Pé de Moleque – Receita

O pé de moleque é mais um doce tradicional do brasileiro, feito a base de amendoim e rapadura. Ao contrário do que o nome sugere, ele não leva pé de criança na receita, mas então, de onde vem esse nome?

Aqui em Minas Gerais dizem que o nome da iguaria se deu por acaso, quando senhoras que faziam o doce para uma quermesse já estavam cansadas de um bando de crianças que as rondava roubando os docinhos, quando uma das senhoras viu os moleques em ação e gritou “Não rouba não, pede moleque!”, e  com o passar do tempo, o “Pede moleque” virou Pé de Moleque. Se a história é verdadeira eu não sei, mas acho uma gracinha!

Abaixo você pode ver a receita tradicional, para você experimentar fazer em casa o famoso docinho tão típico das festas juninas e dos interiores do Brasil.

Receita Tradicional de Pé de Moleque

Ingredientes

  • Pé de Moleque

    300 g de amendoim torrado e descascado

  • 1/2 xícara de chá de leite (pode ser de soja)
  • 700 g de rapadura
  • Margarina para untar

Modo de Preparo

Quebre a rapadura com um soquete em pedaços bem pequenos e coloque em uma panela junto com o leite.

Acenda o fogo para derreter a rapadura e com uma colher de pau vá misturando sempre para não grudar no fundo, até obter o ponto de bala mole.

Retire do fogo e junte o amendoim, bata com a colher de pau para quebrar os amendoins até que o doce comece a açucarar nas bordas da panela.

Coloque o doce sobre uma superfície de pedra previamente untada com a margarina e alise o doce para poder cortar as porções.

Corte as porções com uma faca untada e deixe secar até endurecer. Sirva o doce frio.

Observação: O pé de moleque é um doce bem duro, por isso não é recomendado para pessoas que tenham próteses dentárias, ou usem dentaduras ou aparelhos ortodônticos. Também não é indicado para pessoas com diabetes, por conter muito açúcar.

Benefícios do Amendoim

Aproveitando a receita, vamos falar um pouco sobre os benefícios que o amendoim pode trazer para a nossa saúde.

Ele é rico em gorduras, principalmente polinsaturadas e monoinsaturadas, que fazem bem à saúde. Os ácidos graxos monoinsaturados ajudam na redução do mau colesterol, prevenindo também as doenças coronárias. Além disso, ele fornece muita energia, já que é um alimento bastante calórico. Exatamente por isso, deve ser consumido com moderação.

Os Amendoins também são fontes de vitaminas e minerais como o Zinco, Cálcio, Magnésio, Ferro e Fósforo.

Os antioxidantes presentes nos grãos são capazes de prevenir vários tipos de câncer. E o consumo regular de amendoins pode trazer benefícios também para a memória, devido à presença de Niacina, que auxilia no desencadeamento da memória e no aumento das atividades cerebrais. Além disso, a presença de vitamina B2 diminui as chances de doenças como o mal de Alzheimer e outras que atingem o sistema nervoso central.

O consumo de amendoim também pode diminuir o estresse, por conter substâncias que trazem relaxamento. O triptofano, que é um tipo de aminoácido, desempenha um papel vital na regulação do humor.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Pé de Moleque – Receita