça algumas técnicas que funcionam tanto para facilitar a tarefa de descascar o alho, poupando tempo, quanto para evitar o cheiro forte nas mãos.

Na Panela ou no Pote de Vidro

A primeira dica para debulhar e descascar o alho ao mesmo tempo requer um pouco de “ginástica”. Você precisa colocar a cabeça de alho inteira em uma panela pequena ou em um vidro com tampa. Na panela, é necessário sacudir por 10 segundos. Já no pote de vidro, o processo leva mais ou menos 30 segundos. O truque é legal porque o alho sai separado, mas quem já testou deve ter notado que nem sempre a casca se solta totalmente, independente da técnica utilizada. No final das contas, você acaba descascando alguns dentes do modo tradicional. Por outro lado, a falta de contato com o alho quase não deixa cheiro nas mãos.

Descascando o alho no pote de vidro

Descascando o alho no pote de vidro

No Microondas

Essa dica foi uma amiga que me ensinou há algum tempo, quando eu ainda tinha microondas em casa. Para descascar e debulhar, basta colocar a cabela inteira no microondas por 20 segundos na potência alta. Depois disso, a casca se solta facilmente se você usar uma faca ou mesmo as mãos. O que eu observo nessa técnica é que o alho começa a cozinhar e pode perder um pouco do sabor. Tem também o problema de ter que descascar cada dente, mesmo que o esforço seja menor.

Na Água

Confesso que só estou colocando essa dica aqui porque sei que muita gente utiliza, mas eu já testei mais de uma vez e não gostei. O truque consiste em deixar a cabeça de alho de molho na água fria durante pelo menos uma hora e depois descascar. Logo de cara, dá pra notar que você vai precisar de tempo sobrando, né? Além do tempo, eu acho que a casca fica mole e grudenta, agarra nos dedos, nas unhas e dá trabalho do mesmo jeito. Claro que essa é só a minha impressão pessoal, mas pode ser que você ache a técnica válida.

Descascando alho na água

Descascando alho na água

Com as Mãos

Essa é outra técnica que eu acho apenas ok. Para descascar o alho, você precisa separá-los e esfregar um a um entre as palmas da mão. Descasca? Sim. E não demora, se for usar um dente de alho só. O que eu vejo como problema é que o cheiro de alho fica mais grudado na mão que de costume. No entanto, quando eu preciso de um dente de alho descascado rapidinho costumo utilizá-la.

Com a Faca

Essa é de longe a minha técnica preferida. Usando uma faca de lâmina larga, você aperta o dente de alho contra a tábua para que ele seja amassado. Depois é só puxar a casca que ela se solta facilmente. Só não é muito legal se você precisa do dente de alho inteiro por algum motivo, mas, de resto, é prático e rápido. Como a faca pode ser perigosa, é possível fazer o mesmo sistema com as “costas” de uma colher de pau. Assim você corre menos risco de se cortar.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Alho: Dicas Para Descascar e Debulhar