Diferença entre açúcar cristal, refinado, mascavo e demerara

Existem no mercado vários tipos de açúcar, a principal diferença entre eles é a cor. Quanto mais escuro é o açúcar, maior é seu valor nutricional, além de ser mais puro, pois a cor branca é adquirida no refinamento, onde são adicionados aditivos químicos.

Esses produtos químicos são adicionados para que o açúcar fique mais bonito, bem clarinho. Porém, seus nutrientes são perdidos. Vamos dar um exemplo: em 100 gramas de mascavo, que é bem escuro, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Depois de passar pelo processo de refinamento e ficar branquinho, que é o açúcar refinado, mais conhecido pela população, restam no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes. A perda é muito significativa!

Como é feito o açúcar

Para entender sobre cada tipo de açúcar, vamos saber primeiro como ele é produzido. Já sabemos que o açúcar é feito da cana. Essa cana é moída para a extração do seu caldo. Esse caldo é aquecido a 105ºC e filtrado para retirar as impurezas. O caldo é fervido e evaporado até que vire um xarope. O próximo passo é o cozimento, onde são formados os cristais de açúcar. Esses cristais estão escuros, então entra o processo de refinamento, onde o açúcar fica branco. O açúcar pode ser feito em forma de torrões também.

Além da cana, existe açúcar nas frutas e no milho, em forma de frutose e no leite, em forma de lactose. Na beterraba também é encontrado o açúcar. Na Europa é muito comum o uso de beterrabas para extração de açúcar, já que lá não existe cana.

Tipos de açúcar

acucar

Diferença entre o açúcar mascavo e o refinado

Agora sim vamos falar sobre os diferentes tipos de açúcar:

Açúcar de confeiteiro – seu refinamento é mais sofisticado, é peneirado para ficar bem fininho e tem adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio, para que fique soltinho. É muito usado em glacês e coberturas, por isso recebeu esse nome.

Açúcar orgânico – não tem nenhuma química em todo seu processo. É mais caro, mais escuro e mais grosso, mas adoça do mesmo jeito.

Açúcar light – tem ingredientes usados nos adoçantes, como aspartame, sacarina e ciclamato, assim é necessário menos quantidade de açúcar.

Açúcar líquido – nada mais é do que o açúcar refinado dissolvido em água. É muito usado na fabricação de balas e refrigerantes. Não é vendido em supermercados como os outros.

Açúcar refinado – é o mais comum e mais usado. É conhecido também como açúcar branco, como passa pelo processo de refinamento, não possui muitos nutrientes.

Açúcar mascavo – ele é puro, não passa por refinamento, por isso é mais escuro. O seu sabor é parecido com o da cana, o que não agrada algumas pessoas.

Açúcar cristal – contém cristais grandes e transparentes. É mais barato que os outros e tem maior rendimento.

Açúcar demerara – passa por um refinamento leve, sem adição de químicos, conservando seu valor nutricional. Tem uma cor marrom-clara. É o tipo mais caro no mercado.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

3 Comentários em “Diferença entre açúcar cristal, refinado, mascavo e demerara

  1. rosely disse em 15/09/2012 às 08:58:

    gosto muito do mascavo, mas o meu preferido é o organico tanto no preço como na qualidade. Parabens á MULHER ESPERTA

  2. Jubi disse em 15/09/2012 às 17:04:

    tenho usado o orgânico, mas o que estou precisando é de receitas de bolos que vão com medidas deste açúcar . Muito bom este post

  3. Vera Gonçalves disse em 11/04/2013 às 09:27:

    Adorei a informação, assim tenho mais conhecimento do produto q utilizo diariamente (açúcar demerara).
    Parabéns MULHER ESPERTA.

Deixe sua opinião “Diferença entre açúcar cristal, refinado, mascavo e demerara