Grão de Bico: Benefícios, Nutrientes e Receita

Me parece que aos poucos o grão de bico vem ganhando espaço na culinária brasileira, o que é ótimo para a nossa saúde. A leguminosa, comum na Índia e na região do Mediterrâneo, é bastante utilizada pelos árabes na forma de ensopados e outros pratos. O sabor lembra um pouco o da ervilha, apesar de ser mais suave. A textura do grão de bico é bem diferente, assim como o seu formato, que lembra um cérebro.

Nutrientes e Benefícios

Grão de Bico

Grão de Bico

Para início de conversa, o grão-de-bico é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Por causa da grande quantidade de fibras vegetais presentes na casca do grão, ele também é excelente para estimular o funcionamento do intestino e reduzir a sensação de fome.

O amido contido no grão de bico é uma fonte de energia de boa qualidade, que exige do organismo um certo esforço durante a digestão. Assim, a presença do carboidrato se torna menos prejudicial ao organismo. Por outro lado, ele é pobre em gorduras, o que pode ser bom para quem já consome vários alimentos gordurosos.

Cerca de 100g do grão contêm 6g de fibras – uma ótima quantidade. E a boa notícia é que essas fibras são, em grande parte, do tipo solúvel, que ajudam o organismo a eliminar açúcar e gordura durante o processo de digestão. Isso acontece porque a fibra se cola às moléculas dos alimentos, fazendo com que elas sejam eliminadas em vez de absorvidas.

Outro nutriente importante encontrado no grão é ácido fólico, que traz vários benefícios para a nossa saúde. Diversos estudos científicos relacionam o consumo regular da leguminosa à prevenção de doenças cardiovasculares, bem como ao combate a alguns tipos de anemia.

Xô Depressão!

O grão de bico ainda guarda mais um segredo. Ele contém grande quantidade de triptofano, uma substância utilizada pelo nosso organismo para produzir serotonina. A serotonina, como todos sabem, é responsável pela sensação de bem-estar, além de trazer satisfação e confiança. Ela ativa as regiões cerebrais que “sentem” essas emoções positivas, ajudando, assim, a combater a depressão e ansiedade. Esse é um ótimo motivo para que nós, mulheres, nos lembremos sempre de incluir um pouco de grão de bico na alimentação diária.

Receita Esperta: Homus

Homus

Homus

Um das receitas mais deliciosas para se fazer com o grão de bico é a pasta árabe conhecida como homus. Em árabe, a mistura é conhecida como hummus bi tahina, se referindo à presença do tahine – pasta feita com sementes de gergelim – na receita original. O preparo, apesar do nome complicado, é bem simples e você nem precisa usar o tahine se não encontrar. Veja os ingredientes:

  • 300 gramas de grão de bico cozido em água com sal
  • 1/2 xícara da água do cozimento dos grãos
  • 4 colheres de sopa de tahine
  • 2 dentes de alho
  • Suco de 1 limão
  • Sal e azeite a gosto

A primeira dica é deixar o grão de bico de molho antes de cozinhar. Assim o cozimento vai ser mais rápido. O tempo vai depender da sua panela de pressão, mas gira em torno de 20 minutos. Algumas pessoas retiram a casquinha do grão de bico depois de cozido, mas eu sempre faço com a casca e nunca percebi diferença alguma (e a pasta fica mais rica em fibras).

Coloque o grão de bico cozido juntamente com um pouco da água do cozimento para bater no liquidificador ou processador. Acrescentes o suco de limão, o tahine (opcional), azeite a gosto, os dentes de alho e sal (se for necessário). Bata por mais alguns segundos para que tudo fique bem misturado.

Depois que esfriar, coloque em um pote com tampa na geladeira. O homus pode ser servido como acompanhamento de outros pratos árabes, como o quibe, ou como antepasto. Se for receber pessoas em casa, coloque pão sírio no forno por alguns minutos apenas para ficar crocante e sirva junto com a pasta. A receita também vai bem com biscoitos e torradinhas.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Grão de Bico: Benefícios, Nutrientes e Receita