Devo Usar Sabonete Íntimo? Faz Mal?

Hoje em dia é difícil conhecer alguma mulher que não faça uso de sabonetes íntimos. Nos mercados e farmácias encontramos um número cada vez maior de marcas novas desse tipo de produto. Entretanto, será que ele são realmente eficientes? Realmente precisamos desse tipo de sabonete para manter a região íntima bem cuidada?

Hoje vamos esclarecer algumas dessas questões.

Faz Bem?

Toda mulher possui diversos tipos de microrganismo que habitam seu órgão genital. Eles formam aquilo que chamamos de flora vaginal, que tem como função principal a defesa da região. Se ocorre qualquer tipo de desequilíbrio nessa flora, podem ocorrer problemas como infecções, corrimentos e coceiras. As mulheres estão mais suscetíveis a esses problemas por causa de dois fatores: as oscilações no sistema imune durante o ciclo menstrual e a proximidade com o ânus.

Por causa disso, muitos especialistas acreditam que as mulheres precisam tomar cuidados especiais de higiene. Os sabonetes especiais para a região íntima ajudam no equilíbrio do pH, preservando a flora vaginal. Os produtos variam, mas, de um modo geral, se destinam principalmente a essa função de equilíbrio para uma melhoria nas defesas do organismo contra invasores. Problemas como irritações e infecções frequentes podem ser evitados com cuidados de higiene.

Sabonete Íntimo

Sabonete Íntimo faz bem?

Devo Usar Sabonete Íntimo?

Muitas mulheres têm dúvidas quanto ao o uso do sabonete íntima, o que é muito normal. Todos os especialistas são unânimes quando dizem que a higiene correta da parte intima feminina é o principal fator para evitar doenças. Porém, em relação ao uso de sabonetes íntimos específicos, há algumas controvérsia.

Alguns especialistas defendem que somente água é suficiente para a higiene adequada da região, enquanto outros defendem o uso do produto, pois dizem que ele ajuda a equilibrar o pH da flora vaginal e evita infecções.

Dessa forma, pode-se dizer que o uso de sabonetes íntimos não é uma obrigação, mas também não existe nenhuma proibição quanto ao seu uso, o que existe são algumas ressalvas:

  • Na hora de comprar o seu produto, verifique sempre o pH no rótulo, que deve ser entre 3,5 e 4,5;
  • Dê preferencias para sabonetes que contenham ácidos láticos, para manter a acidez necessária da flora vaginal;
  • Fique longe das formulações com benzocaína,que é um tipo de anestésico local e pode provocar alergia;
  • Não utilize seu sabonete mais que três vezes ao dia;
  • Não passe ele nas partes externas;
  • Não esfregar a região, o sabonete deve ser passado com suavidade.

Vale lembrar também que na ausência de sabonetes íntimos específicos, poderão ser usados também sabonetes neutros ou infantis. O uso de sabonetes comuns em barra deve ser evitado porque eles são muito alcalinos.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Devo Usar Sabonete Íntimo? Faz Mal?