Como Tirar o Amargo do Almeirão

O verão está chegando e devemos começar a pensar em alimentos mais leves para nossa alimentação diária. Uma ótima opção, nem sempre apreciada, é o almeirão. Também conhecido como chicória, essa hortaliça é famosa pelo seu sabor amargo, mas guarda benefícios que vão muito além do amargor.

Almeirão

Almeirão

Benefícios do Almeirão

Em alguns lugares do Brasil, as palavras chicória e almeirão se referem à mesma planta, enquanto em outros há uma diferença entre eles. Estamos falando especificamente da hortaliça com folhas lisas em compridas, com cor verde bem forte (observe a foto). Ela é rica vitamina e A, além de conter ferro, cálcio, ácido fólico e fibras.

Por causa dessas substâncias, o consumo do almeirão estimula as funções do fígado. O amargo das folhas é o principal responsável por esse benefício, pois ajuda na desintoxicação hepática. Quem come  a hortaliça com regularidade também pode reduzir os níveis do colesterol. A dica é consumir o almeirão pelo menos uma vez por semana.

E o Gosto Amargo?

Algumas dicas podem ajudar a diminuir o gosto amargo da chicória. Veja algumas delas:

  • Cortar as folhas bem fininhas e temperar com azeite e limão ajuda a disfarçar um pouco do gosto;
  • Deixar as folhas de molho em uma mistura de água e vinagre de álcool por pelo menos uma hora também ameniza um pouco do amargor;
  • Há quem diga que cortar as folhas em tiras finas e deixar de molho na água com uma rodela de cebola por duas horas também melhora o gosto do almeirão;
  • Se você vai fazer a folha refogada, a dica é deixar as folhas na água fervente e depois trocar essa água por outra fria.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Tirar o Amargo do Almeirão