Churros: Receita, Bolo e Sanduíche (Ana Maria Braga)

Os churros são feitos com uma massa frita em formato cilíndrico coberta com açúcar e canela. Em outros países como na Argentina e no México, a massa é servida com chá ou café, as vezes com um pouco de doce de leite para acompanhar. O jeito brasileiro de fazer o churros é um pouco diferente, porque a massa é furada e recheada internamente.

Independente da forma, o doce é delicioso e vem ganhando fama. Hoje em dia já existem lojas especializadas em churros e até mesmo churros gourmet, feitos com diversos ingredientes especiais. Nas últimas semanas, uma bolo todo decorado com churros ganhou fama em blogs e nas redes sociais. O programa Mais Você descobriu como essa delícia foi feita.

Massa do Churros

Depois do sucesso que a foto do bolo de churros teve na internet, a equipe do mais você foi atrás do chef Bruno Veloso, responsável pela criação. Ele compartilhou a receita da massa de churros que utiliza na decoração do bolo. Na verdade, ela é um pouco diferente da tradicional porque leva ovo para ficar mais macia. O criador da receita não recheia os churros para deixar o bolo menos doce. No entanto, se você quiser usar ainda mais doce de leite, basta colocar o recheio furando o churros com um bico.

Bolo de churros

A foto famosa do bolo de churros criado por Bruno Veloso

Os ingredientes necessários para fazer a massa são:

  • 250 ml de água
  • 250 ml de leite
  • 5 g de açúcar
  • 5 g de sal
  • 200 g de manteiga
  • 280g de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • canela misturada com açúcar a gosto
  • doce de leite

Primeiramente leve a água, o leite, o açúcar, o sal e manteiga para esquentar em uma panela. Depois que os ingredientes estiverem aquecidos, coloque toda a farinha de uma vez e comece a mexer para não formar grumos. Mexa bem até que a massa esteja lisa e cozida (soltando do fundo da panela). Então desligue o fogo e espere esfriar um pouco. A seguir, junte o ovo e misture novamente para que ele seja incorporado na massa.

Use o saco de confeiteiro para fazer os churros. O ideal é fazê-los mais ou menos do mesmo tamanho, levando em consideração a altura do bolo. Depois que estiverem todos prontos, frite em óleo bem quente. Corte as pontinhas para igualar todos os churros. Então role-os no açúcar refinado misturado com canela. Reserve para decorar o bolo.

Bolo de Churros

Para fazer o bolo de churros, Bruno Veloso conta que não tem segredo. A massa é um pão de ló tradicional (ele não compartilhou a receita no programa) recheada com bastante doce de leite argentino. O grande diferencial está na montagem, para que a decoração fique bem bonita.

Se você não sabe como fazer o bolo pão de ló em casa, os ingredientes são:

  • 5 colheres (sopa) bem cheias de açúcar (150g)
  • 5 ovos
  • 5 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo com fermento (150g)

Comece batendo bem os ovos e açúcar até a massa dobrar de tamanho. Para não ficar com cheiro de ovo, peneire as gemas e, se quiser, acrescente um pouquinho de essência de baunilha. Depois que a mistura de ovos estiver bem cremosa, junte a farinha sem bater na batedeira, mexendo apenas com uma colher. Esse processo deve ser bem delicado para que a massa não perca ar. Não precisa de fermento. Leve ao forno e forma untada. Desenforme quando estiver morno.

Agora que você já aprendeu a receita do pão de ló, basta montar o bolo de churros. O primeiro passo é cortar o bolo ao meio para recheá-lo. Se não ficar alto o suficiente, use duas massas. A dica do chef Bruno Veloso é usar um bom doce de leite argentino, que tem mais consistência e sabor. A camada de recheio deve ser distribuída com um saco de confeiteiro com bico largo. Assim, o bolo terá bastante doce de leite em seu interior.

Depois aplique uma camada fina de doce de leite nas laterais do bolo e espalhe com uma espátula para igualar a forma. Use o saco de confeiteiro para fazer uma volta inteira de doce de leite em torno do bolo, servindo como cola para os churros.

Comece a colocar os churros um a uma, empurrando levemente para que fiquem unidos ao bolo. Depois que terminar a volta, finalize a pontinha de cada churro com um pouco de doce de leite e cubra a parte superior do bolo com suspiros feitos com o doce. Se for fazer um bolo de dois andares, lembre-se de que a parte de cima deve ser menor. Finalize da mesma forma. Para dar o do toque final, amarre uma fina em torno do bolo.

Para ver toda a montagem acesse: http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/bolo-de-churros/3824442/.

Sanduíche de Churros

Outra forma de comer churros, mas com o mesmo sabor

Sanduíche de Churros

E falando em churros, a Ana Maria Braga ensinou um pouco antes a fazer um sanduíche de churros. Você vai notar que a receita da massa é diferente da usada pelo chef Bruno Veloso no seu bolo já famoso, mas também leva ovos para ficar mais úmida.

Os ingredientes do sanduíche de churros são:

  • 1 xícara (chá) de água (240ml)
  • ½ xícara (chá) de manteiga com sal (100g)
  • ¼ xícara (chá) de açúcar (50g)
  • ¾ xícara (chá) de farinha de trigo (130g)
  • 3 ovos
  • Canela misturada com açúcar a gosto
  • 400g de doce de leite

Primeiro, coloque a água, a manteiga e o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Depois de quente, junte a farinha e mexa até começar a desgrudar do fundo da panela. Leve a masa fria para a batedeira e bata até esfriar, então acrescente os ovos e siga batendo até obter uma massa homogênea.

Cubra uma assadeira com papel manteiga. Coloque a massa no saco de confeiteiro e faça discos com 6 cm de diâmetro fazendo vários círculos de massa, como um caracol. Leve os discos para o freezer durante 15 minutos. Depois frite cada um deles, escorra em papel toalha e passe no açúcar com canela.

Para montar o sanduíches, coloque um disco embaixo, recheie com uma porção generosa de doce de leite e depois feche com outro disco de massa.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Churros: Receita, Bolo e Sanduíche (Ana Maria Braga)