Feijoada Vegetariana – Receita

Para os vegetarianos prepararem sua versão de feijoada sem deixar nada a desejar a tradicional!

Você vai precisar de:

  • 300g de feijão preto ou azuki
  • 200g de abóbora moranga
  • 200g de cenoura
  • 100g de tofu em cubos ou torresmo de soja fritos
  • 1 cebola
  • 30g de provolone ralado
  • Salsa e cebolinha a gosto
  • Tempero de alho e sal a gosto ou cubos de caldo tipo knorr
  • 4 folhas de louroFeijoada Vegetariana

Modo de Preparo:
Cozinhe o feijão com o louro na panela de pressão por mais ou menos 40 minutos.
Em uma panela anti aderente refogue a cebola e os legumes até que fiquem macios, junte o feijão cozido e o tofu ou torresmo, por último polvilhe o queijo a salsa e a cebolinha.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

12 Comentários em “Feijoada Vegetariana – Receita

  1. Chef disse em 03/07/2008 às 11:25:

    Olá, não é possivel existir feijoada vegetariana, feijoada, é um proto clássico que leva carne, e o nome de uma preparação clássica deve ser respeitado, não podemos mudar e manter o mesmo nome.

  2. Mulher Esperta disse em 07/07/2008 às 09:37:

    E concordo Chef, acredito que os vegetarianos deveriam batizar suas eqüivalências com outro nome, mas por enquanto é assim que eles fazem até mesmo para que as pessoas que procuram (e procuram muito) receitas sem carne possam ter uma idéia do que se trata né… Brigadeiro Vegan, Feijoada Vegetariana, Carne com Batata Vegan…

    Eu só passo as receitas ok?

  3. Manuela disse em 28/08/2008 às 14:45:

    Mas o nome do prato não é o mesmo!!!! Feijoada x Feijoada Vegetariana. Nomes diferentes, é só ler! É uma questão de hermenêutica.

  4. Manuca de Paula disse em 30/09/2008 às 22:28:

    Olha, muitos chefs por aí têm a mania engraçada de fazer “releituras e repaginações” de pratos clássicos modificando não apenas a apresentação, mas todo o conceito, o preparo, e até alguns ingredientes.

    então, com todo respeito ao comentário do Chef em cima, eu, como outra chef reafirmo:

    é Feijoada Vegetariana, sim!

    e ainda, se nós pesquisássemos a origem da feijoada, nos depararíamos com uma feijoada muito diferente da que conhecemos agora. Até mesmo o feijão era outro! :]

  5. Marinho José de FReitas disse em 22/05/2009 às 19:30:

    amigos vegetarianos,Boa Noite.
    Há pelo dois anos,quando estava passando pela Pç Ramos à noite,por volta das 22h e naquele momento um grupos de pessaoas estavam servindo feijoada vegetariana para as pessoas,e,qualquer pessoa recebiam um pratinho sem distinção…achei aquela ação o máxino.Aí também eu comi gostei muito…hummm!que sabor gostoso..e foi ali que aprendi saborear coisas vegetariana desse modo..Bom,como fiz um checape geral e pela minha surpresa,minha endócrina,cardiologista e neuro,me orientam na educação alimentar.Nos exames acusaram triglcérides altíssimos,colesterol,biabetes.Bem fui obrigado deixar de comer quelas besteiras e gostaria de receber de vcs várias receitas só de coisas vegetariana,principalmente feijoada,pois vai me ajuadr muito.
    Agradeço sua atenção e muito obrigado.

    • Mulher Esperta disse em 29/05/2009 às 10:00:

      Marinho, que bom que você está se tornando um apreciador da culinária vegetariana, nós não enviamos conteúdo personalizado ainda, mas você pode se inscrever para receber por e-mail o nosso conteúdo usando o espaço a direita no topo do blog. Aqui na categoria culinária, já temos diversas receitas vegetarianas e logo teremos mais, fique de olho!
      Obrigada pela visita!

  6. lilian disse em 23/07/2009 às 14:55:

    Não vejo problema algum em chamar de feijoada. Se chama feijoada é porque foi feito com feijão. E feijão é um vegetal. Então no caso a feijoada original deveria se chamar porcada.

  7. Marlene Luz disse em 02/08/2009 às 13:09:

    Isso mesmo! Feijoada Vegetariana, isso ja’ diz tudo, se fosse com carne seria somente Feijoada.. E nao Feijoada Carnivora. No’s que somos vegetarianos respeitamos mais os que comem carne do que eles nos respeitam. Uma pena…

  8. Angel Ribeiro disse em 17/09/2009 às 09:04:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk…
    O nome é o que menos importa. Com todo respeito, não devemos nos apossar de nenhuma “nomenclatura”. acho até que tem muita gente q implica com os vegetarianos…
    A receita da FEIJOADA VEGETARIANA é óótima! Fica excelente com cogumelos tb!!!
    parabéns e obrigada pelas receitas! Ficarei ligada nas vegans!!
    Há braços..

  9. Eliana C F erreira disse em 13/01/2011 às 13:59:

    Não importa se é feijoada ou feijoada vegetariana. O que importa mesmo é o respeito que se deve ter pelos vegetarianos. E, com todo respeito ao Chef, se vc gosta de ser respeitado por suas escolhas e gostos, os vegetarianos também. Quando as pessoas aprenderem a respeitar as diferenças e o seu próximo teremos sim um mundo melhor. bjs no coração

  10. Dhiego Barros disse em 18/01/2011 às 12:52:

    Bom dia a todos veganos e carnivoros, tenho um amigo que é vegetariano a um bom tempo e não me lembro de quando ele insiste para que eu vire tb, quanto a isto estou em duvida pois como tanto uma quanto a outra e não sei se um casamento com a cozinha vegana seria fiel e duradouro pois adoro um bom x burguer e como moro no Pará sou fascinado pelo noso prato típico a maniçoba que é uma delicia quando apreciada com arroz e farinha, aqui não temos restaurante exclusivamente vegetariano oq dificulta um bocado a vida do meu amigo pois quanado saimos para almoçar procuramos um restô que sirva ambos os gostos.

  11. Maciel Barbosa Lucks disse em 22/04/2011 às 08:01:

    Em relação ao nome: Feijoada, significa qq coisa feita com feijão. Se fosse arrozada seria qq coisa feita com arroz. Entaun tanto faz. Segue uma dica minha para a afeijoada ficar ainda melhor. Utilize proteína de soja em pedaços, e ao hidratá-la salgue. Depois retire o sal. E em seguida frite, como se fosse lombo suino, na verdade fica igualzinho. Faça o mesmo processo com o Shitake. Outra dica que aprendi depois de muitos testes. O feijão preto tem uma tendencia a ficar mais clarinho quando cozido com a proteína de soja, entaun cozinhe separado, em uma panela jogue todos os ingredintes com feijão, e em outra cozinhe só o feijão, depois de pronto misture os 2. Salsicha vegetal fica muito bom tb, pode colocar pra cozinhar junto, mas antes eu preparo uma conserva com elas com vinagre sal e pimenta, fica mais parecido com salsicha…. Espero ter contribuído!

Deixe sua opinião “Feijoada Vegetariana – Receita