Brownie Tradicional- Receita, origem e dicas!

O brownie, uma sobremesa típica dos Estados Unidos, se tornou  muito comum em diversos países, pelo seu sabor e facilidade de ser incrementado. É um bolo que não cresce, conhecido pelos americanos como o “bolinho americano”. É feito com muito chocolate e castanhas em sua massa, assado em um tabuleiro e cortado em pedaços.

O bolo é considerado uma sobremesa de chocolate pois ele é feito, originalmente, com apenas 5 ingredientes: chocolate, farinha, ovos e manteiga. Mas, com o tempo, foram adicionadas nozes, castanhas ou frutas secas. Como é rápido e fácil de fazer, é um ótimo presente e também é perfeito para lanches de crianças e festas de aniversário! Ademais, hoje em dia o brownie tem se tornado muito comum no comércio de doces, sendo vendido em padarias, brownerias e até por pessoas que querem uma renda extra!

A receita do brownie original é bem calória, mas se você está de dieta, não precisa sofrer, confira a nossa versão light do brownie! Mas, hoje, iremos falar sobre a receita tradicional, aquela vinda lá dos Estados Unidos. Como já falamos, ela é muito fácil de ser feita, mas preste bem atenção para que o seu brownie fique macio e delicioso!

Receita Brownie Tradicional

Ingredientes

  • 1 pacote de manteiga sem sal 100gramas
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • 1 e 1/2 xícaras de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo refinada
  • 1 xícara de nozes picadas grosseiramente

Modo de Preparo

Derreta metade da margarina e dissolva o chocolate em pó, e reserve essa mistura. Bata a manteiga restante com o açúcar, junte os ovos, a farinha as nozes e o chocolate reservado misturando delicadamente até ficar uniforme. Pronto, sua massa já está pronta!

Asse-a em um tabuleiro de 24x35cm untado e enfarinhado. Deixe a massa no fogo de 25 a 40 minutos mas fique de olho caso seu forno seja muito forte. Corte em quadradinhos e sirva quente ou frio com sorvete ou frutas picadas.

O ponto perfeito do brownie é quando ele fica com a crosta crocante e a massa bem macia, quase como um puxa-puxa. Isso porque o bolo não cresce, e o propósito é que ele fique assim, molhadinho e delicioso! A receita tradicional é bem simples, mas cabe a quem estiver fazendo incrementa-la. Por exemplo, pode-se colocar café, licor, ganache, gotas de chocolate, uísque… Assim, você terá um diferencial na sua produção.

Qual a origem do Brownie?

 

Segundo o “Larousse Gastronomique”, a primeira receita a ser registrada de brownies apareceu inicialmente no “The Boston Cooking-School Cook Book”, em 1896. Porém, o brownie era um pouco diferente, pois parecia uma espécie de biscoitos com melaço por cima. Foi apenas em 1906, no mesmo livro, que surgiu o brownie que conhecemos hoje em dia. O nome da sobremesa se refere a um tipo de duende do folclore anglo-saxão. Os brownies aos quais os saxões se referem são pequenos duendes que realizam todas as tarefas domésticas enquanto os moradores da casa dormem, em troca de comida, principalmente os doces.

Em 1907 surgiu outra receita no “Lowney’s Cook Book Illustrated”, na qual a cozinheira, Sra. Howard, acrescentou um ovo e chocolate para conseguir produzir uma sobremesa mais macia e saborosa. O nome desta receita foi “brownie de Bangor”. Bangor era um senhor da época, o que levou todos a acreditarem que sua mulher na verdade havia feito a receita para ele, e que a Sra. Howard apenas a reproduziu. Isso está registrado na “The Oxford Encyclopedia of Food and Drink in America”. 

Caso você esteja fazendo o seu brownie para a venda, como é muito comum hoje em dia, saiba que sua embalagem irá fazer toda a diferença! Utiliza papéis chamativos, bonitos, e laços. Também, estabeleça um bom preço, que não lhe dê prejuízos para que também não seja exorbitante! Faça bastante propaganda, ofereça para seus amigos e familiares, e logo seu produto já estará fazendo muito sucesso!

Gostou da nossa receita? Comente aqui!


Pesquisar
Custom Search

Deixe sua opinião “Brownie Tradicional- Receita, origem e dicas!