Como Usar Pasta Americana?

Quem costuma acompanhar programas de confeiteiros, como Cake Boss, já deve ter notado que 90% do trabalho depende de pasta americana. Ela é bastante usada no universo da confeitaria porque permite um acabamento bonito de forma simples, com cores e peças decorativas. O trabalho com a pasta funciona quase como uma obra de escultura e os resultados podem ser bem impressionantes.

Mas para se conseguir bolos bonitos, é preciso seguir uma série de cuidados. Pensando nisso, preparamos um breve tutorial sobre como usar a pasta americana, incluindo a receita tradicional.

Receita Tradicional de Pasta Americana

Para fazer a pasta americana em casa você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) bem cheia de glucose
  • 1 colher (sopa) de margarina culinária
  • 500 a 600 kg de açúcar impalpável
  • essência de sua preferência

    Pasta Americana

    Criativo! Cupcakes decorados com pasta americana formam um bolo

O modo de preparo exige alguns cuidados. Primeiro coloque a água em uma panela e acrescente a gelatina aos poucos, com a água ainda fria. Só depois leve a panela para aquecer em banho maria. Quando a gelatina já estiver dissolvida (você não verá mais o pó), acrescente a glucose e a margarina culinária. Misture até tudo se dissolver, mas não deixe ferver. Retire do fogo e espere essa mistura amornar.

Enquanto isso, separe 1/2 quilo do açúcar impalpável e faça um montinho com um buraco no meio. Depois despeje a parte líquida nesse buraco aos poucos e vá sovando para que a pasta chegue ao ponto. Se ficar muito mole, acrescente um pouco mais de açúcar. Se estiver duro demais, coloque mais água morna. Quando alcançar uma textura consistente e elástica, como de uma massa de modelar, junte algumas gotas d essência e, se quiser, o corante de sua preferência.

Dicas Espertas Para o Preparo:

  • Use o açúcar impalpável e não o açúcar de confeiteiro, pois isso vai interferi muito na textura da pasta americana;
  • A margarina também precisa ser culinária ou de forno e fogão, para que a massa atinja o ponto. Se não encontrar, utilize gordura hidrogenada;
  • A essência mais adequada para a pasta americana é a de amêndoas, mas você pode combinar outros sabores conforme o tipo de bolo a ser decorado;
  • Se for colorir a pasta, use corante em gel em pequenas quantidade de massa, principalmente para detalhes.

Cobertura de Bolos

A forma mais simples de usar a pasta americana é para cobrir bolos. A simples massa lisa já deixará o bolo com um aspecto profissional, como os que vemos em grandes festas. Para fazer esse tipo de cobertura, o ideal é abrir a massa assim que ela for preparada, pois pasta americana resseca muito fácil e começa a rachar.

Se estiver usando uma parte apenas, cubra o restante com plástico para evitar o ressecamento. Ao abrir, polvilhe uma bancada com amido de milho e sove um pouco a massa para que ela fique macia. Depois use um rolo e abra como uma massa normal. O ideal é que a espessura não seja menor que 5mm para que a pasta não abra sobre o bolo. Veja o vídeo para entender melhor:

Os equipamentos para tornar a massa mais lisa podem ser adquiridos em casas de confeiteiro. É bom usá-los para que a massa não fique com ondulações e marcas de dedo.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Usar Pasta Americana?