Pamonha Doce – Receita

A Pamonha é um cozido de milho verde que pode ser doce ou salgado e normalmente feito e servido na própria palha do milho, acredita-se que os africanos trouxeram a receita da pamonha para o Brasil, assim como a da canjica e diversas outras delícias. A pamonha faz parte dos quitutes típicos dos festejos juninos, abaixo a receita da pamonha doce, para fazer a pamonha salgada basta retirar o açúcar da receita e salgar a gosto.  

Ingredientes:

  • 20 espigas de milho limpas e descascadas
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 xícaras de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de margarina
  • 1 xícara de leite (pode ser de soja)
  • Palhas de milho para embrulhar as pamonhas
  • Tiras de palha para amarrar as pamonhas

Modo de Preparo:

Rale as espigas de milho em ralador grosso, junte o sal, o açúcar, o leite e a margarina misturando até ficar uniforme. Faça saquinhos cruzando duas palhas de milho e coloque cerca de 1 xícara de chá em cada um dos saquinhos, dobre a palha e amarre bem, coloque os saquinhos bem amarrados em uma panela e cozinhe por cerca de uma hora em água fervente ou até a pamonha endurecer. Rende 12 pamonhas.

Dica Esperta: Se você não tem paciência para amarrar as graciosas pamonhas em suas embalagens tradicionais não fique tímida, coloque a massa em uma forma de vidro untada e cozinhe em banho maria até endurecer.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Pamonha Doce – Receita

  1. VIRGINIA COSTA disse em 31/05/2011 às 13:00:

    Olá Mulher Esperta, adorei essa receita da pamonha doce. Sempre quis fazer e nunca soube como se faz essa receita veio mesmo do céu muito obrigada adorei a receita vou fazê-la ainda essa semana, continuem sempre assim nota 10 beijos!

Deixe sua opinião “Pamonha Doce – Receita