Como Fazer Trufas

De uns tempos pra cá as trufas se tornaram muito famosas. Além das lojas especializadas na venda das trufas, várias pessoas passaram a fazer o chocolate em casa para ganhar algum dinheiro.

O segredo da trufa está, principalmente, na consistência do recheio, que pode ser feito com vários sabores.

Fazendo Trufas em Casa

Para ajudar nossas leitoras que estão pensando em fazer trufas para vender ou para comer em casa, conversei com uma amiga que trabalhou durante alguns anos vendendo chocolate. A especialidade dela sempre foram as trufas e os ovos de páscoa trufados, que ficavam realmente deliciosos. Com base no que ela me falou, compartilharei com vocês as dicas e a receita.

Ingredientes do Recheio

A base do recheio da trufa é chocolate (sim, chocolate recheado de chocolate) e creme de leite. Os sabores são acrescentados a essa base, conforme a preferência de cada pessoa. Os ingredientes são:

  • 1/2 quilo de chocolate
  • 200 ml de creme de leite

Em algumas receitas, costuma-se indicar também:

  • 1 colher (sopa) de margarina culinária
  • 1 colher (sopa) de mel

Esses ingredientes ajudam a dar ponto, mas sua trufa vai funcionar sem eles. Com relação ao chocolate, você deve usar uma mistura de chocolate puro e chocolate fracionado. Para o recheio ficar consistente e saboroso, a dica é usar uma proporção de 2 por 1, ou seja, 2 porções de chocolate puro para cada 1 porção de chocolate fracionado. Se quiser economizar, use meia porção de cada.

Trufas

Trufas caseiras

Ingredientes da Casquinha

A casquinha da trufa é a parte de chocolate que cobre o recheio. Para fazê-la, você também vai precisar de uma combinação de chocolate puro e chocolate fracionado. Você pode usar chocolate branco, preto, meio amargo, conforme a preferência. As quantidades são:

  • 500 g de chocolate puro
  • 500 g de chocolate fracionado

O chocolate fracionado vai servir para dar ponto no chocolate sem necessidade de choque térmico (que é um processo um pouco mais complicado). Se você morar num local muito quente ou for fazer as trufas no verão, use uma quantidade maior do fracionado.

Modo de Preparo

Comece pelo recheio, porque ele precisa endurecer e esfriar para ser usado na trufa. Para a trufa tradicional de chocolate, acrescente somente um pouco de conhaque aos ingredientes da base. Você também pode acrescentar essência de amêndoas ou nozes, por exemplo. Derreta o chocolate em banho maria. Depois acrescente o creme de leite e os demais ingredientes, mexendo bem até incorporar tudo. Desligue e espere esfriar. Então guarde em um pote com tampa na geladeira.

Para fazer a casquinha da trufa, derreta os dois tipos de chocolate em banho maria como foi feito no recheio. Depois coloque em forminhas para trufa. As melhores são as que possuem um molde superior que aperta o chocolate. Nessas, basta colocar o chocolate derretido até chegar à mara e colocar o moldo por cima. Depois leve à geladeira para esfriar. Se for usar um forminha tradicional, use um pincel para passar uma camada de chocolate. Depois que esfriar passe outra camada, sempre deixando a borda mais espessa para não quebrar.

Quando a casquinha estiver fria, acrescente o recheio com um colher, até encher. Depois cubra o recheio com uma camada de chocolate e leve para esfriar novamente. Desinforme as trufas e embale-as uma a uma em papel chumbo. Guarde na geladeira em um pote fechado, com uma etiqueta do dia de fabricação. As trufas prontas podem ser armazenadas por até 20 dias.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

2 Comentários em “Como Fazer Trufas

  1. Aldo Francisco de Lemos Brenner disse em 03/08/2015 às 19:46:

    Gostaria que me explicassem o que vem a ser “chocolate fracionado”. Nunca havia ouvido falar desse tipo de chocolate…

    • Mulher Esperta disse em 03/08/2015 às 20:08:

      Chocolate fracionado é um chocolate que pode ser considerado de qualidade inferior ao chocolate puro. Tem menos sabor por possuir adição de algum tipo de gordura vegetal.

Deixe sua opinião “Como Fazer Trufas