Dicas para o Feijão

O feijão sempre foi presença garantida na mesa dos brasileiros. É o acompanhamento perfeito para o arroz, é gostoso, saudável e fácil de preparar. Infelizmente, nos últimos meses está mais difícil colocá-lo à mesa todos os dias, devido à enorme alta nos preços. Muitas pessoas até diminuíram o consumo de feijão, mas esse prato tão tradicional do nosso país não sai de vez do cardápio. E ele tem alguns segredinhos. Vamos ver?

Por exemplo, quando for cozinhar o feijão, deixe-o de molho um dia antes. No dia seguinte, cozinhe na mesma água em que ficou de molho. Vai ver como fica mais macio e cozinha mais rápido! Uma colher de óleo, 3 grãos de milho ou um pouco de bicarbonato também ajudam a cozinhar mais rápido e deixar o feijão mais macio.

Feijão azedo

Se levou o feijão ao fogo e percebeu aquele cheirinho de azedo, não jogue fora, você pode utilizar alguns truques para aproveitar esse feijão. Coloque dentro da panela algum dos seguintes objetos: uma colher de sopa comum, ou algum objeto de metal dourado, ou um galho de salsa. Deixe o feijão ferver bastante. O cheiro de azedo vai desaparecer!

Observação: Se mesmo depois desses truques o feijão continuar azedo, jogue-o fora.

Como engrossar o feijão

feijao

O feijão é um prato tradicional brasileiro

Se você não gosta de feijão ralo, acrescente um pouco de maisena com chocolate em pó (não muito doce) na sua panela. O feijão fica grossinho, além de ficar com um ótimo sabor!

Amassar alguns grãos na panela usando a própria concha, também ajuda a engrossar o caldo.

Feijão queimado

Esqueceu o feijão no fogo e queimou o fundo? Não precisa jogar tudo fora! Passe o feijão para outra panela, deixando o fundo que queimou. Acrescente mais água e coloque dentro da panela uma cebola ou uma batata inteira, com casca. Deixe ferver. O gosto e o cheiro de queimado vão embora!

Feijão salgado

Errou a mão no sal? Péssimo, não é? Mas colocando uma batata descascada ou folhas de couve no seu feijão, elas absorvem o sal que está em excesso e você pode comer seu feijão sem problemas. Deixe que ferva bastante.

Feijão cru

Evite que o feijão cru crie carunchos colocando um pedaço de pão dentro da lata. Se você tem uma grande quantidade de feijão e vai demorar para usá-lo, coloque-o em um saco plástico, feche bem e coloque na gaveta de verduras na geladeira.

Temperando o feijão

Cada pessoa tem uma preferência quando o assunto é tempero. Este varia também de acordo com a região do país. Mas quando o assunto é feijão, a maioria concorda que o melhor tempero é o alho, principalmente se for socado na hora. Deixe dourar um pouquinho antes de refogar. Para dar mais sabor, pode acrescentar um pouco de cebola e pimentão picadinhos.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

2 Comentários em “Dicas para o Feijão

  1. Kátia Quitéria da Silva disse em 11/01/2013 às 00:47:

    Olá…Boa Noite!Adorei as dicas do feijão…Adoro cozinhar e cozinho bem feijão.Por esquecimento de lua,já deixei o feijão queimar,valeu pelas dicas,e principalmente quando o feijão queimou uma vez,coloquei em outra panela sim o feijão e o fundo é claro joguei fora,porem ficou aquele cheirinho horrível de queimado,porem disponível através da dica de vocês,acrescenta cebola e batata,se por ventura ocorrer novamente.Vou usar de exemplo,dicas de vocês…Desde já..Tenham uma Boa madrugada…

  2. edite maria olieira disse em 11/01/2013 às 13:37:

    fazer um refogado leve e cozinhar um pouco de feijão com uma manga e só depois
    de desfeitos deitar o restante feijão, fica uma delícia!

Deixe sua opinião “Dicas para o Feijão