Os Benefícios das Saladas: Como limpar, temperar e receitas fáceis

Para a minha sorte, fui criada em uma família onde comer salada é coisa de todos os dias. Inclusive, já matei minha mãe de vergonha várias vezes quando era pequena perguntando “cadê o verdinho?” em jantares na casa de outras pessoas. Até hoje acho estranho um prato sem pelo menos uma folhinha. Isso prova como questões alimentares estão relacionadas ao hábitos, não é mesmo? Quando nos acostumamos com um alimento, ele passa fazer parte do cotidiano, mesmo no caso das famigeradas saladas.

Por Que Devemos Comer Salada?

As saladas ganharam destaque nos estudos nutricionais depois que várias pesquisas comprovaram a importância de vegetais para a nossa saúde.

As folhagens, legumes e verduras são ricas em nutrientes essenciais que nem sempre encontramos em outros alimentos. Esses alimentos contém muitas vitaminas, sais minerais e fibras. Além disso, são fonte de substâncias antioxidantes, que atuam no organismo neutralizando a ação dos radicais livres. Assim, a combinação de vários ingredientes desse tipo faz com que as saladas sejam funcionais: ajudem a afastar doenças e melhorar o funcionamento do organismo.

Quanto mais variadas e coloridas, melhores elas são.

Vantagens da Salada

Salada faz bem para a saúde...

Salada faz bem para a saúde…

As saladas são pratos com baixo teor calórico, porque os ingredientes utilizados geralmente são bem leves. No entanto, isso muda de figura se usamos molhos, óleos em excesso, queijo ou outros ingredientes mais calóricos;

Além do baixo índice calórico, as saladas também são indicadas nas dietas porque ajudam a reduzir a fome. Experimente comer um belo prato de folhas e verduras cruas antes de almoçar. Você vai comer bem menos e se sentirá saciada por mais tempo;

Outra grande vantagem das saladas é a grande quantidade de fibras. Isso explica porque elas aumentam a sensação de saciedade, mas os benefícios não param por aí. Essas fibras melhoram o funcionamento do intestino e estimulam a presença de microrganismos do bem em nosso sistema digestivo;

As folhas, verduras e legumes são bastante ricos em água. Nem todo mundo sabe, mas boa parte da hidratação vem da alimentação e esses alimentos são fundamentais para manter o organismo funcionando normalmente;

Na hora de preparar, as saladas são muito rápidas, fáceis e práticas, principalmente se você já deixar as folhas e hortaliças higienizadas na geladeira.

Saladas Mais Saudáveis

Como comentamos no primeiro tópico ali em cima, alguns desses benefícios vão depender de como você prepara a sua salada. A escolha dos ingredientes, o uso dos temperos certos e os cuidados na hora de comprar e higienizar os ingredientes fazem toda a diferença. Veja as dicas:

Prefira os ingredientes mais frescos e daquela estação. Pouca gente sabe, mas alimentos de época têm maior concentração de nutrientes. Além disso, você vai poder aproveitar os baixos preços e variar no preparo;

Ao comprar folhas, prefira aquelas que estiverem sem manchas e inteiras. Ah, mas vale um lembrete: alimentos bonitos demais podem estar carregados de agrotóxicos. Sempre que possível, prefiro os orgânicos;

Salada com morangos

Salada com morangos

Os melhores temperos para saladas são as ervas. Limão e vinagre também são ótimas opções, porque trazem benefícios e não acrescentam calorias. Se for usar azeite, não exagere muito para não acrescentar calorias. E evite o sal;

Os delicioso molhos para saladas podem torná-las menos saudáveis, sobretudo se forem industrializados. No dia a dia, prefira só temperar com os ingredientes mencionados acima. Acrescente molho somente em ocasiões mais especiais e opte por receitas mais magrinhas, com iogurte desnatado em vez de maionese, por exemplo;

Além de verduras e legumes, que tal incrementar a salada com frutas? Essa é uma ótima forma de incluir nutrientes e aproveitar os benefícios das frutas.

Limpeza de Verduras e Legumes

Higienizar as hortaliças é fundamental para garantir que sua salada esteja realmente saudável. O primeiro passo é lavar os ingrediente em água corrente, esfregando com as mãos para tirar a sujeira que a gente pode ver.

Depois, o ideal é fazer uma mistura de água sanitária e água. A proporção é de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água. Importante: existem algumas marcas de água sanitária que podem ser usadas em alimentos. Por isso, você deve olhar o rótulo com atenção, pois o produto errado causa intoxicação.

As frutas, hortaliças e legumes devem ser deixados de molho por 15 minutos. Depois é só enxaguar e preparar para consumir.

Receitas

Agora que você já conhece os benefícios das saladas e aprendeu como limpar os ingredientes adequadamente, é hora de colocar a mão na massa (ou nas folhas). Para você aproveitar o melhor das saladas, preparamos algumas receitas bem simples e especiais!

Salada de Verão

Os ingredientes necessários são:

  • 2 xícaras (chá) de alfaces variadas picadas com as mãos
  • 1 xícara (chá) de batata baroa cozida no vapor e cortada em rodelas
  • 1 xícara (chá) de cenoura crua ralada
  • 1 cebola cortada em anéis finos
  • salsinha a gosto

E para o molho (opcional):

  • suco de 1/2 laranja
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • sal e azeite a gosto

O preparo é muito simples. Distribua os ingredientes em uma saladeira de um jeito que fique bonito e colorido. Misture bem os ingredientes do molho e sirva separado para que cada pessoa tempera na quantidade que quiser.

Salada Árabe

Se você está procurando uma receita diferente, a salada árabe é uma ótima opção. Você vai precisar de:

  • 1 pepino japonês pequeno picado
  • 1 tomate sem sementes picado
  • 6 damascos secos picados
  • suco de 1/2 limão
  • cheiro verde picado a gosto
  • hortelã picada a gosto
  • 1 punhado de nozes picadas
  • azeite
  • sal

Coloque todos os ingredientes em um travessa para salada. Misture bem, tampe com plástico filme e deixe na geladeira até a hora de servir.

Salada de Lentilha

Essa receita serve para a virada ou para qualquer época do ano. Os ingredientes necessários são:

  • 1 xícara (chá) de lentilha cozida
  • 2 tomates sem semente picados em cubos pequenos
  • 1 xícara (chá) de palmito picado
  • salsinha a o gosto
  • azeite
  • sal

Não cozinhe muito a lentilha para ela não desmanchar e escorra bem a água. Espere esfriar e coloque os grãos em um travessa. Acrescente os demais ingredientes misturando bem. Se quiser incrementar, acrescente azeitonas e passas.


Pesquisar
Custom Search

Deixe sua opinião “Os Benefícios das Saladas: Como limpar, temperar e receitas fáceis