Como fazer arroz na panela elétrica?

A versatilidade das panelas elétricas são sinônimo de praticidade para os cozinheiros de plantão. Está cada vez mais comum inserir nas cozinhas utensílios que otimizam o tempo de preparo dos alimentos e da concentração de um chefe sob o prato. Desta forma, o tempo é aproveitado em outras tarefas reduzindo o tempo de preparo de uma refeição, por exemplo.

As panelas elétricas agilizam o preparo de diversos alimentos, entre eles: o arroz. Ao usar uma panela elétrica de arroz, você não precisará se preocupar em conferir, por diversas vezes, se a água já secou, se os grãos estão grudando no fundo ou se estão queimando, como é feito quando preparamos o grão em uma panela convencional.

Outra vantagem de utilizar uma panela elétrica é que ela mantém o arroz quentinho, por muito mais tempo. Se você estiver preparando um jantar para receber alguns parentes ou amigos e, por algum motivo, eles acabam atrasando, você não vai precisar se preocupar com o arroz, porque a panela elétrica irá mantê-lo aquecido e fresquinho, por um período mais longo.

Embora os fabricantes de panelas elétricas digam que há diferenças entre uma marca e outra, algumas regras são básicas, principalmente no que diz respeito às medidas dos ingredientes. As proporções envolvidas no preparo de qualquer alimento, nesse tipo de panela, são o segredo para um resultado satisfatório ao final do preparo. Confira o passo a passo para fazer arroz na panela elétrica.

Arroz na panela elétrica

Para iniciar o preparo do arroz em uma panela elétrica, recomendamos que todos os ingredientes à serem utilizado, no preparo, fiquem separados. Essa pré seleção irá agilizar ainda mais o processo, economizando tempo.

Medidas

  • Para cada medida de arroz branco, você deve colocar uma medida e ¾ de água.
  • Para cada medida de arroz parboilizado, você deve colocar 2 medidas de água.
  • Para cada medida de arroz integral, você deve colocar 2 medidas e ¼ de água.
  • Para cada medida de arroz estilo indiano (em que o objetivo é deixá-lo mais seco), você deve colocar uma medida e ½ de água.

Dica: Na maioria dos casos, você deve utilizar água fria para o preparo do arroz em panela elétrica. Porém, vale conferir as recomendações do fabricante de sua panela, para ter certeza de que que essa é a melhor opção.

Assim que selecionado os ingredientes da sua medida é hora de acrescentar os seus temperos de sua preferência. Em seguida, é hora de ligar a panela e dar início ao cozimento do seu arroz. Cada panela possui funções específicas. Algumas possuem apenas um botão liga/desliga. Outras, possuem funções especiais para preparo de arroz branco, integral, entre outros. Inspecione sua panela e certifique-se de aprender suas configurações básicas. Feito isso, é só ligar e aguardar.

Como fazer arroz na panela elétrica

O arroz feito na panela elétrica fica soltinho e delicioso!

Dicas para um arroz de panela elétrica perfeito

Não levante a tampa no meio do cozimento para “dar uma olhadinha no arroz”. Isso não é necessário. A panela elétrica cozinha o arroz com o vapor que é formado em seu interior.  Então, ao abrir a panela, você libera o vapor e poderá comprometer o cozimento ou, no mínimo, atrasar o preparo.

Não exceda a proporção indicada para cada tipo de arroz. É necessário manter espaço suficiente para que o arroz cresça, sem risco de transbordar da panela. Sendo assim, observe atentamente as marcas deixadas pelo fabricante.

Após o cozimento, deixe a panela descansar por aproximadamente 10 minutos antes de abrir a tampa. Isso fará com que o vapor seja eliminado de maneira gradual, deixando o arroz suculento.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como fazer arroz na panela elétrica?