Flor de Sal: Benefícios e Como Usar

Você sabia que o sal que geralmente consumimos em casa não é o mais benéfico para a saúde? Apesar de estar presente na alimentação de quase todos os brasileiros, o sal comum refinado pode ser bastante prejudicial porque passa por processos de refinamento onde são acrescentadas substâncias nocivas à saúde.

O sal marinho é uma alternativa ao consumo do sal comum, uma vez que não é refinado. Outra opção é a flor de sal, que vem se tornando popular entre os apaixonados por culinária e preocupados com a saúde.

O que é flor de sal?

Para entender o que é a flor de sal é preciso pensar sobre o seu processo de produção. Para obtenção do sal é preciso evaporar a água dos oceanos. Os cristais obtidos nesse processo dão origem ao sal marinho. Se eles forem refinados, temos então o sal que todo mundo usa em casa.

E a flor de sal? A obtenção desse tipo de sal é totalmente artesanal e diferente da do sal marinho. A água reservada nos tanques das salinas tem uma finíssima camada de cristais de sal em sua superfície. A retirada cuidadosa desses cristais origina a flor de sal, mais pura e sem nenhum contato com o fundo dos tanques.

Na produção de sal em uma salina, para cada 80 quilos de sal marinho é obtido apenas 1 quilo de flor de sal. Essa raridade explica porque o produto é mais caro, além, é claro, do processo mais complicado para obtenção. O nome vem do formato dos cristais quando vistos em um microscópio, pois se assemelham a uma flor.

Flor de Sal

Cristais de flor de sal

Benefícios Para a Saúde

O diferencial da flor do sal está justamente no processo de produção. Como ele não é lavado, os cristais conservam substâncias contidas na água do mar, como restos de plâncton e animais marítimos. Ele também não recebe aditivos químicos, pois não passa por nenhum processo de refinamento.

Por causa desse procedimento, a flor do sal é fonte de minerais importantes para a saúde, como ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre.

É preciso lembrar, no entanto, que a flor de sal contém sódio, assim como o sal comum. Assim, ele deve ser consumido com moderação para evitar problemas de saúde como a elevação da pressão e a retenção de líquidos. O sabor mais acentuado ajuda a reduzir as quantidades na hora de temperar os pratos.

Como Usar

A flor de sal é seca ao sol, o que deixa os cristais mais crocantes e sequinhos. Para preservar essas características e as propriedades que mencionamos antes, o uso da flor de sal na culinária é diferente do que estamos habituados.

Ele deve ser acrescentado aos pratos somente após a finalização, ou seja, não pode ser cozido ou assado juntamente com os alimentos. Depois que o prato estiver pronto, basta salpicar uma pequena quantidade de flor do sal sobre ele para temperar.

O sabor da flor de sal é bem mais acentuado que o sal comum. Ele funciona como um realçador natural de sabor, sem deixar os alimentos muito salgados. Por isso, a utilização deve ser sempre feita em quantidades moderadas.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Flor de Sal: Benefícios e Como Usar