Receita de Patê de Talos de Couve

As cascas e os talos dos alimentos costumam concentrar vários nutrientes. O talo da couve, por exemplo, é riquíssimo em fibras solúveis, além de vitamina C, cálcio, potássio e proteínas. A fibra melhora o trânsito intestinal, amenizando, assim, os incômodos da prisão de ventre. Ela também aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, reduz o apetite.

A vitamina C é muito conhecida por fortalecer o sistema imunológico, além de atuar como uma forte aliada das saúde das articulações evitando dores e dormências, devido a sua ação anti-inflamatória. O cálcio é uma parceiro dos ossos e é de suma importância para o fortalecimento das estruturas de sustentação do corpo.

O potássio, por sua vez contribui para o bom funcionamento do organismo ao regular índices como o de açúcar no sangue e a pressão. Além disso, ele de suma importância para prevenir a aparência de cãibras, fortalecendo a musculatura. Também atua como um parceiro no controle do estresse e da ansiedade.

Além dos diversos benefícios para a saúde, a utilização dos talos de couve é uma ótima forma de combater o desperdício na cozinha. Quando inserido em receitas transforma os nutrientes de seus ingredientes em um sabor agradável. Confira a receita:

Receita de Patê de Talo de Couve

Ingredientes:

Patê de Couve em Sanduíches

Patê de Couve em Sanduíches

  • 2 xícaras (chá) de talos de couve picados
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 200 g de ricota
  • 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 2 colheres (sopa) azeite
  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural desnatado
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: Em uma panela, refogue os talos de couve no azeite junto ao alho assado. Em seguida, acrescente o vinagre balsâmico e misture até formar uma mistura homogênea. Desligue o fogo, acrescente a ricota e o iogurte natural e misture bem. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto para temperar. Leve todos os ingredientes ao liquidificar e deixe processar até formar um creme.

Coloque em uma travessa para servir e decore como quiser. A sugestão é utilizar cheiro de verde de sua preferência.

Acompanhamentos: Além de ser delicioso, o patê de talos de couve é muito nutritivo e de baixo valor calórico. Para facilitar o consumo e torna-lo ainda mais saboroso, é interessante servi-lo com torradas integrais, pão sírio ou baguete fresquinha. Assim, é possível agregar à receita não só o sabor, mas também os nutrientes presentes na composição desses pães.

É muito importante abusar da criatividade quando o assunto é a reciclagem de alimentos. Ao reaproveitar, talos, cascas, folhas e outras partes que seriam descartadas dos alimentos é importante torná-los agradáveis não apenas ao paladar, mas também aos olhos.

Patê de Couve em Sanduíches

Na receita apresentada acima foi sugerido o consumo de patê de couve acompanhado de diversos pães. Porém, essa não é a única opção de acompanhamento dessa receita. Além de servir de tempero para saladas diversas, acompanhar petiscos e churrasco, o patê de couve também é muito utilizado na composição de sanduíches naturais, substituindo o requeijão, ou a maionese, por exemplo.

Para preparar um sanduíche saboroso e nutritivo, você pode combinar o patê à fatias de peito de peru, filé de frango ou mesmo ovos. Além de acrescentar tomate, alface e vegetais de sua preferência. O importante é usar a criatividade e ao desejo do seu paladar.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Receita de Patê de Talos de Couve