Como Fazer Caldo de Legumes em Casa

Algumas coisas na cozinha funcionam como truques para deixar a comida mais saborosa. Esse é o caso dos caldos, que são usados no preparo de sopas, cremes, risotos e outras receitas. Nos supermercados nós encontramos os caldos industrializados, vendidos em tabletinhos ou em pó. Eles até são saborosos, mas contêm muito sódio. Quem já usou um caldo feito em casa e o industrializado pode notar que há também uma diferença no sabor. A versão caseira e natural deixa as receitas mais perfumadas e saborosas, mesmo se o caldo for congelado. Se você nunca experimentou fazer caldo de legumes, vale a pena testar. Por isso, separamos uma receita simples e várias dicas de preparo.

Ingredientes

Caldo de legumes

Experimente como o caldo de legumes caseiro é mais saboroso

Para fazer um bom caldo de legumes você vai precisar de:

  • 2 cenouras
  • talos de salsão ou aipo
  • 1/2 alho poró
  • 2 cebolas
  • ervas (tomilho, manjericão, salsinha, cebolinha, louro fresco)
  • 2 dentes de alho
  • 3 cravos da índia
  • 2 litros de água
  • sal marinho

Modo de Preparo

Na verdade, o preparo não tem dificuldade alguma. Você só precisa lavar as verduras e legumes, juntar tudo em uma panela bem grande e levar ao fogo. O tempo de cozimento é de mais ou menos 30 minutos em fogo baixo. Depois disso, espere esfriar um pouco, escorra e reserve para utilizar em seus pratos.

Dicas Espertas

O mais importante no preparo do caldo de legumes são alguns cuidados que vão deixar o “fundo” mais saboroso. Os ingredientes vão depender muito do seu paladar e do que você tem em casa. Além da cenoura, eu costumo usar outros vegetais que eu encontro na geladeira no dia, como vagem, brócolis e outras coisas que possam acrescentar um pouco de sabor.

É fundamental que o sabor do caldo seja equilibrado. Se você coloca um monte de ervas aromáticas, uma delas pode se destacar muito e deixar o caldo com um gosto forte uma única coisa. Sálvia e manjericão são bem marcantes e devem ser usados com moderação. O ideal é pegar um raminho de 3 ou 4 ervas, amarrar tudo com um barbante e colocar na panela, sem exageros.

O alho é muito usado na nossa culinária, mas nem sempre é incluído nos caldos de legumes. Nessa receita base nós acrescentamos 2 dentes de alho que podem ou não serem usados, a seu critério. Porém, o alho não deve ser usado se você for congelar o seu caldo, pois o resfriamento pode deixar o sabor do “fundo” ácido e ruim.

Com relação ao uso, o caldo pode ser guardado em uma garrafa ou vidro tampado na geladeira por até 3 dias. Se não for usar a quantidade preparada nesse período, o ideal é congelar. A melhor maneira de fazer isso é usando forminhas de gelo. Complete a forma com o caldo coado e leve à geladeira. Depois de congelado você pode desenformar e guardar os cubinhos em potes menores.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Fazer Caldo de Legumes em Casa