Massala, a magia das epeciarias

O segredo da cozinha indiana está na massala, uma mistura de especiarias, ervas e outros aromatizantes vegetais. Os cozinheiros que conhecem a arte das massalas transformam qualquer fruta, legume ou verdura em verdadeiros pratos fantásticos e saborosos. Até mesmo uma simples batata pode se tornar um prato incrível se for temperada com massala.

As especiarias começaram a ser usadas no Oriente, e foi por causa delas que os primeiros europeus foram para lá. Depois de levarem as especiarias para o seu continente, os europeus as trouxeram para o Ocidente. Elas começaram a ser muito usadas, não só por causa do sabor, mas pelas suas propriedades curativas.

especiarias

A massala é uma mistura de especiarias

As diversas massalas são preparadas com variedades de especiarias, cada qual tem seu sabor marcante, tem para todos os gostos. Estas especiarias podem ser usadas na sua forma integral ou moídas. Geralmente, as massalas são feitas de uma mistura entre especiarias integrais e moídas. Elas são fritas em óleo quente até dourarem e soltarem perfume. As especiarias integrais levam  de 15 segundos a 1 minuto para ficarem prontas, enquanto as moídas levam apenas alguns segundos. As especiarias em pó são usadas de forma natural às vezes, sem fritar.

Massala básica – Receita

Aqueça um pouco de óleo em fogo médio e frite 1 colher de chá de mostarda, tampe e deixe que estourem. Em seguida, acrescente 1 colher de chá de cominho moído, 1/2 colher de chá de pimenta preta moída, 1 colher de chá de coentro em pó, 1 colher de chá de curry e, por último, 2 folhas de louro. Deixe fritar por alguns segundos.

Se não gostar de pimenta, a mesma pode ser retirada da receita.

Esta receita é de uma massala básica, que serve para uma variedade de pratos, principalmente molhos e refogados de legumes.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Massala, a magia das epeciarias

  1. neusa maria romeiro almeida disse em 07/10/2012 às 20:44:

    obrigada por mandarem sempre novidades que só acrescentam o meu conhecimento abraçosneusa

Deixe sua opinião “Massala, a magia das epeciarias