Leite de soja, além de um alimento muito bom para quem tem intolerância a lactose é maravilhoso para mulheres que estão entrando na menopausa. Infelizmente, ou felizmente* o custo do leite de soja industrializado é um pouco alto, então aqui vai a receita de como fazer esse alimento em casa.
*Felizmente porque em casa não se adiciona conservantes.

Você vai precisar de:
Um bom liquidificador, uma peneira, uma panela de pressão com capacidade para 5 litros, uma panela onde caibam +- 10 copos de água e que comporte a peneira escolhida apoiada em sua borda.Soja seca e Soja hidratada
Um coador de voal de +- 50 cm x 60 cm.
Ingredientes:

  • 1 copo de grãos de soja sem hidratar.
  • 3 litros d’água
  • 1/3 de colher de sopa de melaço
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de shoyu

Modo de Preparo:
Lave a soja e deixe-a hidratar de molho em 2 litros d’água de um dia para o outro.
Descarte a água que a soja não absorveu e separe a soja.Coando leite de soja em voal Se você for paciente retire as cascas da soja para o sabor ficar mais gostoso, se não sem problemas ela não fará mal algum.
Ferva 2.5 litros d’água +- 10 copos.
Coloque a soja no liquidificador e adicione um copo d’água fervendo.
Bata pulsando por 20 segundos, aumente a velocidade gradualmente.
Junte mais 3 copos d’água fervendo e bata devagarinho por 5 minutos.
Coloque o liquido na peneira forrada com o voal umidecido.
Depois que escorrer bastante, levante o voal pelas pontas, retire a peneira e juntando as pontas do voal segureo formando uma “bolinha” aperte-o para extrair todo o leite, volte as fibras para o liquidificador e repita até os 10 copos de água serem batidos e espremidos Cuidado para não queimar as mãos!
Agora coloque todo o leite extraido em uma panela em fogo médio e deixe ferver devagarinho, mexendo sempre.
Demora +- 10 minutos para ferver, quando a espuma que se forma em cima do leite sumir quase toda, apague o fogo e coloque imediatamente em um “banho maria ao contrário” ou sejleite de soja levantando fervuraa, coloque a panela em outra cheia de água gelada.
Adicione os temperos e se desejar coloque algumas gotas de essência de baunilha.

Consuma na hora ou guarde na geladeira para usar em receitas ou tomar mais tarde, mas não muito mais tarde, afinal o leite de soja caseiro deve ser consumido rapidinho já que não tem conservantes e é mais nutritivo se consumido imediatamente.
Algumas pessoas cozinham a soja antes de preparar o leite de soja, mas fazendo dessa maneira você preserva os nutrientes.