Benefícios da Catalonha

Na busca de uma alimentação cada vez mais saudável, muitas verduras e legumes vêm sendo estudados para que sejam descobertas mais propriedades benéficas para a saúde. É assim que muitos vegetais pouco conhecidos da população passam a fazer parte do cardápio. A catalonha ou catalonia é uma verdura que aparece entre as verduras mais nutritivas que temos. É rica em cálcio, ferro, fosforo e fibras, além das vitaminas A, C e do complexo B.

Na prática, podemos dizer que esta verdura fortalece os ossos e os dentes, e ainda fortalece o sangue e o sistema nervoso, devido à grande quantidade de cálcio e ferro presentes na planta. A visão é beneficiada pela vitamina A, que também deixa a pele mais bonita e radiante. A vitamina C evita infecções e também ajuda a fortalecer o sangue. O crescimento do corpo é beneficiado pelas vitaminas do complexo B, que também evita infecções e a queda de cabelo.

catalonha

Conheça os benefícios da catalonha

Como Preparar e Consumir

A catalonha é uma planta de cor verde bem escura e se parece um pouco com o almeirão, apesar de ter talos mais grossos e definidos. Também tem um sabor amargo, por isso deve ser bem cozida. Cozinhe em uma panela com bastante água. O amargo sairá na água, por isso escorra bem a verdura antes de acrescentar o tempero. Se preferir, pode também deixar as folhas de molho em água fria por 15 minutos, jogar a água fora e repetir o processo. O amargo sai dessa forma também, mas ferver as folhas é mais rápido, pois não tem que deixar de molho. Caso você goste do sabor amargo, diminua o tempo do molho ou da fervura. Depois de escorrer, tempere com azeite, limão e sal. O talo também pode ser consumido e, assim como as folhas, é cheio de nutrientes. A planta preparada assim, em forma de salada, fica uma delícia, e combina muito bem com tomatinho cereja.

Mas se preferir, pode refogar a verdura em azeite e alho, depois de cozinhar e escorrer a água. Coloque pouco sal, pois estas folhas tendem a ficar salgadas. Nesse caso, é importante escorrer bem a água para que não crie água no refogado. Quem gosta, pode adicionar pimenta à receita. A catalonha refogada combina muito bem com angu, especialmente nos dias frios e chuvosos.

Dica Esperta: Sempre que for refogar alguma folha, faça em bastante quantidade, pois depois de refogadas elas diminuem em volume, dando a impressão de pouca quantidade.

Como Comprar e Guardar

As folhas podem ficar na geladeira até quatro dias. Passado esse tempo, elas começam a murchar e amarelar. O período propício para plantar ou comprar a catalonha é de agosto a janeiro. Mas infelizmente, ela ainda não é encontrada em qualquer lugar, apesar do aumento de venda de verduras em grandes supermercados e sacolões.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Benefícios da Catalonha

  1. Adilson Antonio Guerretta disse em 15/08/2015 às 18:46:

    Antigamente minha Mãe comprava nas feiras uma catalonia que tinha os talos espigados e fazia uma salada deliciosamente amarga,hoje só encontro folhas,sera que tem alguem que pode me ajudar a encontrar sementes para plantar em horta caseira, a catolonia deve espigar quando se deixa ela ficar até um pouco antes de florir e começar a dar sementes.Se alguem puder ajudar para comprar sementes e conseguir mais informações aguardo correspondencia e desde já agradeço!!

Deixe sua opinião “Benefícios da Catalonha